• Carregando...
Imagem de arquivo | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
Imagem de arquivo| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

Curitiba pode ganhar mais alguns “feriados” em 2018. Além dos 10 prolongados programados para o próximo ano, a definição das datas dos jogos do Brasil na Copa do Mundo pode fazer com que outras cinco datas se tornem feriado para alguns, ou ao menos altere a rotina de trabalho de muitos curitibanos. O sorteio dos grupos do Mundial da Rússia ocorreu nesta sexta-feira (1.º)

O Brasil estreia contra a Suíça no dia 17 de junho, um domingo, às 15 horas. Por cair em um dia que não é útil, a data não deve alterar a rotina da maioria das pessoas, salvo para jornadas de trabalho que tem regime de plantão, como unidades de saúde e trabalhadores do transporte coletivo, por exemplo.

Leia também: Prepare-se: 2018 terá 10 feriados prolongados; veja quais são

Os outros dois jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa serão em dias úteis. Na segunda rodada, o Brasil encara a Costa Rica no dia 22 de junho, uma sexta-feira, às 9 horas. Na terceira, Brasil e Sérvia se enfrentam às 15 horas do dia 27 de junho, uma quarta-feira. Assim, desde escolas, que em Copas anteriores dispensaram os alunos das aulas em dias de jogos, até áreas do comércio e da indústria podem paralisar suas atividades, mesmo que temporariamente.

Como as datas dos confrontos da segunda fase dependem da classificação da Seleção Brasileira, os dias de semana variam. O Brasil pode encarar as oitavas de final nos dias 2 ou 3 de julho, quarta e quinta-feira, respectivamente. As quartas de final estão marcadas para os dias 6, sexta-feira, e 7 de julho, sábado. Já as semifinais serão nos dias 10 e 11 de julho, terça e quarta-feira, com as finais nos dias 14 e 15 de julho, sábado e domingo.

Descontadas a estreia e uma possível final, já garantidas para domingos, os jogos da seleção podem criar, em alguns casos, mais cinco “feriados” ou ao menos dias de expedientes mais curtos em 2018.

Definições

Algumas entidades procuradas pela reportagem, como a Secretaria de Educação do Paraná e a Secretaria de Educação de Curitiba, ainda não definiram se os dias de jogos terão programação especial, mas confirmaram que existe planejamento letivo para as datas, já que, inicialmente, estão previstas aulas para esses dias.

Já a Associação Comercial do Paraná (ACP) não tem um posicionamento sobre possíveis suspensões de atividades nas lojas nesses dias.

Em 2014, a Lei Geral da Copa estabeleceu como feriado os dias de jogos da seleção, que fizeram com que os dias 12, 17 e 23 de junho, além do dia 8 de julho, fossem feriados no país naquele ano. Em 2018, a lei não estará mais em vigor. Ainda assim, cidades e estados podem decretar ponto facultativo ou feriado nos dias de jogos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]