• Carregando...
Geada pode chegar a intensidade forte em algumas regiões do Paraná. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Geada pode chegar a intensidade forte em algumas regiões do Paraná.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A Defesa Civil de Curitiba emitiu, nesta quarta-feira (8), um alerta para a possibilidade de geada forte em várias regiões do Paraná. O fenômeno deve acontecer entre quinta (9) e sexta-feira (10), podendo atingir a capital, mas aparecendo com mais intensidade nas partes Sul e Centro-Sul do estado, onde a temperatura pode ficar abaixo de zero.

O órgão reforça que a previsão foi obtida por meio do Instituto Simepar, que consegue estimar os fenômenos com mais precisão quanto mais próximo da data verificada. Por isso, até o fim da semana as estimativas podem ter alterações, que devem ser acompanhadas no site do Simepar.

Veja também: Frio ganha força e geada avança para Curitiba

De acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar, o fenômeno chega por causa de uma massa de ar polar que se aproxima do estado. “Nesta quarta, ainda estamos sob influência de um sistema instável, de chuvas, mas o frio vem da Argentina e percorre sentido Leste muito rapidamente, cobrindo o Paraná quase todo na sexta”, explica. Conforme Ana Beatriz, ainda não é certo que Curitiba tenha geada, mas cidades da região metropolitana podem ser afetadas, como Araucária e Campo Largo.

Segundo a previsão da Simepar, praticamente todo o estado pode ter incidência de geada, mesmo que de menor intensidade. Apenas as faixas a Leste e a Norte — o que inclui Curitiba, Litoral e cidades como Maringá e Londrina — devem ficar de fora. O motivo, segundo a especialista, é que essas regiões ainda estarão sob ação do sistema instável - o que gera nuvens e impede a formação de gelo. As condições que favorecem a ocorrência da geada, enquanto isso, são as seguintes: temperatura baixa (5ºC ou menos), céu aberto e tempo seco.

Geada deve atingir praticamente todo o estado. Em vermelho, a área em que o fenômeno deve ser mais intensaReprodução/Simepar

Em alguns municípios do estado a temperatura pode chegar a ficar negativa na sexta-feira. É o caso de Guarapuava, que tem variação térmica prevista entre -1ºC e 14ºC. Em Curitiba, a sexta deve ter mínima de 4ºC e máxima de 16ºC.

O que fazer?

O alerta da Defesa Civil foi emitido com o objetivo de instruir a população da cidade sobre o que fazer para minimizar os efeitos da geada.

De acordo com o órgão, entre os perigos dos dias frios encontra-se o mau uso de equipamentos para aquecer ambientes, que devem ter uso sempre monitorado.Além disso, a queima de carvão vegetal pode causar morte por inalação de monóxido de carbono, e a queima de álcool por asfixia, fora o risco de incêndios.

Com relação ao corpo, alguns cuidados recomendados são o uso de creme hidratante, para evitar queimaduras por frio e a ingestão de líquidos (preferencialmente quentes).

Também é solicitado à população que se verifiquem possíveis locais para abrigo em caso emergências.

Caso seja necessário apoio emergencial, a Defesa Civil indica a ligação para os números 156, 153 e 199.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]