• Carregando...
Estação Espacial Internacional
Estação Espacial Internacional vai ficar visível neste feriado| Foto: NASA

A Estação Espacial Internacional (ISS) estará visível nos céus curitibanos a partir desta quinta-feira (11). A ISS poderá ser visualizada até a próxima segunda (15). E, assim como na última passagem, o tempo deve colaborar para a experiência.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

A passagem do satélite não chega a ser algo raro. No entanto, nem sempre ela é visível a olho nu, já que é preciso de uma combinação de fatores para que isso aconteça, como o horário e até mesmo as condições do tempo. Confira os horários em que a Estação Espacial poderá ser vista em Curitiba:

VÍDEO: Estação Espacial é registrada no céu de Curitiba nesta quinta, 11 de julho de 2019

IMAGENS: Veja fotos do eclipse solar 2019 em Curitiba

DataHorárioTrajetória
Quinta-feira (11)18h35 às 18h38Sudoeste para Sudeste
Sexta-feira (12)19h22 às 19h26Sudoeste para Nordeste
Sábado (13)18h32 às 18h39Sudoeste para Nordeste

Outras cidades

A estação também estará visível em outras cidades do Brasil. Em Brasília, a ISS aparece no céu a partir da sexta, das 19h24 até as 19h26, no sentido Sudoeste para Sul. O sábado será o dia com mais brilho, com a passagem indo das 19h22 até as 19h28, no sentido Sudoeste a Nordeste. No domingo o brilho será menor e na segunda ganha força, com passagem das 18h33 até as 18h39, também no sentido Sudoeste a Nordeste.

CONFIRA OS PRINCIPAIS EVENTOS ASTRONÔMICOS DE 2019

Em São Paulo, a estação estará visível nos três próximos dias. Nesta quinta, das 18h36 até 18h38, no trajeto Sudoeste a Sudeste. Na sexta, a passagem será das 19h23 até as 19h26, no sentido Sudoeste ao Noroeste. O sábado será o dia mais brilhante na capital paulista, e mais longa também, com início às 18h33 e o término às 18h40, no sentido Sudoeste a Nordeste.

Já no Rio de Janeiro, a ISS também estará visível a partir desta quinta, das 18h36 até as 18h38, no sentido Sudoeste ao Sudeste. Na sexta o brilho será menos intenso, mas no sábado volta com força, das 18h34 até as 18h41, na trajetória Sudoeste ao Noroeste. O domingo será o dia mais brilhante no céu carioca, com a aparição das 17h45 até as 17h51, no sentido Sudoeste ao Nordeste.

Como ver a ISS

Para observar a estação, não tem muito segredo. Basta encontrar um local em que seja possível ver o céu e procurar pelo ponto mais brilhante, que se movimenta rapidamente e em linha reta. Quanto mais afastado de zonas muito urbanizadas e iluminadas, melhor será a experiência.

Não é necessário nenhum equipamento para enxergá-la, já que se trata de um ponto tão brilhante quanto uma estrela. No entanto, quem optar por binóculos pode visualizar a ISS de forma mais nítida.

Outra dica para quem não quer perder o momento de passagem é baixar alguns aplicativos de celular que auxiliam a encontrar a estação, como o ISS Detector e Heavens Above, que estão disponíveis para download na Google Play Store e na Apple Store. Esses apps usam a geolocalização do seu smartphone para mapear o céu e mostram que objetos estão visíveis naquele momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]