• Carregando...
Reforma da estufa do Jardim Botânico começou em janeiro de 2019
Reforma da estufa do Jardim Botânico começou em janeiro de 2019| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Dez meses após o início das obras de revitalização, a estufa do Jardim Botânico - um dos mais icônicos cartões-postais de Curitiba - será reaberta na noite desta quinta-feira (7). O espaço estava fechado desde janeiro de 2019 para um conjunto de reformas que teve a conclusão adiada por quatro vezes ao longo do ano.

Em outubro de 2018, quando o Jardim Botânico completou 27 anos, reportagem da Gazeta do Povo mostrou os problemas da estufa, inaugurada em 1991 na última gestão de Jaime Lerner como prefeito de Curitiba. Além de diversos pontos de ferrugem, a estrutura apresentava pintura descascada do lado de dentro e fora, vidros trincados, borrachas de vedação danificadas e muita sujeira acumulada nas vidraças, das quais mal dava para ver as plantas no interior da estufa.

Dois meses depois, outra reportagem mostrou a frustração dos turistas que entravam na estufa e encontravam plantas mofadas, amareladas e empoeiradas.

Com a revitalização, a prefeitura informou ter trocado mais de 1 mil peças de vidro e substituído 16,3 mil metros de borrachas de vedação. Ainda foram feitos trabalhos de recuperação das esquadrias e das estruturas metálicas do piso e do mezanino, bem como de escadas e calhas.

A parte externa da estufa recebeu nova pintura e, internamente, a estrutura ganhou novos corrimões.

Atrasos

A entrega das obras foi adiada por quatro vezes ao longo dos dez meses de obra.

Logo após o início da revitalização, a promessa era de que estufa fosse reaberta em abril. No entanto, um laudo técnico jogou a entrega para julho e, logo depois, as chuvas mudaram de novo o cronograma: desta vez para setembro e, mais uma vez, para 5 e outubro, aniversário de 28 anos do Botânico.

Serviço

Reabertura da estufa do Jardim Botânico. Solenidade terá show de luzes com a nova iluminação cênica.
Quando: 7 de novembro (nesta quinta)
Onde: Estufa do Jardim Botânico de Curitiba - Rua Eng. Ostoja Roguski – Jardim Botânico
Horário: A partir das 19h

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]