• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Entre as inúmeras narrativas contadas por Diamantina estava a de como chegou a montar uma coleção de quase 3 mil xícaras de porcelana. Quem fosse visitá-la, em Umuarama (Noroeste do Paraná), primeiro tinha de observar as pequenas relíquias e depois ouvir um pouco da história de cada uma das peças. Assim, Diamantina aproveitava a pequena plateia e contava sua trajetória.

O início do pequeno tesouro surgiu em Concórdia (SC). Gaúcha de Santa Maria (RS), Diamantina foi morar ainda jovem no município do oeste catarinense. O destino a fez casar-se com Paulino e entrar para o ramo de comércio. Em 1938, montaram a primeira de muitas lojas de secos e molhados. De muitas amizades, Diamantina recebia as pequenas lembranças dos moradores que sabiam do gosto da comerciante, e que traziam os objetos das viagens que faziam, principalmente do exterior. Em 1966, a coleção de xícaras empreendeu a última viagem. Ao buscar novos horizontes comerciais, o casal Fontana decidiu mudar-se para Umuarama. E as xícaras ganharam um lugar definitivo, assim como Diamantina.

Foram tempos de muitas aventuras. Entre os relatos, o filho Renato relembra ter ouvido da mãe sobre as dificuldades no período de compras para abastecer o comércio. Diamantina acompanhava o marido desde a saída de trem de Marcelino Ramos (RS) até a Estação da Luz, em São Paulo. Diante das agruras das estradas quase inexistentes, na década de 40, o casal se obrigava a comprar um novo caminhão para trazer as mercadorias. Sem carroceria, Diamantina e Paulino compravam madeira e improvisavam um baú. As viagens duravam oito dias.

Com bom humor, Diamantina ainda dava risada com as piadas contadas pelos filhos ao lembrar dos "causos" do passado. Disposição e memória também eram outros atributos da velha nonna que, mesmo aposentada, não largava o balcão da Casa S. Catarina. Dizia ter nascido com vocação para o comércio. Até o último mês, ainda era possível vê-la conversando com os clientes. Entre os assuntos, claro, estava a coleção de xícaras. Viúva havia 12 anos, deixa quatro filhos, cinco netos e dois bisnetos.

Dia 1º, aos 97 anos, de câncer.

* * * * *

CURITIBA

Adalberto Pupo Martins, 73 anos, filho de Manoel Pupo Martins e Maria Adelaide Cordeiro. Sep. ontem.

Aldemir Carlos Pedao, 59 anos, enfermeiro, filho de Heitor Pedao e Bernardina Pedao. Sep. ontem.

Aldrovando Francisco Rosa, 75 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Adolfo Francisco Rosa e Maria da Conceição Rosa. Sep. às 14 h, no Cemitério parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Almiro Paulo de Souza, 62 anos, cobrador de ônibus, filho de Marcelino Lemes de Souza e Jandira Soares de Souza. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Altair da Conceição, 70 anos, enfermeiro, filho de Maria Luiza da Conceição. Sep. ontem.

Anna Orlanda Bertolin Fantinato, 99 anos, do lar, filha de Antônio Bertolin e Thereza Ceccon. Sep. ontem.

Anna Przygoda, 88 anos, do lar, filha de Gregorz Arzanik e Maria Arzanik. Sep. ontem.

Antônio Jerônimo Costa Lima Júnior, 49 anos, autônomo, filho de Antônio Jerônimo Costa Lima e Sanir Iracema Tetto Costa Lima. Sep. ontem.

Antônio Thadeu Woss, 61 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Nercia Ramos. Sep. ontem.

Arlindo Antônio da Rosa, 75 anos, segurança, filho de Antônio da Rosa e Emília Maria Pedro. Sep. ontem.

Bárbara Betim Barbosa, 1 dia, filha de Felipe Leonardo Barbosa e Vânia de Fátima Betim Barbosa. Sep. ontem em Ponta Grossa.

Carlos Roberto Zarins Karam, 53 anos, comerciante, filho de Hissmet Karam e Ivone Marlene Zarins. Sep. em horário a ser designado, no Crematório (Ass. Beneficente Jardim da Saudade), saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais).

Célia Antônia Alves Natel Zanlutti, 54 anos, do lar, filha de João Zanlutti e Maria Alves Natel Zanlutti. Sep. ontem.

Claudete Martins Almeida, 55 anos, professora, filha de Gelson José Martins e Izaura Bernardo Martins. Sep. às 10h30, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Vaticano – Rubi.

