• Carregando...
 | Angieli Maros/Gazeta do Povo
| Foto: Angieli Maros/Gazeta do Povo

A busca pela carteira de identidade fez muitos curitibanos madrugarem nesta quinta-feira (1.º). Já no primeiro dia do Mutirão da Cidadania de Santa Felicidade, centenas de pessoas acordaram cedo para garantir o atendimento — e nem mesmo isso foi o suficiente, já que as senhas se esgotaram em apenas duas horas.

A alta procura é reflexo dos problemas enfrentados pela população na hora de agendar o serviço pelo site do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR). A promessa é que sejam realizados 1.100 atendimentos até o próximo sábado no mutirão, sendo 400 apenas nesta quinta. A distribuição começou às 9h e, por volta das 11h30, já não havia mais senhas disponíveis.

Leia também: Supermercado de atacado e varejo faz promoção de até 40% em produtos

Assim, para não correr o risco de ficar sem o RG, muita gente foi à Rua da Cidadania de Santa Felicidade antes mesmo de o nascer do sol. É o caso de Gilmara Alves da Silva, de 43 anos, que trabalha no setor de limpeza e que chegou ao local por volta das 5h. Ela conta que está há seis meses tentando agendar com o IIPR e decidiu que madrugar seria mais eficiente do que depender da burocracia do órgão da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), que há dois anos enfrenta problemas no IIPR. “A gente entra no site cedo para pedir e senha e já não tem mais nada. É muito difícil conseguir por lá. Não tem como mesmo”, comenta.

Situação semelhante é da vendedora Flávia Dias, que trouxe o filho de 12 anos para fazer o documento. Ela tenta desde outubro fazer o agendamento online no site do Instituto de Identificação e não consegue. Para isso, teve que pedir dispensa no trabalho para ir bem cedo ao mutirão. E, se não conseguisse atendimento nesta quinta, disse iria perder mais um dia para madrugar novamente. “Se não conseguir hoje, volto amanhã de qualquer jeito e perco mais um dia de trabalho”, afirma. Ela chegou às 7h e conseguiu a senha 386.

Filas e reclamações

Por causa da longa fila em busca do RG no mutirão, não faltaram reclamações — a maioria destinada à falta de organização na distribuição das senhas. Para quem aguardou por horas na fila, é um absurdo ter que chegar de madrugada para garantir um documento obrigatório.

A dona de casa Alice Ferreira, de 43 anos, também chegou por volta das 7h e se deparou com a fila gigantesca. Para ela, faltou a prefeitura ter alguém para distribuir as senhas logo no início da manhã. “Fica todo mundo esperando aqui sabe Deus até que horas. Se fosse mais organizado, eles fechavam as senhas e mandavam embora todo mundo que sobrou logo pra não ter que esperar”, protesta.

Já Airton Tibes, de 22 anos, não conseguiu ser atendido. Quando ele chegou à Rua da Cidadania, à 8h30, a fila já estava do lado de fora. Mesmo assim, ele ficou na espera por quase três horas até descobrir que as senhas tinham esgotado. “Isso aqui tá mal organizado desde o começo. Fazem bastante divulgação e não resolvem nada”, reclama. “Não sabiam nem dizer quantas senhas eram, se seriam todas distribuídas de manhã ou se a outra metade ficaria pra depois. Não estavam na fila dando informação”.

Documentos necessários

Apesar das senhas esgotadas nesta quinta-feira, o serviço será retomado nesta sexta e sábado. O atendimento começar a ser feito somente às 9h30 e em duas etapas. Na primeira delas, equipes da prefeitura fazem a checagem dos documentos necessários para a emissão do RG. Caso a pessoa esteja com tudo em ordem, recebe uma senha para ser atendido pela Polícia Civil, responsável pelo IIPR. Caso contrário, é orientado a voltar outro dia com tudo o que falta.

Segundo a polícia, a falta de um responsável legal por menores de 16 anos é a principal causa de recusa de atendimento neste primeiro dia de mutirão. Nesses casos, é preciso que o pai, a mãe ou algum responsável liberado pela Justiça esteja presente para poder fazer o RG.

Para emitir a carteira de identidade durante o Mutirão da Cidadania, é preciso levar os seguintes documentos:

- Certidão de nascimento para quem é solteiro ou vive em união estável;

- Certidão de casamento para casados e viúvos;

- Certidão de casamento com averbação para divorciados;

- Certificado de Naturalização para quem for brasileiro naturalizado;

- Certificado de Igualdade de Direitos para quem tem nacionalidade portuguesa.

Os documentos devem ser originais ou cópias autenticadas e estar em bom estado de conservação, sem rasuras e rasgos. Todas as informações devem estar legíveis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]