• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

A senhora de cabelos brancos e olhos azuis claríssimos, cuja herança genética, para lamento dos filhos e netos, não repassou para ninguém, tinha como paixão maior a dedicação às alfaces, cenouras, repolhos e couves que plantava em sua horta. Quem passasse pela casa de Helena de Carvalho Ribeiro, ou Dona Nena, falecida em junho deste ano, aos 90 anos, facilmente a flagraria lá, com enxadas e adubos.

Uma das primeiras moradoras do Boa Vista, na década de 1950, quando o bairro ainda não tinha passado pelo processo de urbanização e tinha pouco mais de uma dezena de casas, gostava de presentear os vizinhos e conhecidos com produtos da terra semeados e colhidos por ela mesma.

Helena saiu de sua cidade natal, Tijucas do Sul (PR), para trabalhar como enfermeira na Santa Casa de Curitiba. Foi no hospital que ela conheceu o futuro marido, o motorista Antonio Ribeiro. Depois de casada, deixou o ofício e passou a se dedicar ao lar e ao bem-estar dos cinco filhos, sem deixar de lado a amada horta, é claro.

Em um momento de gastos mais apertados, Helena passou a usar seus dotes como costureira para ajudar na renda da família. Tricotava blusas para que as pessoas enfrentassem os rigorosos invernos curitibanos. As lãs para a empreitada eram adquiridas em idas ao centro da cidade, que o neto Guilherme Ribeiro lembra com saudade.

Como católica fervorosa e participativa na comunidade, depois das compras e de um pastel, uma passadinha na Catedral de Curitiba para agradecer a Deus era obrigatória. “Com o tempo e o crescimento da cidade, isso foi acabando. A agitação e correria acabaram tirando um pouco o encanto disso pra ela”, conta Guilherme. Ela também viu o reflexo desse crescimento no Boa Vista, com loteamentos e condomínios se multiplicando ao redor do pedaço de chão em que cultivava hortaliças.

Apesar da forte ligação com o bairro onde decidiu se estabelecer em Curitiba, o carinho pela cidade natal não esmoreceu. Mesmo com a idade avançada, visitava sempre que podia a parte da família que permaneceu em Tijucas do Sul.

O zelo e a preocupação – às vezes demasiados – não foram as únicas heranças de comportamento que a senhora batalhadora e de gênio forte deixou para os filho e netos que se reuniam todo domingo ao redor da mesa para compartilhar com ela a tradicional polenta com frango e vinho. O neto Guilherme, por exemplo, mantém até hoje em casa uma singela horta e, seguindo Dona Nena, aproveita os frutos do cuidado com a terra.

Helena de Carvalho Ribeiro morreu por complicações cardíacas, deixa cinco filhos e sete netos.

-------------

Lista de falecimentos de 22/07/2017

Adilson José Juk, 42 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Paulo Juk e Isole Mouro Conke. Sepultamento ontem.

Adriano Martins, 92 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Serafim Martins e Maria Pires. Sepultamento ontem.

Ambrozina Quirina Souza da Silva, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Quirino da Silva e Hypolitina de Paula e Souza. Sepultamento ontem.

Aristides Marcílio dos Santos, 73 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Joaquim Marcílio dos Santos e Maria Pereira de São Miguel. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Bom Pastor, em Pinhais.

Bernardo Maurício Sandler Taic, 83 anos. Profissão: empresário. Filiação: Aron Sandler e Ela Sandler. Sepultamento ontem.

Carlos Guilherme Kaehler, 90 anos. Profissão: empresário. Filiação: Herbert Kaehler e Maria Hermínia Kaehler. Sepultamento ontem.

Cesarina de Oliveira Benedito, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Henrique de Oliveira e Juvelina Mariano. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss , em São José dos Pinhais, saindo da residência.

Clair do Pilar Schinke, 69 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: José Schinke Filho e Ezilda Bonfim Schinke. Sepultamento ontem.

Denir Baptista de Lara, 59 anos. Profissão: diarista. Filiação: Romão de Lara e Maria da Luz Baptista de Lara. Sepultamento ontem.

Derci dos Santos Borges, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vidal José dos Santos e Marcolina Cunha dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Diair Cavali Nunes, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Reinaldo Cavali e Vitalina Andreata. Sepultamento ontem.

