• Carregando...
Frangos mortos na última quarta-feira em São José dos Pinhais. | Guarda Municipal São José dos Pinhais /
Frangos mortos na última quarta-feira em São José dos Pinhais.| Foto: Guarda Municipal São José dos Pinhais /

Após encontrar mais de 30 animais mortos na última quarta-feira (28) com sinais de violência e dilacerações em uma chácara da de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, a Guarda Municipal (GM) do município solicitou a análise de uma médica veterinário, uma bióloga e outros fiscais para tentar identificar o que vitimou os bichos. O pedido foi encaminhado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente logo após a ocorrência, mas, por causa do feriado de Páscoa, os profissionais foram à fazenda somente na manhã desta segunda-feira (2).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de São José dos Pinhais, Claudio Roberto de Melo Arruda, que responde pela GM do município, a suspeita é de que o ataque tenha sido causado por um animal. “Os fiscais da secretaria foram ao local para coletar todas as informações, verificar os ferimentos nas aves e gatos, pegadas, fotos e também analisar como o canto do viveiro foi cortado pelo agressor”, disse.

- Leia também - Ladrões invadem petshop e roubam 12 filhotes de cães; veja vídeo

Caso o laudo identifique que um animal silvestre de grande porte tenha sido o responsável pelas mortes, como uma onça, por exemplo, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) será acionado para acompanhar o caso. “Os moradores da região também receberão orientações para sua segurança. Mas tudo depende da apuração”, informou Arruda.

Suspeitas

A Divisão de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente acredita que o ataque tenha sido feito por cachorros. “Nós chegamos à chácara nesta segunda às 9h30 e encontramos dois cães, que foram pegos pelo dono da chácara em uma espécie de armadilha que os prendeu”, disse Luiz Claudio Silva, chefe da Divisão e agente fiscal que acompanhou a análise.

- Veja mais - Matinhos volta a ser atacada pela ressaca do mar

Segundo ele, a médica veterinária analisou as mordidas nos gatos e há possibilidade de que tenham sido ações dos dois animais apreendidos. “Pode acontecer de cães soltos e sem dono matarem até por brincadeira”, afirmou. Os especialistas devem preparar um relatório a respeito da visita e emitir um laudo nesta terça-feira (3).

Enquanto isso, os dois cachorros foram recolhidos pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e ficarão em observação pelos próximos 10 dias. Eles não apresentam raça definida.

Além da análise na chácara da Colônia Zacarias atacada na última quarta-feira, a equipe também deve visitar outra fazenda da região, onde um bode, algumas galinhas e gansos foram mortos da mesma maneira na última semana. “Como é uma chácara vizinha, acreditamos que os ataques foram cometidas pelos mesmos agressores”, informou o agente fiscal.

Outro ataque misterioso

Os casos são muito parecidos com o registrado no Bairro Alto, em Curitiba, no fim de fevereiro, quando 50 aves foram encontrados em circunstâncias igualmente misteriosas. Na ocorrência, diversas galinhas, perus e gansos tiveram seus corações aparentemente arrancados. De acordo com a Polícia Civil, o caso é investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que aguarda um laudo pericial para dar continuidade às apurações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]