• Carregando...
Carros ficaram ilhados na Rua Brasílio Itiberê após o temporal da tarde de quinta-feira | Átila Alberti/Tribuna do Paraná
Carros ficaram ilhados na Rua Brasílio Itiberê após o temporal da tarde de quinta-feira| Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

A chuva que atingiu Curitiba nesta quinta-feira (21) gerou um verdadeiro caos na cidade. Desde as 15h30, foram dezenas de ruas alagadas e bloqueadas, queda de árvores, enchentes em residências, aulas suspensas em universidades e até mesmo uma cratera se formou em um dos cruzamentos mais movimentados do Centro. O motivo para tantos problemas foi a grande quantidade de água: segundo o Instituto Simepar, apenas entre as 15h e 17h, choveu 118 milímetros — o que representa 80,05% do volume de chuvas que estava previsto para todo o mês de fevereiro.

De acordo com a prefeitura, a área mais afetada da cidade foi a centro-sul, onde houve registros de 14 pontos de alagamentos nas ruas. os bairros Alto da XV, Cristo Rei, Água Verde, Centro, Prado Velho, Parolin e Cajuru foram alguns dos que tiveram ruas embaixo d’água. Ao todo, 14 árvores caíram por toda a capital — sendo algumas delas de grande porte, como a que bloqueou por horas a Avenida Iguaçu no cruzamento com Rua Castro Alves e atingiu dois carros. De acordo com a Setran, não há previsão para que todas essas vias sejam liberadas. Apesar dos transtornos, a prefeitura informa que não houve registro de pessoas feridas.

Resumo do dia: veja a lista de escolas, universidades, ruas e hospitais afetados pela chuva desta quinta

Embora a chuva tenha cessado na maioria dos bairros até o fim da tarde, alguns de seus efeitos na cidade devem continuar pelo menos até a manhã de sexta-feira (22). Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por exemplo, as aulas foram suspensas tanto para as turmas da noite de quinta quanto as da manhã de sexta. A instituição afirma que o motivo são as ruas alagadas no entorno do campus. No entanto, a própria universidade teve alagamentos internos: em um auditório onde aconteceria uma formatura do curso de Psicologia, e no prédio administrativo, que foi evacuado por volta das 16h.

Leia também: Também na noite de quarta-feira (20), chuva causou alagamentos e quedas de muros em Curitiba e na RMC

Outra instituição que sofreu com a tempestade foi o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por lá, diversas salas ficaram alagadas ou com goteiras, e algumas aulas tiveram de ser remanejadas. O Centro Politécnico não chegou a suspender as atividades, mas alguns departamentos e professores cancelaram suas aulas. Na UniOpet, as aulas também foram interrompidas para esta noite de quinta-feira.

Cidade caótica

  • Rua Brasílio Itiberê
  • Rua Monte Castello, no Tarumã
  • Rua Ângelo Sampaio com Avenida Getúlio Vargas
  • Esquina da Visconde de Guarapuava com a Rua João Negrão, no Centro
  • Alagamento no Parolin
  • Visconde de Nacar, no Centro
  • Prado Velho
  • Cajuru
  • Rua Brasílio Itiberê

Boa parte da cidade sentiu ao menos algum impacto por causa das chuvas. Foram afetadas algumas residências do bairro Cajuru, que ficaram alagadas. Na mesma região, o terminal Vila Oficinas teve um de seus domos de fibra de vidro caídos com a força da chuva. Nas proximidades da praça Eufrásio Correia, uma fila de 13 ônibus biarticulados formou-se por volta das 17h, presos por conta de alagamentos na região central.

O único ponto que, em comparação com outras tempestades da cidade, não foi tão afetado, foi o serviço de energia elétrica. De acordo com a Copel, apenas cerca de 5 mil unidades consumidoras ficaram sem luz, o que representa cerca de 1% do total de imóveis com energia elétrica na capital. O motivo é que, desta vez, a velocidade dos ventos não foi tão intensa quanto em chuvas anteriores, tendo atingido pico máximo de 54 km/h, segundo o Simepar. Mesmo assim, alguns semáforos de regiões centrais acabaram apagados, como no cruzamento da rua Comendador Franco com o Viaduto do Colorado, no bairro Rebouças.

