• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Tradicionais no futebol, os apelidos dos jogadores surgem pelos mais diferentes motivos: como características físicas, local de nascimento ou pela maneira de agir dentro de campo. No caso do paranaense Cícero Gomes de Oliveira, a alcunha de Fabuloso nasceu do talento em fazer belas defesas e virou praticamente um sobrenome. Não há quem escale o Londrina dos velhos tempos e não se lembre de Cícero Fabuloso usando a camisa 1 alviceleste.

Nascido em Santa Isabel do Ivaí, Cícero mudou-se para Londrina acompanhado da mãe e de 11 irmãos aos 15 anos, após o falecimento do pai, vereador e proprietário de um hotel no Noroeste do estado. Na nova cidade, todos os filhos começaram a trabalhar para ajudar a mãe, costureira, a sustentar a casa. Mas Cícero já manifestava o sonho de ser jogador de futebol nos campinhos de peladas das vilas Casoni e Santa Teresinha.

Descoberto pelo Londrina, defendeu as cores do Tubarão até ser contratado pelo Atlético Paranaense, em 1975. Naquela época, conheceu a curitibana Sônia, grande companheira de vida, que o acompanhou bravamente até o último momento. "Era 7 de setembro, desci para a praia com uma vizinha e ele também, convidado por um jogador do Rio de Janeiro, chamado Tião Marçal. E nos conhecemos lá, do nada", recorda. Casaram-se em 1978 e tiveram duas filhas, Áurea e Chalany.

Com passagens pelo Pinheiros, Operário, Marcílio Dias, Avaí e Cabofriense, Cícero se aposentou dos gramados aos 34 anos, quando foi ajudar o irmão em uma empresa de consórcio. Voltou ao futebol em 1999, para ser treinador de goleiros do Londrina. Mais tarde, passou a exercer a função no Nacional de Rolândia. "Era o que ele mais gostava de fazer, fazia com amor."

Nos momentos de lazer, gostava de treinar boxe nos fundos de casa e ajudava a esposa a cuidar do netinho João Gabriel, hoje com 4 anos. "Além de ser um grande profissional, era um paizão amoroso que dava muita força em casa", diz Sônia. Já debilitado por um câncer cerebral, contra o qual lutou bravamente desde o diagnóstico, em 2011, a última vitória do Fabuloso foi poder ter a netinha Luísa nos braços. "Ele olhou para ela, passou a mão. Estava esperando isso para partir." Deixa esposa, duas filhas e dois netos.

Dia 23 de junho, aos 59 anos, em decorrência de um tumor cerebral, em Londrina.

* * * * *

CURITIBA

Teresa Daisi Furtado, 67 anos, jornalista, filha de Estanislau Urban e Janina Urban. Sep. ontem.

Agatha Isabelly Ribeiro da Silva, 1 ano, filha de Bruna Ribeiro da Silva. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela da Igreja Quadrangular – Orleans.

Alceu Gonçalves, 76 anos, motorista, filho de Avelino Gonçalves e Maria Ferreira de Andrade. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

Amélia Maria Schultz, 56 anos, do lar, filha de Antônio Schultz e Lúcia Schultz. Sep. às 9 h, no Paroquial Colônia Orleans saindo da capela do mesmo.

Anna Snege, 88 anos, do lar, filha de Estefano Michalski e Sofia Michalski. Sep. ontem.

Antônio Alves Gomes, 78 anos, eletricista, filho de José Alves Gomes e Ana Maria de Jesus. Viúvo de Theodora dos Santos Gomes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica no Tatuquara.

Curt Horn, 81 anos, torneiro mecânico, filho de Eduardo Horn e Elsa Horn. Sep. ontem.

Delfina Marilda da Silva Xavier, 75 anos, comerciante, filha de Antônio Gomes da Silva e Carolina Gomes da Silva. Sep. às 16 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Donaide da Cruz Martins, 68 anos, do lar, filha de Luiza Maria da Cruz. Sep. ontem.

Francisca Nogueira Lemos, 92 anos, do lar, filha de José Nogueira e Silvina Ferreira Lemos. Sep. às 15 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Glaci Terezinha Teixeira, 61 anos, do lar, filha de Aristides Gonçalves e Maria de Lourdes Lara Gonçalves. Sep. às 16 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela Vaticano - Rubi

Helena da Rocha Pivatto, 72 anos, do lar, filha de José Januário da Rocha e Maria José da Rocha. Sep. às 16 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Helena Heupa, 70 anos, do lar, filha de Alberto Kurzawa e Angelica Kurzawa. Viúva de Sezefredo Heupa. Sep. ontem.

João Lemes de Sales Filho, 51 anos, filho de João de Sales e Bernardina Ferreira de Sales. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Barra do Bugre, MT.

João Maria da Cunha, 65 anos, marceneiro, filho de José da Cunha e Paulina da Cunha. Sep. às 9 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela da Associação do Bairro Vitoria Regia – CIC.

John Wesley Lima Alves, 22 anos, funileiro, filho de Valdeci Severino Alves e Natalia do Socorro Carvalho de Lima. Sep. ontem.

José Barbosa, 87 anos, pedreiro, filho de Manoel Barbosa e Ana Castorino Ribeiro. Sep. ontem.

José Carlos dos Santos Lacerda, 54 anos, funcionário público federal, filho de Emilia Pinto dos Santos e Emilia Pinto dos Santos. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais) , saindo da capela do mesmo.

