• Carregando...
Vista do alto do Torre Panorâmica , em  Curitiba | Antônio More/Gazeta do Povo
Vista do alto do Torre Panorâmica , em Curitiba| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Que tal admirar Curitiba por um ângulo diferente? Lá de cima? Considerada uma das cidades mais bonitas do mundo, a capital paranaense pode oferecer belas visões, do alto de mirantes e torres. A Gazeta do Povo visitou cinco destes locais, que oferecem paisagens diferentes da mesma Curitiba. De quebra, o visitante pode ter acesso a atividades extras, nos parques em que estes pontos se encontram.

Faça o quiz e veja o quanto você conhece de Curitiba

Torre Panorâmica

Localizada em um dos pontos mais altos de Curitiba, a Torre Panorâmica é uma estrutura usada por empresas de telecomunicações para afixarem suas antenas. Lá no alto dos seus 109 metros de altura, o espaço disponibiliza uma deck de observação, de onde é possível ter uma visão em 360 graus. Em dias com menos nebulosidade, é possível avistar até a Serra do Mar. Inaugurado em 1991, o local também é conhecido como Torre da Telepar ou Torre das Mercês.

Localização: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 – Mercês
Horários: de terça a domingo, das 10h às 18h30
Ingressos: R$ 5/ R$ 2,50 (para crianças de 5 a 9 anos e para idosos com mais de 60 anos)
Informações: 3339-7613

Bosque Alemão

Além das edificações em estilo germânico e do caminho de João e Maria (baseado em conto dos irmãos Grimm), o Bosque Alemão dispõe de um mirante – a Torre dos Filósofos. Construída com troncos de eucalipto e com 15 metros de altura, o mirante possibilita a visão da mata e de bairros centrais, como Centro e Centro Cívico. A torre foi batizada em homenagem aos pensadores alemães Immanuel Kant, Friedrich Nietzsch e Hanna Arendt.

Localização: Rua Francisco Schaffer, s/nº - Vista Alegre
Horários: todos os dias, das 6h às 20h
Entrada gratuita
Informações: 3350-9639

Mirante do Passaúna

Construído em 1991, o mirante do Parque Passaúna tem 12 metros de altura e fica localizado em um morro, à beira da represa. A estrutura oferece uma vista de boa parte do parque, da cidade e de chaminés de antigas olarias. Além disso, o parque – que fica a 12 quilômetros do Centro de Curitiba – contra com trilhas e bosques, com direito a churrasqueiras e ancoradouros para pesca.

Localização: Eduardo Sprada, S/N divisa com Campo Largo
Horários: diariamente, das 8h às 18h
Entrada gratuita
Informações: 3285 8276

Parque Tanguá

Do alto dos 65 metros das antigas pedreiras da família Gava, fica o mirante do Parque Tanguá, um belvedere em forma de terraço elevado. De um lado, se vê o jardim em estilo francês. De outro, tem-se a visão de uma extensa área verde e de parte da cidade. Localizado no bairro Pilarzinho, o parque mantêm ainda uma trilha que dá acesso a um túnel entre a rocha.

Localização: Rua Eugênio Flor, s/nº - Pilarzinho
Horários: diariamente, das 8h às 18h
Entrada gratuita
Informações: 3352-7607

Mirante do Alto da XV

Localizada no bairro Alto da Rua XV, o mais famosa caixa d’água da Sanepar, de Curitiba, também serve de mirante, de onde se tem uma vela vista de bairro, como Centro, Água Verde, Vila Izabel, Seminário, Batel e Bigorrilho. Lá de cima, o que se observa é um “paredão” formado por prédios perfilados. Projetada para ser um dos reservatório da capital na metade do século passado, a caixa d’água tem 26 metros de altura e teve sua edificação concluída nos anos 1940.

Localização: Praça das Nações, s/nº - Alto da Rua XV
Horários: É possível agendar visitas técnicas (em especial estudantes universitários de áreas de conhecimento afins) mediante solicitação prévia por ofício
Entrada gratuita
Informações e agendamento: 3330-7005

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]