• Carregando...
 | Felipe Santos
| Foto: Felipe Santos

Qual é a idade indicada para um filho deixar a casa dos pais? João não pensou muito nisso quando, aos 14 anos, mudou-se sozinho de Canoinhas (SC) para Ponta Grossa (nos Campos Gerais). A busca pela independência começou cedo e não foi fácil, ainda mais numa cidade onde não tinha parentes. Logo que chegou, saiu à procura de um emprego. Acabou achando uma vaga na Casa Duque de Caxias, no centro da cidade, o armazém da família Woitowicz que vendia de tudo. Durante muito tempo, o menino João morou num quartinho que ficava nos fundos da loja. Sempre pensando no futuro, economizava tudo o que podia. Na juventude, foi aluno da tradicional Academia Ponta-grossense de Comércio (atual colégio Sepam), onde aprendeu técnicas que lhe permitiram ganhar, ainda mais, a confiança dos patrões. Mais tarde, acabou se tornando sócio da Casa Duque de Caxias. Foi em Ponta Grossa, também, que conheceu a moça com quem teria três filhos e passaria 49 anos casado, Tarcila Maria Martins Pizyblski. Ele tinha orgulho da família e da carreira, mas não ostentava isso. Segundo o filho do meio, Maurício, o pai nunca deixou de lado o seu jeito "simplão" e bem humorado. Apesar disso, era exigente no acompanhamento da vida escolar dos filhos, que cresceram trabalhando na loja com o pai. Há cinco anos, prestes a comemorar as Bodas de Ouro, João perdeu a esposa Tarcila. Segundo a nora, Marilene, mesmo com o apoio dos filhos, ele preferiu encarar a dor sozinho, com força similar à que teve para se mudar, sem ninguém, para Ponta Grossa. Maurício conta que as rodadas de caxeta, no fim de tarde, vão ficar desfalcadas. Deixa três filhos e seis netos.

Dia 22 de outubro, aos 86 anos, de embolia pulmonar

* * * * *

Curitiba

Aldanyr Mendes e Silva, 82 anos, do lar, filha de Arnoldo Mendes e Hermínia Mendes. Viúva de Reny de Paula e Silva. Sep. ontem.

Alzira Ronchi Batista, 69 anos, do lar, filha de João Ronchi e Helena Costa. Sep. às 16 h, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.

Anna Lobeiro Sanita, 83 anos, do lar, filha de Bento das Neves Lobeiro e Dozinda Lobeiro. Viúva de Maurílio Sanita. Sep. ontem.

Anna Maria Camargo Ferreira, 87 anos, do lar, filha de Ildephonso Camargo Ferreira e Jovina Gonçalves de Oliveira. Sep. ontem.

Bianca Taborda Silva, 4 meses, filha de Sandro Rodrigo de Assis Silva e Elisangela Cristina Taborda Silva. Sep. ontem.

Caio Ruan dos Santos Saraiva, 1 mês, filho de Eleandro Saraiva e Maria Ester Andrade dos Santos. Sep. ontem.

Claudio Luiz Veiga, 49 anos, pintor, filho de Alfredo Veiga e Alzira Veiga. Sep. ontem.

Demetrio Carneiro, 72 anos, soldador, filho de Natalia Carneiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), saindo da capela Bom Jesus, em Piraquara.

Demétrio Voneschkiv, 65 anos, filho de Miguel Voneschkiv e Joana Olinek. Sep. ontem.

Diógenes Luiz Spinato, 59 anos, funcionário público estadual, filho de Aristides Siegfredo Spinato e Cecília Barreto Spinato. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Edgard Tozo, 83 anos, comerciante, filho de Victorino Victor Tozo e Rosinha Tozo. Sep. às 16h30, no Cemitério Municipal, saindo da capela do mesmo.

Geny Affonso Puglielli, 83 anos, do lar, filha de José Affonso Primo e Izaura Egger Affonso. Sep. às 13 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela Vaticano – Diamante.

