• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

O curitibano Harved João Schlenker era homem dado a rotinas. Por mais de seis décadas, administrou o comércio de artefatos de couro Schlenker & Cia., na Travessa Alfredo Bufren, 41, no centro velho da capital paranaense. De segunda a sexta-feira, sempre às 7 horas, estava lá. Tinha de chegar cedo para atender os sapateiros – sua clientela fiel.

Os fregueses conseguiam identificá-lo de longe, mesmo àquela hora da manhã. Chamava atenção. Homem muito alto – tinha 1,90 metro, mas seu físico estoico fazia parecer mais –, usava uma prótese capilar negra, que se destacava quando ele descia de seu inseparável Maverick bronze, ano 1975. O temperamento quase militar completava sua performance. “Ele não fazia o tipo que conta piadas. Uma figura”, define o filho Harvey Schlenker, 56 anos, ao falar do pai. “Harved? Um alemaozão”, resume a viúva Janske Niemann Schlenker, 82 anos, dona Joana para simplificar.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Harved recebeu criação típica de um membro da comunidade alemã. “Era dos Schlenker da Rua Itupava”, como se dizia, para relacionar as famílias com os territórios onde viviam. Tal e qual seus amigos de sobrenome Schmidlin ou Hatschbach, cultivou os acampamentos na Serra do Mar e o alpinismo. Se o tempo estava bom, dizia sentir que o Marumbi, Anhangava ou a Ilha do Mel o chamavam. Da mesma forma que saía antes do sol nascer para ter com sapateiros, madrugava para estar com a natureza. Suas cinzas, a pedido, serão atiradas às águas e às matas do Litoral, objetos de sua paixão.

Nos dourados anos 50, os esportes, a loja e os cuidados com o curtume dos Schlenker enchiam os dias de Harved. Até que recebeu uma visita. Seu nome, Janske. Nascida em Amsterdã, Holanda, morava em Petrópolis, na Serra Fluminense. Em visita a uma parenta de Itajaí (SC), conseguiu guarida na casa dos Schlenker antes de seguir viagem. “Trocamos olhares”, lembra ela. Meses depois, o pretendente batia à porta dos Niemann, no Rio de Janeiro. Queria noivar e casar. Em cartas à namorada, reforçou suas intenções. Em 9 de novembro de 1957, Janske chegou a Curitiba para oficializar as núpcias.

Debaixo do mesmo teto, Janske conheceu um Harved que não era só comerciante, que não era só montanhista. Era também um artista. Por décadas, pintou quase em segredo. Gostava de fazê-lo à moda dos impressionistas, ao ar livre. Montava o cavalete ao pé de uma montanha ou na areia da praia. Só saía dali quando a tela estivesse pronta. Embora tenha frequentado o ateliê de Alfredo Andersen, definia-se como um autodidata. Cultivava os temas paranistas. E diferente de muitos da sua geração, reconheceu o gênio de Miguel Bakun, seu vizinho de bairro.

O anonimato de Harved sofreu um hiato em meados de 1970, quando se viu descoberto pela galerista Nini Barontini. Ela preparou para o pintor desconhecido uma exposição. Para surpresa dele, todas as obras foram vendidas, selando a longa parceria Barontini-Schlenker. “Ele se animou”, contam os seus, mas nada que o apartasse do expediente das matinadas na loja de couros. Avesso às rodas de artistas, não se enturmou. Preferia a solidão e o contato com colecionadores, que com o tempo passaram a procurá-lo na loja de couros. Produzia muito. Se estava em casa, colocava óperas no último volume e fazia de conta que regia orquestras com seu pincel. “Uma touceira no jardim fazia sua alegria”. Havendo sol, entrava no Maverick com os apetrechos de pintura e se mandava.

O estilo personalista de Harved contrastava com o intimismo de Janske – poeta do círculo literário de Helena Kolody. Negociaram boa convivência em 57 anos de união. “Ele me trazia uma flor e ficava tudo bem”. Melhor ainda se estavam ocupados com os filhos Harvey, Emily, Emerson e Adriana. Quando pequenos, o pai lhes contava histórias em capítulos, à beira da lareira. Os argumentos eram originais e se passavam no planeta imaginário Surius. As crianças viravam os personagens das tramas, das quais não faltavam extraterrestres. “No ápice, ele encerrava, deixando a continuação para o dia seguinte. Dava medo”, diverte-se Harvey.

