• Carregando...
A pré-inscrição já pode ser feita pelo site do colégio | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
A pré-inscrição já pode ser feita pelo site do colégio| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

A partir do primeiro semestre letivo de 2018, Curitiba será sede do primeiro Colégio Militar particular do Paraná. O Colégio da Vila Militar (CVM) será mantido pela Associação Vila Militar (AVM) e usará como princípio os códigos de conduta do Colégio da Polícia Militar. As pré-inscrições estão abertas desde junho tanto para filhos de associados quanto para civis. Em um mês, 648 jovens já registraram interesse.

Quer matricular seu filho? Saiba como.

O Colégio da Vila Militar ficará na Rua Almirante Gonçalves, no bairro Rebouças, na antiga sede do Colégio da Polícia Militar. Ele atenderá o Ensino Fundamental 2 (6º a 9° anos) e Ensino Médio, com base nas diretrizes curriculares da Secretaria de Estado da Educação, e terá turnos matutino e vespertino. Contudo, diante da demanda, o CVM pode abrir turmas à noite.

As matrículas e o valor das mensalidades serão divulgados em agosto. O ingresso será feito a partir de um processo seletivo, aos moldes do que o Colégio Militar de Curitiba (CMC) já faz. Os alunos poderão ser de ambos os sexos, contanto que morem em Curitiba e Região Metropolitana. Atualmente, a AVM possui 20.700 sócios e 35.088 dependentes.

Também haverá divisão entre docentes: civis e militares da reserva irão compor o quadro. De acordo com a AVM, a seleção dará prioridade a oficiais e praças da polícia e dos bombeiros, mas todos os professores serão submetidos a um processo seletivo.

O novo colégio vai funcionar onde atualmente se encontra o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Paulo Freire, que mudará de endereço a partir do próximo mês de dezembro. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seed), o CEEBJA irá para um imóvel que será locado na região.

Para alunos “com dedicação”

De acordo com o Coronel Washington Alves, presidente da associação, o colégio será voltado para “a formação mais rigorosa e para alunos com mais dedicação”. “Nós fizemos uma pesquisa entre os sócios e com a comunidade e o colégio teve 98% de aprovação. Essa ideia foi levantada em 2016 e estamos perto da conclusão”, destaca.

Como matricular

A Associação Vila Militar ainda não tem data para o início das matrículas para o novo colégio. Por enquanto, ela está fazendo apenas uma pré-inscrição para levantar informações. A partir desses dados é que a organização deve definir o número de turmas que serão disponibilizadas.

Esse cadastro inicial vai servir de base também para a realização de um processo seletivo que será aplicado aos interessados. Somente a partir disso é que as matrículas serão feitas.

As inscrições podem ser feitas pelo próprio site da instituição ou na sua sede, na Rua Santo Antônio, 100, no bairro Rebouças. Mais informações pelo telefone (41) 3075-8271.

A pesquisa envolveu 780 pessoas. Do total de entrevistados, 93,4% disseram ser favoráveis à implantação e 94% aprovaram a similaridade ao Colégio da Polícia Militar. De acordo com a instituição, 98% dos entrevistados consideraram que a educação oferecida por um colégio de orientação militar é uma boa maneira para fortalecer a formação de um filho ou neto como cidadão.

Para o Coronel Douglas Sabatini Dabul, presidente da comissão de implantação do CVM, a ideia é trabalhar “valores, cidadania, relacionamento interpessoal, gestão e trabalho”. “Vamos preparar os jovens para que aliem conteúdo aos valores que estão sendo perdidos. Nós sentimos essa preocupação entre os nossos sócios e estamos colocando de pé a ideia desde então”.

A Associação da Vila Militar foi fundada em 1963 para congregar policiais militares e bombeiros militares (ativos, inativos e pensionistas) e seus familiares.

Colégio da Vila Militar, Colégio da Polícia Militar e Colégio Militar

Embora ambos carreguem a herança militar no nome, o Colégio Militar de Curitiba e o novo Colégio da Vila Militar possuem bases diferentes. O primeiro, localizado no Tarumã, é uma escola do Sistema de Colégios Militares do Brasil e, portanto, vinculada ao Exército Brasileiro. O ingresso é realizado anualmente exclusivamente por meio de concurso público federal para o 6.º ano do Ensino Fundamental. As inscrições para o concurso iniciam-se em meados de agosto do ano anterior à matrícula.

Já o novo Colégio da Vila Militar tem suas raízes na Polícia Militar. Da mesma forma, o tradicional Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM), no bairro Portão, é gerido e mantido pela PM. A escola está com processo seletivo aberto para 2018. O ingresso ocorre no 6.º ano do Ensino Fundamental e no 1.º ano do Ensino Médio. Acesse o site da instituição para obter mais informações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]