• Carregando...
Imagem  ilustrativa | Pixabay/
Imagem ilustrativa| Foto: Pixabay/

Se o tempo deixar, Curitiba terá muitos fenômenos astronômicos que poderão ser observados a olho nu pelos moradores e visitantes ao longo de 2019. De superluas a chuvas de meteoros, de eclipses do sol a plêiades o espetáculo será diverso e espalhado ao longo dos meses do ano.

“Dependendo das condições do tempo, que é sempre uma dificuldade em Curitiba, cerca de 95% dos fenômenos são observáveis a olho nu, enquanto o restante necessita de binóculo, telescópio ou de filtros especiais, entre eles o eclipse solar e o trânsito de Mercúrio, pois envolvem a observação do sol”, explica o diretor do Parque da Ciência, Anísio Lasievicz.

Fora os eventos listados, segundo o especialista, há ainda passagens da Estação Espacial Internacional que podem ser previstas com aplicativos para smartphones e PC. Com o auxílio de Lasievicz, a Gazeta do Povo selecionou as principais efemérides astronômicas que vão iluminar os céus do ano. Confira:

Leia também: Confira os principais fenômenos astronômicos previstos para 2018

Janeiro

O primeiro evento marcante do ano será um eclipse lunar, no dia 21, que poderá ser visito em todo o Paraná. E mais: a fase da lua será cheia e, por ela estar no ponto de sua órbita mais próximo da Terra, teremos uma superlua – o que fará o astro ficar até 14% maior no céu e até 30% mais brilhante. A fase parcial do eclipse começa à 0h34, com o ápice às 2h13 (quando fica totalmente coberta pela sombra da Terra), terminando às 4h48, quando a lua sairá totalmente da sombra terrestre.

Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Durante todo o mês será possível observar o aglomerado de estrelas (plêiades) M45, que é um aglomerado aberto visível a olho nu até mesmo dos grandes centros urbanos. “Para localizá-lo, basta encontrar as Três Marias à Leste assim que anoitecer, prolongue a linha formada por estas três estrelas para cima e à sua esquerda, nas proximidades estarão as plêiades”, explica Lasievicz. Pequenos binóculos ou telescópios podem revelar interessantes características deste aglomerado.

Fevereiro

De 10 a 20 de fevereiro, Urano, o sétimo planeta a partir do sol e o terceiro maior do sistema solar, poderá ser observado nas proximidades de Marte. Mas para isso será preciso utilizar um binóculo ou telescópio. No dia 19 haverá outra superlua cheia, quando ela estará no ponto de sua órbita mais próximo da Terra.

Imagem ilustrativaPixabay

Março

O mês de março será marcado pelo equinócio de outono no Hemisfério Sul. A estação inicia às 18h44 do dia 20, pelo horário de Brasília. Também teremos lua cheia nesse período. Durante todo o mês será possível observar o aglomerado estelar aberto IC2602 (Plêiades do Sul), que estará visível na Constelação de Carina durante toda a noite até o nascer do sol. Com magnitude aparente de 1,9, é visível a olho nu, mas um binóculo pode revelar muito mais detalhes.

Imagem ilustrativaMaicon J. Gomes/Gazeta do Povo

Abril

Para quem gosta de observar os planetas do nosso sistema solar, uma boa oportunidade ocorrerá no dia 11, quando Mercúrio estará em elongação máxima (maior afastamento angular do sol). Ele poderá ser visto perto das 5h ao Leste, um pouco antes do nascer do sol. Nessa mesma data ocorrerá o pico da chuva de meteoros Virgenídeas. A radiante (direção de onde os meteoros aparentam vir) estará na constelação de Virgem. Melhor horário para observar será próximo à meia noite.

Durante todo o mês o aglomerado aberto chamado de Caixinha de Joias (NGC 4755) poderá ser observado na constelação do Cruzeiro do Sul. Em regiões bem escuras ele pode ser visto a olho nu e, de qualquer lugar, com um binóculo ou pequeno telescópio. O aglomerado é localizado um pouco abaixo e à esquerda da Estrela Mimosa (a segunda mais brilhante do Cruzeiro, situada no lado esquerdo do madeiro menor do Cruzeiro).

Maio

No dia 5, haverá o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas, com radiante na direção da constelação da Lira. Melhor horário para observação será próximo das 23h, quando a constelação estará na porção mais alta do céu. Já o aglomerado globular Omega Centauri (NGC 5139) poderá ser observado durante todo o mês na constelação de Centauro. Ele poderá ser visto a olho nu como um ponto difuso no céu. “Procure pelo Cruzeiro do Sul e imagine uma linha passando pelas estrelas Rubídea (a do topo da Cruz) e Pálida (no madeiro menor, do lado direito), prolongue esta linha na direção além de Rubídea. Nas proximidades dessa linha, busque por esse ponto difuso”, orienta Lasievicz.