Quando os filhos adolesceram, ralhava com as saídas noturnas. Resolveu a seu modo, transferindo as festinhas da era disco para dentro da grande sala da família. Em grande estilo – havia luz estroboscópica e som de derrubar catedrais. A bordo do Maverick, Harved e Janske faziam o papel de motorista, entregando a moçada para casa. “Foi bom”, resume Janske, ao se lembra dos embalos de sábado à noite na casa dos Schlenker. Deixa viúva, quatro filhos e três netos.

Dia 21 de abril, aos 82 anos, em decorrência de um enfarte seguido de trauma encefálico, em Curitiba.
  • O comerciante Harved Schlenker pintava quase em segredo. Em meados dos anos 1970, foi descoberto pela galerista Nini Barontini, mas aos poucos voltou à escala de produção doméstica,. Os clientes o procuravam na loja da Travessa Alfredo Bufrem, 41. Ali vendia artefatos de couros. E seus quadros. Os temas de Harved são os “paranistas”, denunciando a influência do grupo de Alfredo Andersen, com o qual teve alguma proximidade.

Lista de falecimentos - 17/05/2015

Andressa Machado Borges, 12 anos. Profissão: estudante. Filiação: Zaqueu Borges e Adriana Machado Borges. Sepultamento ontem.

Ângelo Proni, 70 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: João Proni e Encarnação Salazar Proni. Sepultamento hoje, em local a definir.

Catharina Beraldin Radaelli, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos Beraldin e Santina Ferrarini. Sepultamento ontem.

Cláudia Calliari, 50 anos. Profissão: do lar. Filiação: Marlene Correa da Cruz. Sepultamento quinta-feira, 21de maio, às 16h, em local a definir, saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Donaria Dias de Almeida, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Constantino Garcia de Oliveira e Maria Dias da Luz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo de local a ser designado.

Eberson Giovani Carvalho Alves, 18 anos. Profissão: polidor. Filiação: Gilmar Alves e Vivien Carvalho Alves. Sepultamento ontem.

Eunice Pazello, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Innocente Rebellatto e Genoefa Pedrina Rebellatto. Sepultamento ontem.

Francisco Macarini, 90 anos. Profissão: sapateiro. Filiação: Antônio Macarini e Genoefa Macarini. Sepultamento ontem.

Hans Dieter Maier, 67 anos. Profissão: ferramenteiro. Filiação: Hans Maier e Ursula Neuert Maier. Sepultamento segunda-feira, 18 de maio, às 14h30, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Jorge Ferreira Pires, 84 anos. Profissão: professor. Filiação: Pedro Pires da Cruz e Leonor Ferreira Martins. Sepultamento ontem.

Jorge Ferreira de Santana, 53 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Brendizio Damazio de Santana e Ana Ferreira de Santana. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da Capela do Cemitério Colonia Faria.

José Maria Rocha Gomes, 88 anos. Profissão: militar. Filiação: Raul Gomes de Matos e Luíza Rocha Gomes. Sepultamento ontem.

José Mazurana, 91 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Marieta Mazurana. Sepultamento ontem.

Lídia Vieira, 96 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Pedro Vieira e Hercilia Rodrigues da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Lucimari Walter, 50 anos. Profissão: do lar. Filiação: Agenor Walter e Nair Nepomoceno Walter. Sepultamento ontem.

Luiz Bruno dos Santos, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: Pedro Natalio dos Santos e Eliane Carneiro dos Santos. Sepultamento ontem.

Luiz Correia Nizer, 73 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Euclides Nizer e Ercília Correia Nizer. Sepultamento ontem.

Luzia de Fátima Nascimento, 61 anos. Profissão: manicure. Filiação: José Marcelino e Abilia Gomes Marcelino. Sepultamento ontem.

Marciana Ysla, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Julian Ysla e Juliana Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Maria Eliza da Silva, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Geraldo Alves de Miranda e Idalina Maria de Jesus. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária Alto Boqueirão.

Olavo dos Santos, 90 anos. Profissão: motorista. Filiação: Manoel Agostinho dos Santos e Catarina Silvy dos Santos. Sepultamento ontem.

Osneli Regina Rocha dos Santos, 53 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Orlando Rocha e Osdenir Rocha. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal do Boqueirão.

Paulo Fernando Grossman, 35 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Pedro Abel Grossman e Terezinha de Jesus Grossman. Sepultamento ontem.

Robson de Souza, 29 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Leonides José de Souza e Santina Margarida de Souza. Sepultamento ontem.

Sara Alves da Cruz, 51 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Alves da Cruz e Maria da Cruz. Sepultamento ontem.

Sérgio Aparecido Godói, 37 anos. Profissão: assistente operacional. Filiação: Sebastião Godói e Maria José Godói. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]