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Reeleito para mais quatro anos, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), garante que não deixou nenhuma obra sem conclusão no mandato que terminou ano passado. Mesmo tendo anunciado prazos de conclusão que não foram cumpridos e que tiveram que ser alterados ao longo do mandato de 2017 até 2020.

“Não acho que deixei nada inacabado. A população compreendeu isso e me reelegeu com 60% dos votos. E quem dizia que eu ia deixar coisas inacabadas está chupando o dedo porque eu ganhei a eleição”, disse o prefeito em entrevista à Gazeta do Povo.

Em dezembro, último mês do mandato anterior, a Gazeta do Povo listou a situação das principais obras anunciadas pela prefeitura entre 2017 e 2020. Entre as obras que tiveram que mudar as datas de conclusão por problemas técnicos estão a trincheira da Rua Mário Tourinho, o alargamento da canaleta da Avenida República Argentina para que o Ligeirão Norte/Sul chegasse aos terminais do Capão Raso e Pinheirinho, e o Terminal do Tatuquara. Confira a situação dessas obras:

Trincheira da Mário Tourinho

No caso da trincheira da Mário Tourinho, no cruzamento com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário, Greca garante que a inauguração será em março. “A Mário Tourinho fica pronta agora em março, no aniversário da cidade [dia 29]. A laje inclusive está sendo concretada para depois ser escavada. A obra está indo muito bem”, afirma o prefeito.

Em junho de 2018, Greca anunciou no Facebook a construção da trincheira, com previsão de conclusão em um ano e meio – ou seja, para o fim de 2019. Entretanto, dificuldades de receber e instalar as estacas metálicas que vão sustentar a estrutura atrasaram o cronograma.

Em setembro de 2019, tapumes chegaram a ser instalados para iniciar a construção. Porém, a empresa europeia que forneceria as estacas não tinha o produto em estoque e levaria 150 dias para produzir. Com isso, o projeto teve de ser readequado ao custo de R$ 135,6 mil.

Houve também danos no maquinário que instalou as estacas. Além disso, a pandemia de coronavírus interferiu no andamento da obra, com o afastamento de engenheiros e operários do grupo de risco, além da falta de insumos, peças e equipamentos.

Canaleta do Ligeirão

Outra obra que a nova gestão Greca deve concluir em 2020 é o alargamento da canaleta de ônibus na Avenida República Argentina até os terminais do Capão Raso e Pinheirinho. “Deve ficar pronto na metade do ano o eixo Norte-Sul que permitirá que os ligeirões circulem da Santa Cândida até a Praça do Japão e além dela, até o Portão, e do Portão até ao Capão Raso, e de lá até o Pinheirinho”, estima o prefeito.

Em março de 2018, o Ligeirão Norte/Sul começou a circular, mas não em seu trajeto total. A linha ia até praticamente metade do caminho, do Terminal do Santa Cândida à Praça do Japão, no Batel. Isso porque o restante do trecho precisava ter a canaleta alargada, com a transposição de 26 estações-tubo para a passagem do Ligeirão.

Greca chegou a prometer que levaria o Ligeirão até o Capão Raso ainda em 2018. Depois, a data original estipulada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para 2019 foi mantida. Entretanto, a obra começou somente em agosto de 2020, mas com o trecho estendido até o Terminal do Pinheirinho, com o alargamento também da Avenida Winston Churchill.

Terminal do Tatuqara

No caso do Terminal do Tatuquara, a prefeitura publicou um vídeo semana passada informando que a obra está 80% pronta e deve ser inaugurada ainda neste primeiro semestre.

Iniciado em janeiro de 2019, a obra do novo terminal do Tatuquara está atrasada. A previsão inicial era que fosse concluída em até 15 meses, ou seja, em abril de 2020. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, o trabalho foi afetado pela pandemia, com atraso no fornecimento de insumos.

Com 3,4 mil metros quadrados, o novo terminal vai permitir que todos os ônibus que passam pela Regional Tatuquara façam a integração sem que o passageiro tenha que se deslocar até o Terminal do Pinheirinho. Além disso, o Terminal do Tatuquara fará integração com estações estratégicas da Linha Verde para ligação direta com linhas que vão para o Centro e para Fazenda Rio Grande e Araucária, na região metropolitana.

O valor da obra é de R$ 8 milhões. O terminal terá duas novidades para a integração intermodal de transporte: um bicicletário com 108 vagas e vestiário para os passageiros.

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