• Carregando...
Curitibanos criam app para ajudar na rotina de autistas
| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Dois curitibanos desenvolveram um aplicativo para facilitar o dia a dia de crianças e jovens com autismo. O app "Rotina Divertida" já teve 10 mil downloads e é gratuito. Ele foi criado por Marcelo Korjenioski e Altieres Herculano Bianchi de Queiroz.

A ideia de criar um aplicativo para atender aos autistas surgiu depois que o filho de Queiroz foi diagnosticado com o transtorno. “Meu filho foi identificado com autismo leve, mas começamos a fazer terapia porque havia muita dificuldade com relação à rotina, com tudo que fugia do habitual. Na clínica recomendaram uma rotina visual, com um cartaz onde colocaríamos as tarefas, pois vendo isso ficaria mais fácil para ele. Como mexíamos com tecnologia, resolvemos juntar tudo, até mesmo para facilitar não só para os pais, mas também para a criança”, explicou.

Além de organizar as tarefas diárias e fazer com que as crianças se sintam “cumprindo suas metas”, o “Rotina Divertida” também permite que os pais saibam como estão seus filhos.

Desenvolvimento do app

Queiroz e Korjenioski já trabalhavam juntos e começaram a pesquisar a melhor forma de criar o aplicativo. “O autista [precisa] seguir uma rotina todos os dias. Todo esse processo do dia faz com que a criança se sinta segura. Através do aplicativo, criando uma agenda diária, a gente coloca tudo o que ele vai ter que fazer durante o dia, ele executa a rotina e marca que concluiu as fases, por isso se sente mais à vontade”, afirmou Korjenioski.

“A criança autista se sente à vontade com equipamentos eletrônicos, pois o cérebro do autista é sempre lógico, então tudo que falamos para uma criança é sempre ao pé da letra. Através do aplicativo ou equipamento é tudo sempre bem objetivo. As pessoas precisam entender bem como funciona a cabeça do autista, porque aí sim conseguem ter um relacionamento bom”, explicou Quieroz.

Uso

Apesar de ser criado para ajudar as crianças autistas, o aplicativo serve para qualquer um que queira ajustar uma rotina diária. “Procuramos deixar mais interativo para o caso de a criança não saber ler, mas tem a facilidade de que o pai não precisa estar junto ou acompanhando tudo. Também colocamos um incentivo ao fim de cada tarefa, como um elogio, por exemplo”, disse Quieroz.

Em casa, Queiroz percebeu que não houve dificuldade no uso ao aplicativo. “Meu filho mexe bastante com tablet, então para ele foi bem tranquilo a adaptação, mas também não tem muito segredo o uso, é bem didático. Além disso, o autista também tem facilidade em aprender outras línguas, o que faz com que as crianças aprendam outros

Ele disse ter percebido em seu filho a mudança comportamental que o fez ficar mais tranquilo com mudanças. “A gente tinha muita dificuldade quando viajava, por exemplo, principalmente para ir ao banheiro. Ele segurava, não queria ir, e percebemos que com o app ajudou a manter a rotina dele, porque embora estejamos viajando, o aplicativo aponta que ele tem que cumprir o que está avisando. Mostramos para ele que ele precisava fazer uma sequência para conseguir fazer outras coisas que ele gostasse também”, comentou.

Android

Por enquanto, o “Rotina Divertida” está disponível apenas para celulares com Android, mas o plano é partir para o iOS, assim que conseguirem. “Como nós mesmos estamos financiamos tudo, ainda não conseguimos disponibilizar para iOS, mas estipulamos uma meta e acreditamos que a partir dos 10 mil downloads no Android vamos conseguir viabilizar para o outro sistema, pois tudo depende de investimento nosso mesmo”, explicou Korjenioski, reforçando que os dois usam o tempo livre para se dedicar ao aplicativo.

Para ambos, ver a repercussão que teve o aplicativo, até mesmo fora do âmbito das famílias com autistas, é a parte mais legal de todo o investimento. “É gratificante. Temos muitas pessoas que mandam mensagens, pois também tem como fazer isso pelo app, pais agradecendo que a comunicação com seus filhos melhorou. Dá na gente a sensação boa de conquista por termos cumprido o que planejamos”.

Para saber mais sobre o app acesse www.rotinadivertida.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]