• Carregando...

O nome é de um dos homens mais importantes da história, mas a Jesus da Silva Pereira era uma mulher que tinha orgulho de assim ser chamada. Nascida em Ortigueira, nos Campos Gerais, casou-se com um morador do mesmo bairro e, anos depois, mudou-se para Rosário do Ivaí, no norte do estado. Com o marido, passou a vida trabalhando nas lavouras. Por três vezes, sentiu a terrível dor de perder um filho. Antes do surgimento da vacina, o sarampo tirava a vida de muitas crianças e levou os dois primeiros filhos de Jesus, um de 7 e outro de 4 anos, com um intervalo de apenas quatro dias. Outros sete filhos vieram e um deles morreu antes mesmo de completar um ano de idade. A família trabalhou unida na roça, até que os filhos foram se casando e partindo. Em 1992, com problemas de saúde, o casal mudou-se para o distrito Guaravera, em Londrina, para ficar sob os cuidados de uma das filhas, depois de ficar viúva. Jesus, que, mesmo quando não estava na roça, mantinha as mãos na terra, sentiu muito a mudança, motivo de reclamações. A saudade da horta e do contato com a natureza foi motivo de tristeza pelo resto de sua vida. Deixa seis filhos, 18 netos e 10 bisnetos.

Dia 2 de janeiro, de parada cardíaca, aos 89 anos, em Guaravera.

* * * * *

Curitiba

Anathalia Stuwe, 94 anos, do lar, filha de Francisco Silva e Francisca Silva. Sep. ontem.

Anésio Ribeiro, 81 anos, filho de Pedro Ribeiro e Antônia Ignácia Ribeiro. Sep. ontem.

Anita Leocádia Sueli Morgado, 61 anos, farmacêutica, filha de Alfredo Paulo Junqueira Morgado e Amália Eurica Jetelina Morgado. Sep. ontem.

Antônio Arnaldo Balmberg Schnell, 60 anos, filho de Arnaldo Bub Schnell e Hilza Balmberg Schnell. Sep. ontem.

Argentina Penteado de Macedo, 80 anos, do lar, filha de Moreno R. Penteado e Adília L. Penteado. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Ari Renê Vaz de Andrade, 43 anos, pedreiro, filho de Raul Vaz de Andrade e Maria Lourenço de Andrade. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Comunidade Santa Terezinha – Rio Branco do Sul.

Ariel Tobias Dalabona, 69 anos, comerciante, filho de Tobias Dalabona e Eunice Torres Dalabona. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Augusta Andrade de Souza, 81 anos, do lar, filha de Olímpio Constantino de Carvalho e Maria de Andrade Vieira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Tatuquara.

Domingo da Rosa, 81 anos, porteiro, filho de Benício Antônio da Rosa e Conceição da Rosa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss.

Edith Izaoldi Gumz Guerra, 90 anos, funcionária pública estadual, filha de Augusto Guilherme Francisco e Anna Ottília Gumz. Viúva de Luiz Prodócimo Guerra. Sep. ontem.

Emerenciano Aparecido Figueiredo, 55 anos, filho de José Figueiredo dos Santos e Maria Geralda Cordeiro. Sep. ontem.

Fábio de Oliveira Silva, 20 anos, autônomo, filho de João Ramos E. Silva e Nair Alves de Oliveira Silva. Sep. às 16 h, no Cemitério Santo Ângelo (Campo Largo), saindo da capela do mesmo.

Florisbela de Oliveira, 86 anos, estofador, filho de Antônio José de Oliveira e Germina Alves de Oliveira. Sep. ontem.

Francisco Neves Orige, 76 anos, assessor, filho de Hercílio Lucas Orige e Maria Itelvina Neves. Sep. ontem.

Fúlvio Furin, 76 anos, chefe de cozinha, filho de Oreste Furin e Amélia Ceccato. Sep. ontem.

Hilário Braz Bosa, 68 anos, lavrador, filho de Bortolo Bosa e Natália Bosa. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Umbará.