Elenice Teresa Zanutto, 59 anos. Profissão: funcionária pública. Filiação: Renato Zanutto e Isabel Laureano Zanutto. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo do mesmo cemitério.

Ercílio Cirino da Silva, 86 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Vicente Costa Cirino e Laudelina da Silva Lemos. Sepultamento ontem.

Fabiano Batista, 35 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Alberico Batista e Marilene Oliveira Batista. Sepultamento ontem.

Jacira Bueno Luiz, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: João da Cruz Bueno e Rosa de Oliveira Bueno. Sepultamento ontem.

João Carlos Fontana Pereira, 69 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Dagoberto da Silva Pereira e Maria Fontana Pereira. Sepultamento ontem.

José Hilario Gonçalves, 72 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Benedito Hilario Gonçalves e Maria José Gonçalves. Sepultamento ontem.

Josefa Leão, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Leão e Salvadora Prado. Sepultamento ontem.

Lais Vilhena Leandro, 90 anos. Filiação: José Ortiz de Vilhena e Izabel Dantas Vilhena. Sepultamento ontem.

Laurinda Ferreira de Lima, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Ferreira de Andrade e Etelvina Ferreira dos Santos. Sepultamento ontem.

Lilia Wagner, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Pereira da Silva e Isolda Pereira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Linderman Pereira da Costa, 19 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Paulo Pedro da Costa e Helena Ramos Pereira. Sepultamento ontem.

Luciane Baer Paulus de Moura, 41 anos. Filiação: Olívio Paulus Neto e Regina Ângela Baer Paulus. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos Bruginski Netto, 30 anos. Profissão: técnico de informática. Filiação: Edson Luiz Bruginski e Marlene Malinoski Bruginski. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da residência.

Luiz Lilo Arbaiter, 73 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Arbaiter e Glória Furmann. Sepultamento ontem.

Maria Ana de Jesus, 89 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Manoel Francisco dos Santos e Ana Severina de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Mandirituba, saindo da Capela do Uberaba.

Maria Gonçalves Silveira, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Geronimo Silveira e Antônia Gonçalves Silveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Maria Helena Araújo Lima Ribeiro, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Tarcizio Araújo Lima e Mariana Carvalho de Araújo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Urbanizadora Municipal de São José dos Campos (SP).

Maria Helena Castro, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Laurindo Castro e Eliza Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Maria Reva, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Casimiro Pytlak e Elza Wiedermann Pytlak. Sepultamento ontem.

Marileia de Fátima Souza, 35 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Maria Nivair de Souza Fernandes. Sepultamento hoje, saindo da Capela do Cemitério de Imbaú (PR).

Nilsa Cordeiro Correia, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gustavo Correia e Sarah Godoy Correia. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária de Campo do Santana.

Noêmia Santos Rubleski, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Ferreira dos Santos e Rosalina Pires de Lima. Sepultamento ontem.

Nonato Raiumundo de Brito, 67 anos. Profissão: auxiliar motorista. Filiação: Manoel Lemes de Brito e Maria Lili de Brito. Sepultamento ontem.

Odete de Lima Machado, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Gonçalves Machado e Purcina Gonçalves de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Olga Deppa Soares da Veiga, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estevam Deppa e Ana Deppa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela da Polícia Militar.

Paulino José Muniz, 84 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Eduardo José Muniz e Ana Izabel Muniz. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela 02 do Cemitério Municipal do Boqueirão.

Ricardo Dias Lopes, 46 anos. Profissão: empresário. Filiação: João Torres Lopes e Edna Dias Lopes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 03 do mesmo cemitério.

Rosa Maria da Silva, 55 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Osório da Silva e Maria Izabel da Silva. Sepultamento ontem.

Roseli Kolody dos Santos, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Kolody e Maria Petronela Kolody. Sepultamento ontem.

Sintia do Rocio Borges, 57 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Hercilio Cercal Borges e Maria de Lourdes Borges. Sepultamento ontem.

Tiago Alan Pereira, 34 anos. Profissão: motorista. Filiação: Ezequiel Lima Pereira e Olivia das Gracas Cruz Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Berti, em São José dos Pinhais.

Valdir Lair Alves, 64 anos. Filiação: Joaquim Alves e Purcina Gonça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]