Até as 19h30 desta quinta-feira, toda a região central da cidade continuava com o trânsito intenso. Na tela do aplicativo Waze, por exemplo, praticamente todas as principais ruas do Centro estavam com indicativo de congestionamento neste horário.

O retorno da cratera

Um dos estragos mais graves na cidade aconteceu na Rua Desembargador Westphalen, onde um problema antigo voltou a aparecer. Trata-se da cratera de asfalto cedido na altura do cruzamento com a Av. Visconde de Guarapuava. Segundo moradores e comerciantes da região, a situação acontece há cerca de cinco anos, sempre que chove bastante. “Às vezes, só alaga, mas muitas vezes o asfalto afunda. Aí tem que esperar a prefeitura arrumar”, relata Felipe Aguilar Gomes e Silva, diretor de uma autoescola localizada no cruzamento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), o local da cratera já foi vistoriado nesta tarde, e trabalhos de reparo nas galerias e no pavimento devem começar nesta sexta-feira pela manhã. Até lá, porém, a Westphalen segue totalmente bloqueada neste ponto.

Confira o balanço de todas as instituições e locais afetados

Universidades com aulas suspensas

- PUCPR | Aulas suspensas na noite de quinta e na manhã de sexta-feira

- UFPR | Estudantes devem verificar com seus departamentos e professores se as aulas estão mantidas

- UniOpet | Aulas suspensas na noite de quinta

Alagamentos em escolas municipais e centros de educação infantil

- E.M Joao Macedo Filho

- Cmei José de Anchieta

- Cmei Lindoia

- E. M Arapongas

- Cmei Uberlândia

- E.M Papa Joao 23

Abrigos alagados

- Abrigo FAS Centro | Ocupantes transferidos ao Centro Pop Sítio Cercado

- Abrigo FAS Rebouças | Ocupantes transferidos ao Centro Pop Sítio Cercado

- Casa de passagem Jardim Botânico | Ocupantes transferidos à unidade de acolhimento Boqueirão e Campina do Siqueira e casas de passagem Bairro Novo e Rebouças

- Casa de passagem Plínio Tourinho | Ocupantes transferidos à unidade de acolhimento Boqueirão e Campina do Siqueira e casas de passagem Bairro Novo e Rebouças

Hospital com atividades suspensas

- Hospital Cajuru | Interrompeu o recebimento de novos pacientes na emergência às 18h devido a alagamentos no saguão de entrada. Alguns pacientes tiveram de ser remanejados dentro do próprio hospital, por causa de infiltrações. Atendimento voltou às 21h

Ruas com quedas de árvores

- Av Iguaçu, esquina com

- Rua Francisco Rocha, na altura do número 990

- Rua Martins Fontes, na altura do número 110

* Demais pontos de quedas de árvore não foram informados pela prefeitura

Ruas alagadas

- Rua Bley Zornig x Paulo Setubal Bairro Boqueirão

- Rua João Batista Zagonel x Issak Krieger, Boqueirão

- Rua Arnoldo Rudnick, 16, Pinheirinho

- Rua Almirante Tamandaré x Prof. Brandão

- Ulisses José Ribeiro, altura 430

- Rua Orlando Alves chaves

- Rua João Bettega - Igreja portão

- Bairro Parolin com vários pontos de alagamentos

- Dr. Contante Coelho, altura 560, Jd. das Américas

- Francisco Derroso próximo ao BIG Xaxim

- Rua Nossa Senhora da Luz, altura 2600 jd social

- Visconde de Guarapuava próximo à Câmara municipal

- Linha Verde alagada perto do Auto Shopping curitiba

- Avenida Wesceslau Bras proximo ao parolin

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]