• Carregando...
Tadeu foi aluno do papa João Paulo II na juventude
Tadeu foi aluno do papa João Paulo II na juventude| Foto:

Animais de estimação serão abençoados na Feira Gastronômica do Batel, em Curitiba, neste sábado (5), pelo dia de São Francisco de Assis, protetor dos bichos, cuja data é comemorada nesta sexta-feira (4). Quem dará a bênção aos pets é o diácono Tadeusz Kawalec, da paróquia São Vicente de Paulo, o feirante conhecido como Tadeu do Pierogi. Serão dois horários: 16h e 16h30.

O diácono permanente é um religioso ordenado da Igreja Católica que pode realizar quase todos os mesmos sacramentos dos padres, inclusive casamento, com algumas exceções, como a consagração da Eucaristia.

Confira abaixo outros locais em que haverá bênção aos animais

Nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, Tadeu estudou Teologia na cidade de Lublin, em seu país natal, por um semestre. Lá foi aluno de Karol Wojtyla, o futuro papa João Paulo II, à época arcebispo de Cracóvia.

A admiração pelo professor - que viria a se tornar a autoridade máxima da Igreja Católica e hoje é santo - é tamanha que as barracas em que Tadeu e a esposa, Maria, vendem pierogi têm a foto de João Paulo II. Eles são feirantes na capital paranaense há 30 anos.

Foto de 2011, ano em que o papa João Paulo II foi beatificado. A canonização ocorreu em 2014. Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo/Arquivo
Foto de 2011, ano em que o papa João Paulo II foi beatificado. A canonização ocorreu em 2014. Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo/Arquivo| Marcelo Elias/Gazeta do Povo/Arquivo

Chegada ao Brasil

Tadeu e Maria vieram para o Brasil para visitar parentes em Londrina, no Norte do Paraná, em 1981, mas não puderam voltar para a Europa por causa da implantação da Lei Marcial Polonesa. Caso retornasse ao país de origem, ele seria preso pela repressão imposta pelo primeiro-ministro militar Wojciech Jaruzelski, que era contra o partido ao qual Tadeu era filiado – cerca de mil membros do sindicato Solidariedade foram detidos. O casal tinha 27 e 25 anos, respectivamente.

Um mês depois de chegar a Londrina, eles vieram para Curitiba e foram acolhidos na Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro São Francisco, por um padre que também era polonês. Lá permaneceram por um ano e meio. A naturalização ocorreu em 1982 e então eles passaram a ser brasileiros.

Mais tarde, em 1989, o casal começou a vender pierogis, prato típico da Polônia, na feirinha do Largo da Ordem e depois nas feiras gastronômicas noturnas.  Hoje eles também têm uma loja no Juvevê.

Bênção aos animais

Além da feira gastronômica do Batel, algumas paróquias de Curitiba também terão bênção aos animais nesta sexta, no sábado e no domingo (6). Veja a lista:

- Santuário São Francisco de Assis
Bênção aos animais neste sábado (5), às 10h.
No domingo, continua a festa do padroeiro. Haverá missa presidida pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo, às 9h. Na sequência, haverá a bênção de inauguração do Bosque São Francisco de Assis (anexo à paróquia).
Endereço: R. Francisco Derosso, 715 – Xaxim

- Capela São Francisco de Assis – Paróquia São João Batista – Vila Sandra
Bênção aos animais no sábado, às 15h.
Rua: Cidade Coronel de Freitas, 1000 – Vila Sandra – CIC

- Capela São Francisco de Assis
Bênção aos animais no sábado, às 15h.
Rua Cidade de Santa Izabel do Oeste, 91, CIC

- Paróquia São Martinho de Lima
Bênção dos animais na sexta, 19h.
Rua Natal, 1650, Cajuru

- Paróquia Imaculada Conceição
Bênção aos animais no sábado, às 14h
Endereço:Rua Doutor Alcides Vieira Arco-Verde , 244, Guabirotuba

- Santuário Perpétuo Socorro
Bênção aos animais no domingo (6), às 16h30
Endereço: Praça Portugal, s/n – Alto da Glória

- Santuário Nossa Senhora de Lourdes Campo Comprido
Bênção dos animais no sábado, às 11h
Rua Eduardo Sprada, 3640 – Campo Comprido

- Praça Santa Filomena - Hugo Lange

Bênção aos animais neste sábado, às 16h. Haverá também feira de adoção das 11h às 17h (Associação Ajude Focinhos, Salva Bicho e Solidaripatas) e chipagem de até cem cães e gatos – apresentar RG, CPF, comprovante de residência e fazer pré-cadastro no site da Rede de Proteção Animal. Evento terá ainda massagem para pets com a dra Rika Yamane, orientação sobre o direito dos animais com os acadêmicos de Direito da Unicuritiba, informações sobre castração e relação com câncer de mama com acadêmicos de Medicina Veterinária da Unicesumar, lojinha vendendo produtos das ONGs participantes, food truck e muito mais

Endereço: Praça Santa Filomena, na Rua Augusto Stresser, próxima à linha do trem, no bairro Hugo Lange.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]