Diaulo Lagos, 69 anos, autônomo, filho de Nabor Lagos e Carmelita da Fonseca Lagos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Domingas Veiga dos Santos, 78 anos, do lar, filha de Clara Maria Rodrigues. Sep. ontem.

Eriel Roger Lopes Ferreira, 32 anos, motorista, filho de Pedro Lopes Ferreira Filho e Dalvina de Godói Ferreira. Sep. ontem.

Evalina da Silva Cordeiro, 72 anos, do lar, filha de Tertuliano Morais da Silva e Ester Oliveira da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Fábio Caetano da Silva, 31 anos, auxiliar de produção, filho de Antônio Caetano da Silva e Izilda da Graça Silva. Sep. às 9 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Fernanda Maria de Menezes Monteiro, 71 anos, vendedora, filha de Antônio Zeferino Menezes e Adria Rutigliano. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela do Cemitério Vertical.

Generoso de Miranda Fragoso, 60 anos, auxiliar de transportes, filho de José Soares Fragoso e Izaura Inácia de Miranda. Sep. ontem.

George Wiest, 86 anos, funcionário público federal, filho de Guyilherme Wiest e Maria Wiest. Sep. às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do Cemitério Água Verde.

Herculano Azaias Ramos, 80 anos, auxiliar de produção, filho de Zaias Ramos Nogueira e Maria José de Jesus. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Iria Ferrandin Antonello, 1 mês, filha de José Ferrandin e Arpalice Ferrandin. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Casa Mortuária dos Idosos – Irani, SC.

Ivoni de Freitas, 53 anos, carpinteiro, filho de Almi Venâncio de Freitas e Lides Cândida da Fonseca. Sep. às 15 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Joanna Scremin, 95 anos, do lar, filha de Antônio Scremin e Mariana Scremin. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Joaquim Prestes Medeiros, 66 anos, servente, filho de Eduardo Prestes Medeiros e Josefa Fernandes. Sep. ontem.

Joaquim Silva de Oliveira, 83 anos, pedreiro, filho de Alcino Silva de Oliveira e Rosa dos Santos de Oliveira. Sep. ontem em Araucária.

Jocenildo Aparecido de Oliveira, 24 anos, pedreiro, filho de Aparecida das Dores de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo).

Josefa Vilas-Boas da Cruz, 72 anos, do lar, filha de João Vilas Boas e Euflosina Belo de Jesus. Sep. às 13h30, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.

Juciely Kischel Blausius, 1 ano, filha de Juseli Senes Blausius e Sílvia Caceres Kischel. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Diamante do Oeste.

Júlio César Farias, 31 anos, autônomo, filho de Waldemar Farias e Marli Gorete Alves de Moura. Sep. ontem.

Lauro Crespim da Silva, 65 anos, mecânico, filho de Guilarindo Crespim da Silva e Marcelina Bento Leão da Silva. Sep. ontem.

Maria dos Santos Pereira, 84 anos, do lar, filha de José Galdino dos Santos Filho e Anna Lúcia dos Santos. Sep. ontem.

Maria Ipolito dos Santos Araújo, 85 anos, do lar, filha de Jerônimo Ipolito dos Santos e Elibia Farias de Arruda. Sep. às 15 h, no Paroquial do Abranches, saindo da capela do mesmo.

Maria Schichl, 80 anos, do lar, filha de Guilherme Wasen e Agata Stronk. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Maria Vosginski Ianes, 95 anos, do lar, filha de João Vosginski e Margarida Vosginski. Sep. às 13 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Neiva Ribeiro Said, 84 anos, do lar, filha de Oscar Sebastião Ribeiro e Faride Vieira Ribeiro. Sep. ontem.

Noêmia Benta dos Santos Fiedler, 86 anos, zeladora, filha de Praxades Bento dos Santos e Maria Atanasia de Jesus. Sep. ontem.

Olinda Soares Quirino dos Santos, 73 anos, do lar, filha de Francisco Claro Quirino e Benedita Maria Aparecida. Viúva de Sebastião dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), saindo da capela Bom Pastor – Pinhais.

Pietro Di Bernardo, 80 anos, marceneiro, filho de Giuseppe Di Bernardo e Germira Zilli. Sep. ontem.

Ricardo David Basto de Oliveira, 32 anos, analista de contabilidade, filho de David Basto de Oliveira e Helita Francisca da Silva Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade I – Portão.

Rosemar Vieira Costa, 29 anos, do lar, filha de Antônio Vieira Costa e Maria Aparecida dos Santos. Sep. ontem.

Rubens Rodrigues Miranda, 83 anos, empresário, filho de João Innocencio de Miranda e Liceria Rodrigues Miranda. Sep. ontem.