Hortência Lopes dos Santos, 67 anos, filha de Bento Laurino Padilha e Júlia Maria da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Jeniffer Leal Fernandes, 13 anos, estudante, filha de Sérgio Mendes Fernandes e Eliane do Rocio Leal Fernandes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica – Vila Nova – São José dos Pinhais.

João Batista Ângelo, 61 anos, jardineiro, filho de José Ângelo e Laura da Silva. Sep. ontem.

João Corrêa Ramos, 63 anos, pedreiro, filho de Vitorino Correia de Ramos e Santina Ferreira de Lima. Sep. ontem.

João Dias Prestes, 61 anos, filho de Joaquim Cândido Prestes e Deolinda Dias Prestes. Sep. ontem.

João Pães de Almeida, 64 anos, filho de Júlia Paes de Almeida. Sep. ontem.

Jovaldir Israel dos Santos, 67 anos, comerciante, filho de João Israel dos Santos e Anália de Barros Santos. Sep. ontem.

Jurandir Damaso da Silveira, 59 anos, enfermeiro, filho de Otávio Damaso da Silveira e Madalena Ruiz Silveira. Sep. às 15 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela municipal de São José dos Pinhais.

Lázara da Silva Pádua, 57 anos, costureira, filha de Júlio Alves da Silva e Terezinha da Silva. Sep. ontem.

Leonilda Dalbello Coltro, 79 anos, do lar, filha de Desidério Dalbello e Maria Feltz Dalbello. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Luana Sabrina Ferreira, 15 anos, estudante, filha de Altair Ferreira e Teresinha Aparecida dos Santos Ferreira. Sep. ontem.

Marcus Marcelo Lacerda Schettini, 36 anos, filho de Valdete Lacerda Schettini e Divina dos Santos. Sep. ontem.

Maria Noêmia Alves Matias, 74 anos, advogada, filha de João Alves de Almeida e Olinda Matias. Sep. ontem.

Mário Rosa, 93 anos, filho de Bertho Rosa e Maria Doralite. Sep. ontem.

Maurício Rodrigo de Meira Ribas, 26 anos, metalúrgico, filho de José de Meira Ribas Sobrinho e Sandra Iolanda de Meira Ribas. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Neicy Osório de Melo, 89 anos, professora, filha de Alcides Xavier Osório e Guiomar Osório. Viúva de Marcílio Bonassis de Melo. Sep. ontem.

Norma Teresa de Souza Coelho, 71 anos, professora, filha de Nélson Gonçalves Coelho e Maria de Souza Coelho. Sep. ontem.

Tereza Felipak, 36 anos, lavradora, filha de Guilherme Gerzewski e Mônica Gerzewski. Sep. às 15 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Virgínia Leite, 95 anos, enfermeira, filha de Affonso José Leite e Eugênia Andrade Leite. Sep. às 10h30, no Cemitério Água Verde, saindo da capela da Casa do Expedicionário.

Maringá

Ademir Beuno Godói, 39 anos. Sep. ontem em Paiçandu.

Alcides Honório, 82 anos. Sep. ontem em Paiçandu.

Ernestina Francisca de Oliveira, 83 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 3 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Hugo Mikael Silva Lima, 6 anos. Sep. ontem em Sarandi.

José Alves de Oliveira, 68 anos. Sep. ontem em Água Boa.

Luzia Dias Fermino, 85 anos. Sep. às 8h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Maria Aparecida de Lima, 90 anos. Sep. ontem em Tapira.

Maria Regina Theobaldo Ragioto, 41 anos. Sep. ontem em Maringá.

Nidélcio Marques de Oliveira, 54 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Rosina Sacchette Castanho, 96 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Samira de Souza Foseca. Sep. ontem em Paranavaí.

Terezinha Luiza Mignozo do Nascimento, 66 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Foz do Iguaçu

Alaide de Oliveira Becker, 60 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

André Naressi Corrêa, 32 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Élio Matthes, 68 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

João Carlos de Almeida, 82 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Pascoal Espíndola, 48 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]