• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

O país pentacampeão mundial de futebol ainda não havia vencido nenhuma Copa do Mundo quando, em 1954, o menino Rubens Sampaio começou sua carreira no esporte dos gramados. Filho de um militar, ele nasceu no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Quando tinha 4 anos, a família se mudou para Porto Alegre (RS). Ainda na infância, ele ingressou na escolinha de futebol do Internacional, onde começou sua trajetória de sucesso no meio-campo. O jeito ágil e estratégico de jogar proporcionou ao armador Rubens passagens célebres em todas as equipes das quais fez parte. Em 1960, ainda pelo Internacional, teve a oportunidade de jogar uma partida amistosa contra a seleção do Uruguai em Montevidéu. O time gaúcho sofreu uma derrota de 4 a 1, mas não deixou barato e na revanche, em Porto Alegre, venceu os uruguaios por 3 a 2.

Ainda no Rio Grande do Sul, Rubens jogou em um time da cidade de Ijuí, no Grêmio Flamengo de Caxias do Sul e no Juventude, também de Caxias. Em 1963, ele foi contratado pelo Guarani Esporte Clube de Ponta Grossa (Campos Gerais), que fazia parte da Série A do futebol paranaense naqueles idos. Depois de aproximadamente três anos no "Bugre", como também era conhecido o clube, Rubens foi contratado pelo time que fora o maior rival do Guarani: o Operário Ferroviário Esporte Clube, o "Fantasma", no qual permaneceu até 1968. No ano seguinte, Rubens passou a integrar o Caramuru, de Castro, e em 1970 viajou para o Canadá. "Essa temporada no exterior foi uma das experiências mais importantes na vida profissional do meu pai. Ele foi estudar inglês e aperfeiçoar seus conhecimentos na área de Educação Física", conta o filho Royce.

Nos seis anos no Canadá, Rubens fez parte do time de futebol Ottawa Tigers e disputou partidas contra times de diversos países como Polônia, Finlândia, Estados Unidos e Portugal. O olhar de estrategista – fundamental no trabalho de um bom armador – também foi muito útil quando Rubens retornou a Ponta Grossa, em 1976, e resolveu apostar no empreendedorismo. "Ele sempre procurava fazer tudo do jeito mais sério e seguro possível. Por outro lado, era muito bem humorado", lembra o filho. O futebolista acabou tendo sucesso tanto na pizzaria O Forno – que chegou a receber o ídolo Mané Garrincha – quanto na escola de natação Peixinho. Ambos se tornaram estabelecimentos tradicionais de Ponta Grossa.

Rubens também foi coordenador do Departamento de Esportes do Serviço Social do Comércio (Sesc) e professor de Educação Física nos colégios São Luiz, Pax e Verbo Divino. A bola diminuiu bastante, o campo aumentou de tamanho, mas a habilidade de Rubens continuou a mesma quando ele passou a se dedicar ao golfe. Em 1983, ele foi um dos fundadores do Golf Clube de Ponta Grossa. Rubens foi casado por 47 anos com Maria Tereza, sua grande companheira. Deixa a viúva, dois filhos e um neto.

Dia 22 de dezembro de 2013, aos 73 anos, de câncer, em Ponta Grossa.

* * * * *

Adelia Joana Antunes, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Raimundo Pereira da Fonseca e Maria Lucia de Jesus. Sepultamento às 11 h, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo de Vertical.

Anita Koga Farencena, 67 anos. Profissão: balconista. Filiação: Kiozaburo Koga e Missao Koga. Sepultamento às 9 h, Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da Capela Municipal do Água Verde - Cap. 01 do Água Verde.

Antonia Dimidova, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Basilio Smolin e Tatiana Smolina. Sepultamento ontem.

Apolonia Chicora Lipka, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Wadislao Chicora e Adelaide Chicora. Sepultamento ontem.

Arino dos Passos Ribeiro, 48 anos. Profissão: motorista. Filiação: Bertoldo Antônio Ribeiro e Custodia dos Passos Ribeiro. Sepultamento às 10 h, em local a definir, saindo de Igreja Evangelica Assembleia de Deus Distrito Quatro,.

Belchior Alves de Oliveira, 82 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Manoel José da Sabino e Rita Jenuina de Jesus. Sepultamento ontem.

Celia Fatima de Lima, 46 anos. Profissão: auxiliar limpeza. Filiação: Manoel Airton de Lima e Escolastica Cardoso de Lima. Sepultamento ontem.

Domingos José de Oliveira, 62 anos. Profissão: carteiro. Filiação: Lindolfo Ramalho de Oliveira e Maria Cândida de Oliveira. Sepultamento ontem.

Donizeti Aparecido Dias, 58 anos. Profissão: ferramenteiro(a). Filiação: Antônio Custodio Dias e Joana Fernandes Dias. Sepultamento ontem.

Dorfina Camargo Schultz, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Camargo e Maria da Gloria Batista. Sepultamento ontem.

Edmar Vargas Silveira, 59 anos. Profissão: operador(a) máquinas. Filiação: Valdemar Manoel Vargas Silveira e Aumerinda Rodrigues Silveira. Sepultamento ontem.

Elisabete Aguiar de Oliveira, 65 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Acacio de Aguiar e Helena Camejo de Aguiar. Sepultamento ontem.

Eva Portela Asinelli, 93 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Francisco Portella e Lucia C de Almeida. Sepultamento ontem.

Hannouf Farha Tannous, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Farhat Tannous e Rahme Tannous. Sepultamento ontem.

Izaura Pereira de Almeida, 87 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Antônio Delfino Pereira e Maria Abadia Pereira. Sepultamento ontem.

João Pasqueto, 65 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Francisco Pasqueto e Geralda de Paula Pasqueto. Sepultamento ontem.

Jucemara Ferreira Martins, 46 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: João Ferreira Martins e Alzira Machado Martins. Sepultamento ontem.

Julieta Vieira da Rocha Pracz, 84 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Agostinho José da Rocha e Francelina Vieira da Rocha. Sepultamento às 17 h, Municipal Santa Cândida, saindo da Capela da Luz N2.

Maria Augusta dos Santos, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria Clara Faria. Sepultamento hoje, Municipal do Boqueirão, saindo de residência.

Maria Dolores Bonacif, 89 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Jorge Bonacif e Genoveva Bonacif. Sepultamento ontem.

Maria Izabel da Silva, 89 anos. Profissão: funcionario publico estadual. Filiação: Horacio Silva e Epomina Silva. Sepultamento ontem.

Venceslau Dombroski, 84 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Francisco Dombroski e Maria Dombroski. Sepultamento ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3313-5772.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]