• Carregando...
Curitiba recebe encontro internacional sobre políticas públicas de apoio à família
| Foto: Albari Rosa/Arquivo Gazeta do Povo

Especialistas de pelo menos 10 países vão discutir políticas públicas de apoio à família em um encontro que acontecerá em Curitiba, a partir desta quarta-feira (27). Essa é a primeira vez que a capital paranaense sediará a Conferência Internacional Família e Inovação Social, promovida anualmente pela International Federation for Family Development (IFFD), uma instituição não governamental ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o secretário de Planejamento, Bernardo Jorge, o objetivo do evento, que reunirá gestores públicos, lideranças e personalidades da sociedade civil, é estipular metas de ações em apoio à família no âmbito estadual, além de ser o primeiro passo para o Estado estabelecer parcerias com a IFFD.

"Se a família está unida, consequentemente, tem menos evasão escolar, menos delinquência juvenil e menos violência contra a mulher. Ou seja, uma boa estrutura familiar ajuda, por incrível que pareça, no desenvolvimento econômico da sociedade", diz Jorge.

Segundo o secretário, ainda que o Estado e os municípios já mantenham programas importantes para a família – ele cita como exemplo os programas paranaenses "Habita Paraná" e o "Condomínio do Idoso", que incentivam o desfavelamento e o acolhimento de idosos em condomínios estruturados –, ainda é preciso fazer muito mais.

A programação do evento será aberta nesta quarta-feira (27), com discussões entre especialistas da IFFD, observadores brasileiros e de outros nove países – Itália, França, Grécia, Áustria, Sérvia, Estados Unidos, Colômbia, Bogotá e Qatar –, na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes.

Cada especialista trará sugestões para colocar em prática os princípios gerais da "declaração de Veneza", documento apresentado nas Nações Unidas, em 2017, com propostas para "tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis". Entre os temas que serão deliberados estão “Habitação e Acessibilidade”, “Saúde e Meio Ambiente”, “Segurança, lazer e turismo”, “Educação e Novas Tecnologias”, “Transporte e Famílias em situação de vulnerabilidade”.

"Após os dois primeiros dias de debates, será elaborada uma carta (uma metodologia com indicadores) de intenções sobre políticas públicas de interesse econômico e social, que combatam a pobreza e a violência, saúde, igualdade e geração de emprego. Depois, vamos oferecer para o governador a possibilidade de assinar a declaração de Veneza, onde o Estado possa se comprometer com vários indicadores de apoio à família, por exemplo que as moradias a serem construídas pela Cohapar tenham um tamanho mínimo, entre outro itens", afirma Bernardo Jorge.

Na sexta-feira (29), terceiro dia do evento, serão apresentados os resultados das discussões, após uma série de conferências no Museu Osmar Niemeyer. Entre os palestrantes estará a secretária nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Angela Gandra Martins.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]