Junho

Pico da chuva de meteoros Ophiuchideas ocorre no dia 9, com radiante na direção da constelação de Ofiúco perto da meia noite. No dia 10, Júpiter estará em oposição ao sol, o que é a melhor posição para observá-lo, pois estará mais próximo à Terra, fazendo seu brilho ser maior. Ótima oportunidade para usar seu binóculo tirar fotos do planeta e de suas luas, caso tenha um pequeno telescópio. Ele ficará visível durante toda a noite.

Imagem ilustrativaPixabay

No dia 21, também ocorrerá o solstício de inverno para o Hemisfério Sul. O inverno se inicia às 12h40 no horário de Brasília, ocasião em que teremos a noite mais longa e o dia (parte clara) mais curto do ano.

Julho

Logo no início do mês, no dia 2, ocorrerá um eclipse solar parcial, iniciando às 17h08, com máximo às 17h56, e término às 18h40. Mas o fenômeno será muito pouco visível no Paraná, devido ao sol já estar muito próximo ao horizonte quando o eclipse iniciar. Trata-se de um evento observável apenas com filtros especiais, visto que teremos que observar o sol. “Não use radiografias, nem filmes vidro escurecido ou similares sob risco de provocar danos irreparáveis à visão”, alerta Anísio Lasievicz.

No dia 9, Saturno estará em oposição ao sol, o que é o melhor momento para observá-lo, já que seu brilho será maior. Trata-se de uma ótima oportunidade para usar seu binóculo ou para tirar fotos do planeta, de seus anéis e suas luas, caso tenha um pequeno telescópio. O planeta fica visível durante toda a noite.

Agosto

O pico da chuva de meteoros Alfa-Capricornídeas ocorre logo no dia 1º, com radiante (direção de onde os meteoros aparentam vir) na direção da constelação de Capricórnio perto de meia-noite. No dia 5, ocorrerá o pico da chuva de meteoros Tau-Aquarídeas, com radiante na direção da constelação de Aquário no lado Leste no céu perto da meia-noite.

Setembro

No dia 8, tem o pico da chuva de meteoros Piscideas, com radiante na direção da constelação de Peixes a Nordeste do céu perto da meia-noite. No dia 10, Netuno estará em oposição ao sol, o que é a melhor posição para observá-lo, pois seu brilho será maior. Mesmo assim, será visível apenas com um bom telescópio. Outro pico de chuva de meteoros ocorrerá no dia 20, quando Piscideas estará com a radiante na direção da constelação de Peixes a Nordeste do céu perto da meia-noite. Dia 23 também marca o começo da primavera no hemisfério Sul, que começa exatamente às 4h36.

Outubro

Neste mês, o destaque são os planetas Mercúrio e Urano, que poderão ser melhor observados. Dia 19, Mercúrio estará em elongação máxima (máximo afastamento angular em relação ao sol no céu). Já Urano estará, no dia 28, em oposição ao sol, momento em que estará também mais próximo à Terra, fazendo seu brilho ser maior. Mesmo assim, será visível apenas com bons binóculos ou com um telescópio.

Imagem ilustrativaPixabay

Durante todo o mês também a galáxia de Andrômeda (M31), duas vezes maior que a nossa Galáxia, terá a sua observação facilitada. Andrômeda é o objeto mais distante que pode ser observado a olho nu, estando a cerca de 2 milhões de anos-luz da Terra. Localiza-se acima do horizonte da região norte do céu, sendo que o melhor horário para observá-la é por volta de 22h. Porém, é necessário estar em um lugar mais afastado dos grandes centros.

Novembro

O pico da chuva de meteoros Taurídeas, com radiante na direção da constelação de Touro a Nordeste do céu perto da meia-noite do dia 5 e do dia 12. No dia 11, Mercúrio vai transitar à frente do sol, das 10h35 às 16h03. Com isso, poderemos observar um ponto preto passando na frente do disco solar. “Trata-se de um evento observável apenas com filtros especiais, visto que teremos que observar o sol. Não use radiografias, nem filmes de vidro escurecido ou similares sob pena de danos irreparáveis aos olhos”, reafirma Lasievicz.

Durante todo o mês será possível também observar o aglomerado estelar aberto (M45) na região de Touro. A plêiade estará visível entre as 21h e 5h a olho nu, mas com o uso de um binóculo será possível perceber mais detalhes do evento.

Dezembro

Em dezembro, o pico da chuva de meteoros Geminídeas será no dia 14, com radiante na direção da constelação de Gêmeos a Nordeste do céu perto da meia-noite. No dia 22, começa o solstício de verão no hemisfério Sul, às 2h05 exatamente, ou seja, este será o primeiro dia de verão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]