• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Ele tinha a voz grave e firme, mas era homem de poucas palavras: o sim dele era sim, e o não era não. Resultado da criação simples e correta que recebeu da família pobre em que nasceu. Órfão de pai muito cedo, teve que trabalhar pra ajudar a mãe a criar os oito irmãos. Todos estudaram, quase todos se formaram. Para José não deu tempo nem de uma coisa, nem de outra. Saiu de casa já pra casar, com trinta e poucos anos. Trabalhou como operário da prefeitura, em Santo Antonio da Platina, sua cidade natal. Assentava pedras de calçada. Serviço pesado, que era um risco pra ele, por ser epilético. Nunca reclamou da sorte. Mudou-se pra Curitiba com a família em meados dos anos 1950. Trazia um filho excepcional e quase nada na bagagem. Na capital, conseguiu emprego de funcionário da prefeitura. E lá trabalhou por quase 40 anos até se aposentar, ganhando salário mínimo. Fazia prestações pequenas (em 50, 60 meses) pra poder dar um pouquinho de conforto à família. Assim comprou a primeira televisão pra ver a Copa de 70 e vibrou com o Brasil tri-campeão. Teve mais três filhos. A menina morreu antes de fazer um ano, de pneumonia. Aos outros dois meninos deu a mesma criação simples e correta que recebeu. O filho Herivelto diz que José foi um professor. "Daqueles que educam pelo exemplo de homem que deixou, na dignidade, seu maior tesouro, para os filhos e para o neto." Deixa dois filhos e um neto.

Dia 14 de julho, aos 89 anos, em conseqüência de complicações do Mal de Parkinson.

* * * * * * *

Curitiba

Antenor Mayer, 80 anos, policial militar, filho de Frederico Mayer Sobrinho e Adelaide Mayer. Sep. ontem.

Armerinda Motta da Silva, 74 anos, costureira, filha de Antônio José da Silva e Elisa Francisca da Motta da Silva. Sep. ontem.

Catarina Faust Copetti, 77 anos, do lar, filha de Eduardo Matias Faust e Maria Moraes. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Edina Pereira Bandeira, 28 anos, ajudante, filha de Santino de Paula Bandeira e Dorvalina Pereira Bandeira. Sep. ontem.

Filomena Kupski, 85 anos, do lar, filha de Vicente Kupski e Victoria Kupski. Sep. ontem.

Guilhermina Alves Ortiz, 87 anos, do lar, filha de Ana Mazilia dos Santos. Viúva de João Santana Ortiz. Sep. ontem.

João Francisco de Souza, 58 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de José Neves de Souza e Ovidia Neves de Souza. Sep. ontem.

Linda Chequer Monassa, 90 anos, corretora, filha de Rachid Chequer e Maria Beazlini. Sep. ontem.

Maria Paulakoski Gaveliki, 83 anos, lavradora, filha de José Paulakoski e Francisca Paulakoski. Viúva de Antônio Gaveliki. Sep. ontem.

Marina Oliveira de Freitas, 68 anos, cozinheira, filha de Fabriciano Oliveira e Palmira Gonçalves. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado.

Mauro Lecheta, 51 anos, microempresário, filho de Bazilio Lecheta e Carmen Lecheta. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Olanda Nascimento dos Santos, 90 anos, do lar, filha de Benedicto Soares do Nascimento e Benedicta Jorge do Nascimento. Viúva de Antônio Alves dos Santos. Sep. ontem.

Rosina Kugler Rodrigues, 92 anos, professora, filha de Ernesto Kugler e Maria Cândida Kugler. Sep. ontem.

Úrsula Grosch Suraj, 68 anos, comerciante, filho de Erico Grosch e Maria Grosch. Sep. ontem.

Londrina

Cláudia Fancio Bento, 73 anos. Sep. ontem Londrina.

Geralda Nunes, 77 anos. Sep. ontem em São Sebastião da Amoreira.

Gerson Elói Santana, 68 anos. . Sep. ontem em Londrina.

Iracy Alves Ribeiro, 57 anos. Sep. às 8h15, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do mesmo.

João Said, 85 anos. Sep. ontem em Cambé.

Malvina de Morais, 99 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Mauro Rodrigues de Oliveira, 61 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maringá

Elias Machado de Oliveira, 48 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2.

João Romero, 82 anos. Sep. ontem em Quinta do Sol.

Laura Ludugerria de Araújo, 64 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Olanyra Martins Zanin, 83 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da Av. Cristóvão Colombo, s/n – Centro, em Marialva.

Osmar Rosa, 43 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela Alvorada de Maringá, Av. Pedro Taques, 3;397 – Jardim Alvorada, em Maringá.

Palmira Pimentel de Miranda, 62 anos. Sep. ontem em Maringá.

Foz do Iguaçu

Ruben Stakwitz Vieira, 2 dias. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Soeli Vargas de Lima, 27 anos. Sep. ontem em Medianeira.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]