• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Cinco mil RGs ainda não foram retirados no Instituto de Identificação em Curitiba. Enquanto muita gente tem dificuldade para agendar atendimento para a confecção do documento, outras deixam de buscá-lo. Na prática, isso significa desperdício de recursos e de tempo tanto para o cidadão como para o governo.

“Depois de cinco anos, nós temos que descartar esse documento. E se o cidadão não for buscar e precisar do RG no futuro terá que pagar a taxa novamente. Além disso, as pessoas que solicitam de novo também vão competir vagas com quem precisa da segunda via hoje”, explica o diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Vinicius Michelotto.

Veja também: 2.ª via do RG: pedido pela internet tem mudança, mas não vale para todos

Uma das soluções encontradas para tentar que parte dos 5 mil vá buscar o documento é ligar para avisar que o RG está pronto. Até o momento, a taxa de sucesso é de 40%. Já para quem solicitou a carteira de identidade recentemente, a estratégia de aviso é o envio de um SMS com as informações para retirar o documento. O prazo para a emissão dos documentos é de uma semana. No site da instituição é possível verificar a lista com o nome dos esquecidos .

“Acontece muito de pessoas que pedem a segunda via porque extraviam a primeira e acabam encontrando o documento. Mesmo assim frisamos para a pessoa pegar o documento mais recente”, reforça Michelotto.

Outro ponto que piora a crise do RG em Curitiba é que cerca de 20% das pessoas que agendam a emissão, faltam no dia, de acordo com dados do governo do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]