• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Se perguntassem a João Ney quais eram as cores da vida dele, é bem provável que a resposta fosse "preto e branco". As razões são várias: o preto-e-branco do Operário Ferroviário Esporte Clube de Ponta Grossa (Campos Gerais), o "preto no branco" dos documentos que faziam parte da sua rotina de funcionário público estadual e, também, por serem essas as cores do hábito de Santa Teresinha do Menino Jesus, de quem sempre foi devoto. Nascido em Piraí do Sul, em 1932, já na infância ele se acostumou a ouvir as conversas entre os clientes da barbearia que o pai tinha na cidade, especialmente aquelas cujos temas eram futebol e política, coisas que fariam parte da vida dele mais tarde. Mudou-se com a família, ainda menino, para Ponta Grossa. A paixão pelo futebol fez com que fosse admitido como goleiro do Operário, time cuja camisa defendeu entre 1950 e 1962, ano em que surgiu uma oportunidade de emprego público, mais estável, que o fez abandonar a carreira de jogador. Enquanto trabalhava como fiscal da Receita Estadual em Ponta Grossa, formou-se advogado pela Faculdade Estadual de Direito do Município. Por muitos anos, foi professor de Direito Penal na UEPG. Na Receita Estadual, ele chegou a exercer o cargo de delegado regional e, utilizando a larga experiência que adquiriu na área fiscal, exerceu o cargo de secretário municipal de finanças de Ponta Grossa nos mandatos dos prefeitos Luiz Gonzaga Pinto (1973 a 1975) e Pedro Wosgrau Filho (1989 a 1992). O filho Luciano Marçal, inspirado por João, também foi goleiro do Operário (entre 1979 e 1983). Ele conta que, mesmo longe dos gramados, o pai continuou sendo apaixonado pelo futebol, pelo "Fantasma de Vila Oficinas" e pelo "timão". "Ele chegou a ver uns jogos do Corinthians em São Paulo e em Curitiba", lembra o filho. Em 58 anos de casamento com Sílvia, foram raros os dias em que João e ela não se viram. "O pai sempre dava um jeito de estar com a família reunida todos os dias. Era do que ele mais gostava na vida". Deixa viúva, seis filhos, 13 netos, um bisneto e três irmãos.

Dia 7, aos 79 anos, de parada cardiorrespiratória, em Ponta Grossa.

* * * * *

CURITIBA

Adão Celso Maia, 50 anos, pedreiro, filho de Evaristo Rodrigues da Maia e Maria das Dores de Lima. Sep. ontem.

Alex Antunes da Paz Martins, 3 meses, filho de Alexander da Paz Martins e Cristiane Aparecida Rodrigues. Sep. ontem.

Alice Von Kruger Tomé, 85 anos, do lar, filha de Benedito Tomé e Maria Alves de Faria. Sep. às 13 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Paroquial do Abranches.

Anderson Rodrigo de Souza, 24 anos, impressor, filho de Moacir de Souza e Sirlene Maria de Souza. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja do Castelo Branco – Apucarana.

Bernadete Lourdes Panegaz Terres, 47 anos, salgadeira, filha de Ítalo Panegaz e Maria Nava Panegas. Sep. às 9h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Comunidade Volta do Luciano – Chopinzinho.

Daniel Silvestre Russi, 89 anos, comerciante, filho de Adolfho Albine Russi e Maria do Carmo Delgado Russi. Sep. ontem.

Darlan Luís de Oliveira, 48 anos, motorista, filho de Anolice de Oliveira e Vergilina Duarte de Oliveira. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Diego dos Santos Guerber, 23 anos, soldador, filho de Luiz Wilson Guerber e Marilene Vasco dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal da Lapa.

Elvira Alves Duffeck, 72 anos, do lar, filha de Juvenal Alves dos Santos e Natividade Alves dos Santos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Emilly Vitória da Silva Cláudio, 12 dias, filha de David Cláudio e Priscila Tarachuka Zander da Silva. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Paz – Boqueirão.

Ermelina Martins de Quadros, 83 anos, do lar, filha de Maria Rosa Martins e Eugênio Alves de Quadros. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela Gramado – Jardim Gramado – Almirante Tamandaré.

Félix Gerchewski, 74 anos, metalúrgico, filho de Ignácio Gerchewski e Helena Damanski Gerchewski. Sep. ontem.

Gustavo de Souza Brizola, filho de André Brizola e Franciele Cardoso de Souza. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

Hans Klassen, 79 anos, almoxarife, filho de Johann Klassen e Anna Klassen. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Irmãos Menonitas – Boqueirão.

Jeanete de Oliveira, 71 anos, do lar, filha de Manoel de Oliveira e Norma de Lara Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Joaquim Senhorini Caron, 2 dias, filho de Aroldo Galli Caron Neto e Mariana Senhorini Caron. Sep. ontem.