Ilka Nicéia D. Aquino Oliveira Teixeira, 52 anos, fisioterapeuta, filha de Raimundo de Assis Gonçalves e Semiramis Aquino Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Iracema Bonfim, 67 anos, do lar, filha de Laurindo Ribas Bonfim e Maria das Dores. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Jesus Martins de Oliveira Rosa, 83 anos, do lar, filha de José Martins de Oliveira e Maria Cândida dos Santos. Sep. às 17 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais).

João Carlos da Silva Ribeiro, 71 anos, químico, filho de João Antônio Ribeiro e Maria de Lourdes da Silva Ribeiro. Sep. ontem.

Jorge Agostinho de Paula, 68 anos, lavrador, filho de Antônio Agostinho de Paula e Ana Francisca Alexandrina de Paula. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Paranaguá.

Luiz Carlos de Castro, 59 anos, pedreiro, filho de Orlando de Castro e Maria Aparecida Reis. Sep. ontem.

Maria Dalila Pinto, 65 anos, do lar, filha de Elias Cheutchuk e Maria Cheutchuk. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

Maria das Graças de Paula, 62 anos, doméstica, filha de José Batista de Paula e Maria Aparecida Felix. Sep. ontem.

Maria Lúcia Rubini Trovão, 62 anos, professora, filha de Álvaro Antônio Rubini e Cleonice Guimarães Rubini. Sep. ontem.

Nílton Alves Rodrigues, 71 anos, técnico, filho de Eugênio Pimentel e Susana de Castro Alves. Sep. às 16h30, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Osvaldo da Silva, 68 anos, servente, filho de Dionísio da Silva e Adahyr Jacinto da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Borda do Campo (São José dos Pinhais)

Paulo Antônio Campolim Luna, 46 anos, filho de Mauro Luna Filho e Ady Campolim Luna. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela da Luz.

Pawel Piotrowski, 78 anos, filho de Jan Piotrowski e Irena Kaczmarex. Sep. no dia 31 de outubro, em horário a ser designado, no cemitério de Bateias (Conceição da Meia Lua).

Sarah Feiges, 83 anos, do lar, filha de Henrique Melnick e Clara Melnick. Sep. ontem.

Tatiani Gonçalves de Lima, 35 anos, comerciante, filha de Francisco Gonçalves e Dirce Gonçalves. Sep. ontem.

Vitória Cordeiro, 9 meses, filha de Silmara Martins Cordeiro. Sep. ontem.

Wilson Mario Pereira, 72 anos, dentista, filho de Joaquim Vicente Pereira e Geny Calil Pereira. Sep. ontem.

Maringá

Agileu Costa, 76 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Cristo Rei, saindo da capela 3 da Aserfa. Rua Osório Ribas de Paula, s/n – Centro – Apucarana.

Dalcia Regina Andrade Teixeira, 59 anos. Sep. ontem em Londrina.

Enoch Monteiro da Silva, 73 anos. Sep. ontem em Maringá.

Ernandes Virgulino dos Santos, 76 anos. Sep. ontem em Maringá.

Irene da Silva Rosa, 69 anos. Sep. ontem em Engenheiro Beltrão.

Ivan Deusdart Costa, 29 anos. Sep. ontem em Planaltina.

João Molina, 78 anos. Sep. ontem em Cianorte.

José Carlos Stangari, 61 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever de Maringá/Alvorada. Av. Pedro Taques, 3.397 – Jardim Alvorada – Maringá.

José Gonçalves Marques, 88 anos. Sep. ontem em Cruzeiro do Oeste.

José Maximiano Filho, 81 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Paranavaí, saindo da Rua Aristides Lobo, 701 – Jardim São Jorge – Paranavaí.

Juvenal Félix das Chagas, 32 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Altônia.Luís Antônio Paolicchi, 54 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Moreira Sales.

Maria Olinda Campos Alvim, 68 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Marilisa Ravelli Cabrini, 47 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 7 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Sakiko Otta Sato, 69 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 4 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Sebastiana Padilha da Cruz, 74 anos. Sep. ontem em Apucarana.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]