• Carregando...
Tropas do Exército estão a caminho das BRs 116, 277 e 101  no Paraná para auxiliar a PRF. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Tropas do Exército estão a caminho das BRs 116, 277 e 101 no Paraná para auxiliar a PRF.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Viaturas do Exército começaram a sair do quartel do 20.° Batalhão de Infantaria Blindado (20.º BIB), no bairro Bacacheri, em Curitiba, por volta das 14h desta terça-feira (29) para ajudar a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na escolta de cargas essenciais e no patrulhamento de pontos mais movimentados nas BRs 116, 277 e 101 no Paraná, e nas BRs 116, 101 e 282 em Santa Catarina. A operação é comandada pela 5ª Divisão do Exercito, em coordenação com a Marinha e a Aeronáutica.

A finalidade é permitir o escoamento de cargas essenciais à população durante a greve dos caminhoneiros, que chega nesta terça ao nono dia. Serão liberadas pelo Exército, além de combustíveis, cargas de insumos de saúde, produtos agropecuários e gêneros alimentícios. Os soldados vão escoltar essas cargas até os pontos e distribuição das cidades de grande e médio porte, como a Ceasa de Curitiba, que nesta terça fechou por falta de mercadoria para negociar.

- Tempo real - siga as informações do desabastecimento em Curitiba nesta terça

Nesta terça, o Exército já prestou apoio à Polícia Militar (PM) na escolta de uma carga de gás que saiu do centro de distribuição de combustíveis de Araucária, na região metropolitana.

No final de semana, tropas do Exército foram vistas nas ruas de Curitiba. Entretanto, segundo o comando da da 5ª Divisão de Exército, a movimentação era para concentrar as tropas no quartel do Pinheirinho para justamente os soldados prestarem apoio logístico nas estradas do Paraná e Santa Catarina. No domingo (27) mesmo, o Exército já havia prestado apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) na escolta de diesel para os ônibus do transporte público de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

- Leia também - Soldados do Exército doam sangue em Curitiba na crise de desabastecimento

Na última sexta-feira (25), o presidente Michel Temer editou um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), válido para todo o território nacional, para autorizar a atuação do Exército na greve dos caminhoneiros. Os militares vão atuar na desobstrução de estradas a fim de garantir o abastecimentos de insumos básicos para a população, como alimentos, remédios e combustíveis. O decreto valerá por dez dias, até 4 de junho. Entretanto, até agora, as Forças Armadas só foram utilizadas em operações logísticas de escolta.

Doação de sangue

Antes de saírem para as BRs, 35 soldados do 20.º BIB doaram sangue ao Hemobanco - o banco de sangue do governo do Paraná. A ação voluntária dos militares é para ajudar o estoque de hospitais durante a crise de desabastecimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]