José Aparecido Braz, 56 anos, pedreiro, filho de Alcides Braz e Benedita Cândido Braz. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida.

Lindamir de Paula Pereira, 63 anos, do lar, filha de Isidoro de Paula e Izaura de Paula. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Associação de Moradores das Moradias Belém – Boqueirão.

Luciana Maria da Silva Von Araújo, 33 anos, do lar, filha de Lucimar Pedro da Silva e Maria José da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Japira.

Nicole Pereira Mendes, filha de Alexandro Marcelo Mendes e Kauana Letícia Pereira Mendes. Sep. ontem.

Olímpia Ribeiro, 79 anos, do lar, filha de Onofre Custódio Ribeiro e Francisca Alves Ribeiro. Sep. ontem.

Orival Zimath, 63 anos, pintor, filho de Bernardo Zimath e Maria Madalena Zimath. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Ascurra, SC.

Orlando de Ramos, 77 anos, borracheiro, filho de José de Ramos e Maria Schreiber de Ramos. Viúvo de Haide de Paula Ramos. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Oswaldo Cavallari, 88 anos, militar, filho de Antônio Cavallari Sobrinho e Júlia Cavallari. Sep. ontem.

Rosalina Vanel dos Santos, 64 anos, do lar, filha de Saturnino José Vieira e Helena Vanel. Sep. ontem.

Rubens José Banach, 68 anos, cobrador de ônibus, filho de Domingos José Banach e Estenislava Banach. Sep. ontem.

Sit Kwan Chen The, 77 anos, do lar, filha de KJwan Wen Cheb e Lee Chu Ei. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano.

Sophia Bolzani, 93 anos, do lar, filha de Antônio Wudarski e Verônica Mudarski. Viúva de Agenor Bolzani. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Vilmar Walesko, 45 anos, comerciante, filho de Roque Malesko e Estelinha Depka Malesko. Sep. ontem.

Yoshio Nagata, 89 anos, empresário, filho de Torazo e Hisao Nagata. Sep. ontem.

LONDRINA

Afonso Gomes dos Santos, 61 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Aldo Hiroshi Inoue, 63 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da capela 1 da Acesf – Paranavaí.

Benedito Matias Manoel, 65 anos. Sep. ontem em Londrina.

Cirlene Fortunato. Sep. ontem em Rolândia.

Geni Colleti Dias, 64 anos. Sep. ontem em Andirá.

Joel Pires Duarte, 52 anos. Sep. ontem em Londrina.

Kazuo Ishizaki, 90 anos. Sep. ontem em Cambé.

Luiz Renato de Mello Coelho, 59 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Apparecida de Andrade Andrighetto, 79 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Nelci Aparecida de Oliveira, 51 anos. Sep. ontem em Centenário do Sul.

Odalio Gomes da Silva, 76 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Orlando Narcizo, 55 anos. Sep. ontem em Londrina.

Perpétua Aparecida Miranda, 68 anos. Sep. ontem em Londrina.

Rosa Bernine Fernandes, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

Rosa Fernandes da Silva, 72 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua Luís Carlos de Castro Costa, 36 – Conjunto Luiz de Sá – Londrina.

Sebastião Martins de Oliveira, 71 anos. Sep. ontem em Londrina.

Vera Lúcia Clementino, 39 anos. Sep. ontem em Londrina.

Yasushika Suzuki, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Anderson Rodrigo de Souza, 24 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Apucarana.

André Santolaia Lantico, 89 anos. Sep. ontem em Astorga.

Aristides Capelli, 85 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Aristides Pereira, 100 anos. Sep. ontem em Marialva.

Bernardino Filho dos Santos, 56 anos. Sep. no dia 2 de maio, em horário a ser designado, no cemitério municipal de Perobal, saindo da Av. Principal – Centro – Perobal.

Danilo Khalil Nader, 37 anos.Sep. ontem em Maringá.

Emília Fernandes Correa, 67 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Geni Colleti Dias, 64 anos. Sep. ontem em Andirá.

Getúlio de Jesus Nunes, 69 anos. Joana Zaiatz, 81 anos. Sep. ontem emPalmital.

Ivanir Valdivieso Moura, 66 anos. Sep. ontem em Nova Esperança.

Marcos Vinícius Monteiro, 40 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Alto Paraná, saindo da Av. Central – Centro – Alto Paraná.

Maria Clara Carniel, 76 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Mário Rinaldi, 59 anos. Sep. ontem em Marialva.

Osvaldo Tino, 77 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Sebastião Bores Tavares, 96 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

FOZ DO IGUAÇU

Eloísa Mariane Ariostaque Antunes, 14 anos. Sep. ontem em Três Lagoas – Foz do Iguaçu.

Ivan Roberto Hanysz, 40 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo – Foz do Iguaçu.

Maria do Carmo Silva Medeiros, 82 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 2 do Cemitério São João Batista – Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]