• Carregando...
Carteira de Identidade.
Carteira de Identidade.| Foto: Polícia Civil do Paraná

Problema crônico há anos, a emissão do Registro Geral (RG), a Carteira de Identidade, ganha reforço em Curitiba a partir desta terça-feira (9). A Polícia Civil aumentou de 4,4 mil para 9,2 mil o número de atendimentos presenciais por mês no Posto Central do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), no Centro, na Rua Pedro Ivo, 386. Somados ao trabalho nos postos das Ruas da Cidadania, serão 10,8 mil atendimentos mensais.

RECEBA NOTÍCIAS DO PARANÁ PELO WHATSAPP

Para acelerar a emissão do RG, o IIRR realocou técnicos de outras áreas para o Posto Central. Esse reforço, entretanto, será apenas emergencial para tentar desafogar o acúmulo de emissões represadas por restrições no atendimento ao longo da pandemia de Covid-19.

Serão atendidos presencialmente das 8h às 18h por ordem de chegada no Instituto de Identificação no Centro de Curitiba apenas casos urgentes, em que o cidadão não pode esperar para tirar ou renovar a Carteira de Identidade.

Entre as urgências que poderão ser atendidas sem necessidade de agendamento on-line estão pessoas que precisam do RG para obter emprego, questões médicas e relativas a negócios e viagens, entre outros. Nesses casos, o solicitante terá que apresentar comprovante que demonstre a urgência da emissão, além de documentos obrigatórios como Certidão de Nascimento, RG original no caso de segunda via e/ou Certidão de Casamento.

“Essas vagas não serão para atendimento normal. Serão para pessoas que tentam emitir ou renovar o RG pela forma normal, não conseguem e precisam do documento 'para ontem', com urgência. Por isso vão precisar comprovar essa urgência", enfatiza o diretor do IIPR, o delegado Marcus Michelotto.

Ainda segundo o diretor do instituto, esse reforço no atendimento não tem prazo para terminar. "Vamos fazer esse reforço no atendimento até que a demanda seja atendida", aponta Michelotto.

No caso dos agendamentos on-line, o IIPR passará a atender aos sábados. Serão 200 atendimentos por dia para serem agendados pela internet. Os atendimentos aos sábados serão das 8h às 14h. Esse agendamento será todas as quintas-feiras no site da Polícia Civil.

Demora on-line

No caso dos agendamentos on-line, segue a demora no atendimento do IIPR. A retomada da marcação de horário pela internet em agosto com o fim das restrições sanitárias no atendimento trouxe à tona novamente um problema de anos da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), com pessoas tendo de madrugar na frente do computador ou celular para tentar garantir um horário.

Isso porque as senhas disponíveis se esgotam em poucos minutos, obrigando muita gente a repetir o processo várias vezes. No fim de agosto, eram apenas 149 agendamentos diários pela internet em Curitiba.

O agendamento on-line para emissão do RG foi adotado no fim de 2012. De lá para cá, a fila de espera que se formava nas portas das unidades do IIPR foi transferida para dentro da casa dos próprios cidadãos.

Um dos principais fatores da demora na emissão do RG é a falta de servidores no IIPR. O concurso da Polícia Civil feito em outubro prevê a contratação de 50 papiloscopistas - técnicos responsáveis pela emissão do RG. Desse total, 16 vão trabalhar para Curitiba e Região Metropolitana - oito para a capital e oito para os municípios vizinhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]