• Carregando...
Vistas de cima, as flores formam  o tradicional símbolo chinês | DanielCastellano/PMC
Vistas de cima, as flores formam o tradicional símbolo chinês| Foto: DanielCastellano/PMC

A rotatória com a estátua do filósofo chinês Confúcio, no Centro Cívico, ganhou um canteiro de inverno um tanto curioso. As flores brancas e rosadas recém-plantadas foram dispostas para criar o diagrama do Tai Chi, que representa o conceito filosófico chinês do Yin-yang. Popular no mundo todo, a corrente se traduz no equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico.

Leia também: Cerejeiras da Praça do Japão começam a florescer; veja foto do antes e depois

“Ficou pronto o canteiro de inverno na rótula da estátua de Confúcio - Largo da China - no nosso Centro Cívico. Em flores brancas e rosadas, para combinar com as cerejeiras floridas, o novo canteiro refere o princípio cósmico Yin /Yang”, escreveu o prefeito Rafael Greca (PMN) em sua página no Facebook.

Base da medicina tradicional chinesa, o Yin-yang representa os polos diferentes da mesma energia. No diagrama, enquanto um lado (Yin) representa a escuridão, o frio e o noturno, o outro (Yang) significa luz, o quente e o claro. Para a filosofia chinesa, é no equilíbrio destes pontos que se encontra o estado do corpo e da mente saudável.

Largo

A estátua de Confúcio foi colocada em setembro do ano passado na rotatória ao lado da Praça do Rio Iguaçu, no Centro Cívico.O monumento de quase 3 metros de altura e 1,2 tonelada foi um presente do governo chinês para os curitibanos, e a rotatória onde a estátua foi colocada vai passar a ser chamado de Largo da China.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]