• Carregando...
Vidro de vacina contra o sarampo
Vidro de vacina contra o sarampo| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dois novos casos de sarampo foram confirmados em Curitiba, nesta quinta-feira (12), pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa). No total, já foram registrados seis situações na capital e uma em Campina Grande do Sul de pessoas que adquiriram o vírus em São Paulo, onde há surto da doença.

No Paraná, há confirmação de nove casos, segundo a Sesa - os outros dois foram nas cidades de Rolândia e Jacarezinho.

Os dois novos casos de Curitiba são de um homem de 33 anos e de uma jovem de 19. Ambos estiveram recentemente em São Paulo e adquiriram o vírus no estado vizinho. Todas as 125 pessoas que tiveram contato com eles já receberam o reforço da vacina e seguem em observação. A Sesa não soube informar se os dois estavam hospitalizados ou apenas isolados em suas residências, mas disse que todas as medidas de segurança foram tomadas.

Há ainda outros 98 casos em todo o estado em investigação. Desses, 40 estão na Regional de Saúde Metropolitana, que inclui Curitiba, cidade com maior número de situações ainda suspeitas, 22.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes da doença são mais graves em crianças menores de 5 anos. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e pelo espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar – daí o alto poder de contágio.

Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor de cabeça, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), tosse, coriza e conjuntivite. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento caso alguém com quem teve contato fique doente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]