José Derny Tavares do Nascimento, 54 anos, bancário, filho de José Osvarino do Nascimento e Therezinha de Jesus Tavares do Nascimento. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

José Vilmar Radziminski, 53 anos, funcionário público municipal, filho de Leonardo Radziminski e Marta Schimidt. Sep. ontem.

Jovelina Maria de Jesus, 88 anos, do lar, filha de Laudemiro Antônio de Souza e Rosalina Maria de Jesus. Sep. ontem.

Juvelina Dias, 44 anos, do lar, filha de Francisco Dias e Ivani de Goes Dias. Sep. ontem.

Kurt Vohringer, 75 anos, administrador, filho de Guilherme Vohringer e Mathilde Vohringer. Viúvo de Elisabeth Hahn Vohringer. Sep. no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Maicon Wilian dos Santos, 17 anos, balconista, filho de Vilmar Siqueira dos Santos e Anderleia Teresinha da Silveira. Sep. às 13 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais)

Marcos Antônio dos Santos, 36 anos, servente, filho de Alvino Machado dos Santos e Dinacir Biscaia. Sep. ontem.

Maria Barbosa Lucena dos Santos, 73 anos, zeladora, filha de José Luiz Barbosa e Isabel Alves Lucena. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical.

Maria da Graça Cordeiro Reczcki, 55 anos, do lar, filha de Valdemiro de Paula Cordeiro e Iracy Mendes Cordeiro. Sep. ontem.

Maria de Lourdes da Cruz, 56 anos, doméstica, filha de Turibio Teixeira da Cruz e Nair Ferreira da Cruz. Viúva de Antônio Borba. Sep. ontem.

Maria José de Almeida Chaves, 83 anos, do lar, filha de Arthur Gomes de Almeida e Rosalina da Conceição Almeida. Sep. às 16 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Mercedes Teixeira de Oliveira Stockler, 97 anos, do lar, filha de Acelino Teixeira de Oliveira e Elisa Motta de Oliveira. Viúva de Antônio Marcondes Stockler. Sep. ontem.

Neide Maria Carneiro Montanha, 84 anos, professora, filha de Antônio Carlos Carneiro e Ida de Oliveira Carneiro. Viúva deAliceu Montanha. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo de Siqueira Campos

Nelson Breme, 25 anos, servente, filho de Leonilda Breme. Sep. ontem.

Nereide Rodrigues de Oliveira, 43 anos, do lar, filha de Agostinho Rodrigues de Oliveira e Cacilda Araujo de Oliveira. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Redenção Bairro Alto.

Paulo José Ramos Alegre Alarcon, 84 anos, agente administrativo, filho de João Fernando Ramon Alegre Alarcon e Juvelina Ramos de Alegre Alarcon. Sep. ontem.

LONDRINA

Abrão Franco, 72 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio Quiroga Martins, 73 anos. Sep. ontem em Rolândia.

Benedicta Clarina Baratto, 72 anos. Sep. ontem em Cambé.

Bertha Jiran Queiroz, 89 anos. Sep. ontem em Londrina.

Circe da Silva Fabrício, 75 anos. Sep. ontem em Cambé.

Daniel Pedro, 51 anos. Sep. ontem em Londrina.

Eliedson Rodrigues da Silva, 30 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Terra Rica.

José Silva, 70 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Emília Alves, 63 anos. Sep. ontem em Londrina.

Paulo Francisco dos Santos, 75 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Rubens Saqueto, 73 anos. Sep. ontem em Londrina.

Sara Vitória do Espírito Santo. Sep. ontem em Cambé.

Teresinha Luvisoto Schitkoski, 80 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf – Londrina.

MARINGÁ

Agenor Correia Nascimento, 78 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ourizona, saindo da capela do mesmo.

Anna Mayoli Longuini, 90 anos. Sep. ontem em Cruzeiro do Oeste.

Cândida da Silva Ponci, 62 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

Carmelita de Almeida Pontes, 91 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Nova Esperança, saindo da capela 2 da Prever. Av. São José, 491 – Centro – Nova Esperança.

Gabriel Gonçalves Souza. Sep. ontem em Maringá.

Gilmar Sebastião, 35 anos. Sep. ontem em Peabiru.

Jacira Aparecida de Morais, 64 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever – nobre. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

João Marques Pereira, 75 anos. Sep. às 10h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

João Marques Pereira, 75 anos. Sep. às 10h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

João Rodrigues de Souza, 12 anos. Sep. ontem em Maringá.

João Wilson Soares, 55 anos. Sep. ontem em Marialva.

Maria Pedro Alves, 81 anos. Sep. ontem em Saltinho do Oeste.

Nilda Cordeiro Daniel, 87 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 2 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro –Arapongas.

Romair Oliveira Almeida, 71 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mambore, saindo da Rua Principal, s/n – Pensamento – Mambore.

FOZ DO IGUAÇU

Cristiano Peres, 21 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Fernando da Silva Nascimento, 24 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Georgina Jesus do Nascimento, 71 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela da Igreja Assembléia de Deus – Três Bandeiras – Foz do Iguaçu.

Hussein Jawad Chalhoub, 55 anos. Sep. no dia 29 de junho, em horário e cemitério a serem designados, no L[ibano.

João dos Santos Silva, 66 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

José Somavila Ferreira, 80 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em São Miguel do Iguaçu.

Maicon Francisco da Luz, 16 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]