• Carregando...
Curitiba, 24 de Julho de 2008 – ARQUIVO – CONSELHO TUTELAR NA RUA DA CIDADANIA DO PINHEIRINHO – Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Curitiba, 24 de Julho de 2008 – ARQUIVO – CONSELHO TUTELAR NA RUA DA CIDADANIA DO PINHEIRINHO – Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo| Foto: Daniel Castellano / Arquivo Gazeta do Povo

A eleição do Conselho Tutelar de Curitiba, cujo pleito ocorreu domingo (5), foi cancelada. As eleições em Campo Largo, na região metropolitana, e em Paranaguá, no Litoral, também foram canceladas. Na capital, a eleição foi cancelada após problemas nas urnas eletrônicas em seis das dez regionais: Boqueirão, Bairro Novo, Cajuru, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara. A função do conselheiro tutelar é garantir a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O primeiro problema constatado foi na apuração da regional do Cajuru. A urna teve a mídia retirada para ser testada e constatou-se que os votos computados eram de outra urna. A urna que apresentou defeito era de número 186, mas constavam os votos da urna 169.

Nas outras regionais o problema foi na foto dos candidatos. Neste caso, não aparecia a imagem do candidato na urna no momento do voto ou a foto não era do candidato.

Desta forma, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Curitiba (Comtiba) emitiu nota ainda na noite de domingo comunicando o cancelamento, com aval do Ministério Público do Paraná (MPPR). Com a decisão, o Comtiba tem até quarta-feira (9) para apresentar um novo cronograma da eleição.

Em Curitiba, 180 candidatos disputaram a eleição para conselheiro tutelar, que deveria escolher 50 novos conselheiros e outros 50 suplentes na gestão 2020/2023.

Campo Largo e Paranaguá

Em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, o pleito foi cancelado por determinação da Justiça. O cancelamento foi causado por erros gráficos e incoerência nas cédulas de votação, que foram recolhidas para apuração.

Em Paranaguá, no litoral, a votação nem ocorreu. Por determinação da Vara da Infância e Juventude de Paranaguá, a eleição foi suspensa sexta-feira (4) em caráter liminar a pedido do MPPR. O motivo seria o vazamento do gabarito do teste seletivo aplicado nos candidatos na primeira fase do pleito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]