• Carregando...
Alunos da Escola Municipal Durival Britto e Silva conquistaram o bronze na categoria de Design do Robô no torneio da Lego no Líbano.
Alunos da Escola Municipal Durival Britto e Silva conquistaram o bronze na categoria de Design do Robô no torneio da Lego no Líbano.| Foto: Prefeitura de Curitiba / Divulgação

A equipe de robótica Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, de Curitiba, conquistou o terceiro lugar em uma das categorias do First Lego League (FLL), torneio internacional de ciências patrocinado pela multinacional de brinquedos Lego. A disputa foi no último fim de semana em Biblos, Líbano, e reuniu 49 equipes de 56 países.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

A equipe da Vila Oficinas, no bairro Cajuru, primeira de uma escola pública brasileira a se classificar para a etapa internacional do FLL, chegou ao pódio com o bronze de Design do Robô, uma das quatro categorias da competição. Outra escola brasileira a se destacar foi o Liceu Franco-Brasileiro, do Rio de Janeiro, com o segundo lugar geral.

A disputa não dá nenhum prêmio em dinheiro. Mas, para a comunidade escolar, dá muito mais do que isso: orgulho. “Ajudei a equipe a ensaiar e já me sinto orgulhoso por fazer parte disso. Sendo pai de uma das alunas então, o orgulho é muito maior”, festeja o programador Adoniran Judson de Andrade Batista, pai da estudante Rebeca Bernetzki Batista.

“Para mim, eles já eram vitoriosos antes de irem para o Líbano. Só de eles chegarem em uma etapa internacional já é motivo para comemorar. Mas agora que eles trouxeram um troféu para casa, a emoção só aumenta”, emociona-se o pai. Em março, os Conectados passaram pela etapa brasileira do FLL, no Rio de Janeiro, que valeu vaga para a competição em Biblos.

  • Alunos da Escola Municipal Durival Britto e Silva conquistaram o bronze na categoria de Design do Robô no torneio da Lego no Líbano. . Foto : prefeitura de Curitiba / Divulgação
  • Alunos da Escola Municipal Durival Britto e Silva conquistaram o bronze na categoria de Design do Robô no torneio da Lego no Líbano. Foto: prefeitura de Curitiba / Divulgação
  • Alunos da Escola Municipal Durival Britto e Silva conquistaram o bronze na categoria de Design do Robô no torneio da Lego no Líbano. Foto: prefeitura de Curitiba / Divulgação

Para Adoniran, a filha conquistar destaque junto com os colegas de equipe será crucial para o futuro da adolescente. “Ela quer ser médica. Sempre converso com ela sobre a importância da robótica na medicina. Sem contar a experiência e conhecimento”, relata

Na prova internacional, as equipes foram avaliadas em quatro quesitos: Prova do Robô (quando um robô conduzido pela equipe precisa executar missões dadas pela organização do evento), Design (são analisadas programação, estrutura e estratégia do robô), Projeto de Pesquisa (quando o time apresenta uma pesquisa dentro da temática da temporada) e Valores Fundamentais (os estudantes são avaliados pelo trabalho em equipe e valores da FLL). Os Conectados conquistaram o bronze na categoria que analisa a programação, estrutura e estratégia do robô.

Calmante de astronauta

Os alunos tiveram que cumprir missões definidas pela organização da FLL com robôs montados com peças de Lego. O tema deste ano era Into Orbit (em órbita, em português).

No projeto de pesquisa, os alunos da Durival Britto apresentaram uma microcápsula para astronautas com óleo essencial de lavanda, um calmante natural. A solução veio após os estudantes constatarem que os astronautas sofrem com crises de ansiedade nas missões espaciais.

O investimento em material de robótica e custeio de viagens são pagos pela prefeitura de Curitiba - inclusive para a disputa no Líbano. Recentemente, a equipe recebeu um novo kit de robótica no valor de R$ 17 mil.

Além dos custeios pagos pela prefeitura, outras empresas, como a Rumo, especializada em logística, oferece cursos de inglês para todos os integrantes da equipe Conectados através do programa Trilhos do Saber. Outro benefício doado pela empresa são as camisetas e uniformes usados pela equipe em competições. O curso é parceria da empresa Rumo com a escola de inglês inFlux.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]