• Carregando...
Falha nos relógios também está trazendo problemas para os taxitas de Curitiba. | Atila Alberti/Tribuna do Parana
Falha nos relógios também está trazendo problemas para os taxitas de Curitiba.| Foto: Atila Alberti/Tribuna do Parana

Além da pane dos celulares, taxistas de Curitiba também estão enfrentando confusão com o horário de verão adiantado nos taxímetros que controlam os valores das corridas. O problema atrapalha a rotina de clientes e motoristas, já que, assim como os relógios de celulares, os taxímetros estão adiantados uma hora por terem mudado automaticamente para o horário de verão, que teve a data adiada para daqui duas semanas. Para driblar o problema, os taxistas são orientados a dar desconto nas corridas nos horários da bandeira dois em todas as formas de pagamento.

Para quem chama o táxi, o problema é que os taxímetros sofrem alterações automáticas por causa do horário desajustado. Com isso, dependendo do horário, o equipamento registra o valor de corrida no sistema de bandeira 2 , cujo quilômetro rodado é R$ 0,60 mais caro.

Leia também: Tempo instável de Curitiba impacta nas obras de trânsito

Para os taxistas, além do valor da corrida cobrado errado, há ainda a dificuldade para desfazer o transtorno. Como os taxímetros são lacrados, eles não podem alterar o horário sozinhos. Os motoristas têm de ir até uma empresa especializada e autorizada pela Urbs (empresa municipal que gerencia o transporte público em Curitiba) para ajustar o relógio do taxímetro.

Em Curitiba, há cerca de 3 mil táxis rodando. A estimativa é de que todos os taxímetros tenham sofrido o bug do horário. Em Curitiba, a bandeira 2 é cobrada nos períodos entre 19h e 6h nos dias de semana. Já nos finais de semana a bandeira 2 vale das 13h de sábado até as 6 h de segunda-feira.

Saiba mais: Passageiros de ônibus ficam no meio de tiroteio pesado na BR-116

Com isso, o problema se concentra na cobrança errada de bandeira 2 em três períodos, quando o valor extra é cobrado adiantado. Entre 18h e 19h e também entre 5h e 6h nos dias de semana. Já nos finais de semana, o problema é entre meio-dia e 13h de sábado. Nestes períodos, a orientação da Urbs e das centrais de táxi é para aplicarem um desconto de 23% nas corridas. Mas atenção: o passageiro deve ficar atento ao relógio em que vai conferir esses horários, que não podem ser o do taxímetro.

Em nota, a Urbs informa que a empresa credenciada para o ajuste nos taxímetros é a Ypacaraí, autenticada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Os taxistas podem buscar a empresa para consertar o bug sem custo na rua Nicarágua, 2.405, no bairro Bacacheri. No entanto, vale destacar que o serviço só vale para o ajuste do taxímetro desregulado por causa do bug. “ Qualquer outro serviço como troca de lacre rompido, por exemplo, será cobrado à parte”, alerta Alessandro César de Souza Alves, gestor da Área de Transporte Comercial da Urbs.

Painéis de ônibus

Além deste problema, os painéis que informam os horários de ônibus e a hora oficial nos terminais e nos ônibus também foram afetados. O problema começou a partir da 0h de domingo (21) e já haviam sido corrigidos na tarde desta segunda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]