• Carregando...
Trecho entre as ruas 24 de Maio e Desembargador Westphalen percorrem 500 metros. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Trecho entre as ruas 24 de Maio e Desembargador Westphalen percorrem 500 metros.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Começa a valer nesta segunda-feira (18) a faixa exclusiva para a circulação de ônibus na Rua André de Barros, no Centro. O trecho de implantação vai da Rua 24 de Maio até a Rua Desembargador Westphalen, percorrendo 500 metros em frente à Praça Rui Barbosa.

A mudança deve agilizar a circulação de veículos do transporte público de seis linhas convencionais (Água Verde/Abranches, Cristo Rei, Jd. Social/Batel, Juvevê/Água Verde, Rua XV/Barigui e Universidades), além da Linha Turismo e da Linha Direta Bairro Novo. Essas linhas transportam aproximadamente 15 mil pessoas diariamente.

“Apesar de ser um trecho pequeno, os ônibus demoram para passar ali. Como estava tendo muito atraso por causa das condições do trânsito, a Urbs fez essa solicitação. Fizemos o estudo e verificamos que só nesse trecho já devemos ter um ganho de tempo”, explica a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistela.

Leia também: Apaixonado pelos ônibus de Curitiba, jovem cria sua própria frota em miniatura

A faixa dos ônibus está instalada do lado direito da via e pode complicar a entrada de veículos na Rua André de Barros pela Rua Alferes Poli e pela Travessa Frei Caneca. A sugestão da prefeitura é de que os motoristas encontrem caminhos alternativos para evitar esse ponto. Além disso, para minimizar o impacto da mudança, a área de estacionamento ao lado da Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa, do lado esquerdo da rua, será aberta para o trânsito.

“Na política de mobilidade de Curitiba, a prioridade é para o transporte coletivo. Vai levar um tempo até os motoristas se acostumarem com essa nova faixa e esperamos que a população entenda da importância dessa ação”, completa Rosangela.

Os motoristas que precisarem acessar a Rua Desembargador Westphalen devem respeitar a linha tracejada pintada no asfalto (veja imagem abaixo). Ela se localiza próxima ao cruzamento.

Leia também: Motos barulhentas: Curitiba aperto o cerco contra escapamentos adulterados

Nos primeiros dias de funcionamento, agentes de trânsito vão orientar motoristas a partir das 7h para evitarem o lado direito da rua. Inicialmente não haverá punição para quem transitar na faixa. A partir de 4 de março, entretanto, as multas começarão a ser aplicadas no local. A infração é gravíssima e rende sete pontos na carteira de habilitação, além de multa de R$ 293,47.

Novas faixas

A Rua André de Barros é a sexta via de Curitiba a receber faixa exclusiva para o transporte coletivo. As ruas XV de Novembro, Marechal Deodoro, Conselheiro Laurindo, Desembargador Westphalen e Mário Tourinho já contam com o espaço, que também permite a circulação de táxis que estejam transportando passageiros.

A próxima via a receber a faixa é a Rua Alfredo Bufren/Amintas de Barros, entre as ruas Presidente Faria e General Carneiro. A extensão do trecho será de 750 metros e impactará linhas que transportam aproximadamente 41 mil passageiros por dia. São elas: Augusto Stresser, Canal da Música/Vista Alegre, Capão da Imbuia/Parque Barigui, Circular Centro, Detran/Vicente Machado, Itupava/Hospital Militar, Jd. Social/Batel e Novena, além de Bairro Alto/Santa Felicidade e Pinhais/Campo Comprido.

Motoristas devem ficar atentos à sinalização para acessar a faixa exclusiva.Reprodução/SMCS
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]