Salvador Emílio Stubing Díaz, 85 anos, marceneiro, filho de Júlio Stubing Cespedes e Emília Díaz Castro. Sep. ontem.

Uwalton Ferreira de Souza, 82 anos, comerciante, filho de Cezario Ferreira do Nascimento e Aclinezia Souza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Waldomiro de Abreu, 53 anos, segurança, filho de Felisbino Soares de Abreu e Maria da Conceição de Abreu. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Wesley Moreira Vidal, 21 anos, engenheiro, filho de Wilson NMoreira Vidal e Rosinete das Neves Cristo Vidal. Sep. ontem em Araucária.

William Augusto Pereira, 21 anos, servente, filho de Vitor Augusto Cordova Pereira e Isabel de Fátima Felipe Pereira. Sep. ontem em Rio Negro.

Yasmin Iagla de Souza, 1 ano, filha de Edilson Boeno de Souza e Suzana Iagla da Rosa Souza. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Palmital.

Zeneide Batista de Lara, 69 anos, auxiliar de limpeza, filha de José Ribeiro Batista e Dolores Vilanova Batista. Sep. ontem.

LONDRINA

Aparecido Cardoso de Moraes, 64 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo do salão do Conjunto Maria Cecília. Rua Pastor Nestor do Carmo, 111 – Londrina.

Aparecido Norato Claro, 50 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Lerroville – distrito de Londrina, saindo da capela do mesmo.

Arany Mascaro Garcia Molina, 89 anos. Sep. ontem em Londrina.

Aristides Pereira Dias, 65 anos. Sep. ontem em Londrina.

Carolina Davoglio, 92 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Ibiporã.

Delfino da Silva, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.

João Pereira de Souza, 75 anos. Sep. ontem em Londrina.

José da Silva, 77 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua José Assumpção, 88 – Parigot de Souza II – Londrina.

José Dantas, 67 anos. Sep. ontem em Rolândia.

Julia Lopes Castellano, 84 anos. Sep. ontem em Cambé.

Maria de Lourdes Siqueira, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Erondina de Jesus, 68 anos. Sep. ontem em Londrina.

Norival de Melo, 65 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Bandeirantes.

Pedro Santaella Kaster, 9 anos. Sep. ontem em Londrina.

Valeria Otilia Garcia Gonçalves, 40 anos. Sep. ontem em Londrina.

Vanoli Acosta Fernandes, 77 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Adalto Torres Meneguetti, 58 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mandaguaçu, saindo da capela Céu Vida – Rua C – Mandaguaçu.

Adelina Amorim Reis. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Itambé, saindo da capela do mesmo.

Albertina Boa Sorte Dias, 88 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

Ângelo Bassetto, 58 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Nova Esperança, saindo da capela 1 da Prever. Av. São José, 491 – Centro – Nova Esperança.

Apparecida Costa da Cunha, 90 anos. Sep. ás 17 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Av. Central – Centro – Mandaguari.

Ary Rubin, 77 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Paranapoema, saindo da Rua Timburi, 315 – Centro – Paranapoema.

Chiyoko Yokoyama Yamamoto, 87 anos. Sep. ontem em Maringá.

Douglas Eledir Guiroto, 35 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Mandaguaçu, saindo da Rua Sete de Setembro – Centro – Mandaguaçu.

Jair Bigetti, 61 anos. Sep. às 9h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

João Celestino de Azevedo Sobrinho, 64 anos. Sep. às 9h30, no cemitério municipal de Marialva, saindo da capela 1 da Prever. Rua Mohamed Kallil, 49 – Centro – Marialva.

José Alves Barbosa, 89 anos. Sep. às 10h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever de Maringá/Alvorada. Av. Pedro Taques, 3.397 – Jardim Alvorada – Maringá.

José Prata, 72 anos. Sep. ontem em Maringá.

Lauro Nogueira, 90 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da Rua Duque de Caxias, 120 – Jardim Lar Paraná – Campo Mourão.

Luiz Pinheiro de Mello, 80 anos. Sep. ontem em Maringá.

Maria Gonçalves de Paula, 59 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Iretama, saindo da capela do mesmo.

Osilho Melão, 82 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Cianorte, saindo da capela do Jacomo. Avenida América – Centro – Cianorte.

Reginaldo Sdaniuk Fernandes, 41 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Salviano Inácio de Gouveia, 86 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da Rua Faisão, 609 – Jardim Tropical I – Campo Mourão.

FOZ DO IGUAÇU

Alberto Rudolfo Bamberg, 84 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

Claudinei de Jesus Nunes, 33 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Luiza da Silva Guimarães, 71 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Maria Aparecida Feitosa, 50 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]