• Carregando...
Aulas na rede municipal de Curitiba só voltam em 2021 (imagem ilustrativa).
Aulas na rede municipal de Curitiba só voltam em 2021 (imagem ilustrativa).| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo/Arquivo

Embora a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba tenha autorizado a volta das aulas presenciais nas escolas particulares da cidade, as atividades em sala de aula na rede pública municipal não devem ser retomadas em 2020, segundo a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. O ano letivo prossegue com o ensino remoto até o dia 18 de dezembro.

Receba as principais notícias do Paraná no seu smartphone

“Estamos nos preparando de maneira estrutural e jurídica para futuramente trabalharmos no treinamento de 17 mil profissionais para que estejam preparados para o novo normal”, explicou a secretária à Gazeta do Povo. “Não é o momento ainda”, defende.

Ela ressalta que o trabalho pedagógico não parou. “Antecipamos o recesso de julho para o período entre 23 de março e 12 de abril e, desde então, as aulas não pararam. Temos a TV Escola Curitiba, no canal 9.2 e no YouTube, todo um trabalho estruturado de ensino remoto feito pelas unidades educacionais.”

Segundo ela, nesse período de sete meses, as famílias foram compreendendo o novo modelo. “Vamos encerrar o ano com essa lógica. As questões do protocolo para reabertura, um documento com 40 páginas, que está sob análise da secretaria de saúde, serão trabalhadas para 2021.”

“Entendemos que o modelo presencial é o mais adequado para as crianças pequenas, mas também nos adequamos a esse perigo sanitário, que é o coronavírus”, diz. Ela explica que será necessário adequar todos os procedimentos jurídicos de contratação de prestadores de serviços para reorganizar as unidades escolares.

Ao todo, somando centros municipais de educação infantil (CMEIs), escolas de ensino fundamental e centros municipais de atendimento especializado (CMAEs), a rede pública municipal dispõe de 426 equipamentos e atende 147 mil estudantes.

Maria Sílvia lembra que na próxima semana serão entregues kits pedagógicos e de alimentação nos CMEIs e escolas. “A comunidade deve seguir a orientação dos diretores, que estão fazendo um trabalho muito atento e cuidadoso com toda essa lógica. É uma engenharia muito grande para que esse ensino remoto aconteça.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]