• Carregando...

Roberto Novaes

Experiente jornalista, Novaes fez da atividade profissional uma missão. Nascido em Belém do Pará, era parte da história da comunicação do Paraná. Ainda da época de um jornalismo romântico e boêmio, fazia parte de uma geração de jovens intelectuais que vieram descobrir o "El Dourado" do estado, na década de 50. Morreu no dia que o jornal Diário do Paraná, onde começou sua carreira, completaria 55 anos. Segundo o amigo e jornalista Ayrton Baptista, Novaes saiu do Ipase, nome do antigo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos, para assumir o cargo de redator do extinto Diário. Coube a Baptista, jornalista mais experiente na nova redação, passar as tarefas para o novato, que soube destrinchar com mérito a função. Era de fácil convívio, cuidadoso e preciso nos textos, exigindo ao longo dos anos de seus subordinados o mesmo cuidado. Na redação ficou até a década de 60, quando assumiu a direção do Departamento de Jornalismo do recém-inaugurado Canal 6, emissora dos Diários Associados. Em plena época de ditadura, Novaes inovou e provocou. Ele e o colega Baptista produziram o programa de entrevistas chamado "Na Linha Dura", no qual de dois a três convidados políticos eram sabatinados. Com a saída de Baptista, Novaes assumiu dupla função: ficou com o cargo da tevê e agregou a direção do jornal Diário do Paraná, da mesma empresa. Fez parte da turma que ajudou a criar o curso de jornalismo, lembra o jornalista Walter Schmidt. O Jornalismo era um curso pertencente à antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade Federal do Paraná. Com a reforma universitária, na década de 70, ganhou a autonomia e a designação de curso de Comunicação Social. A partir de então, Novaes foi responsável pela formação de inúmeras gerações de jornalistas como professor. A aposentadoria chegou quase no final dos anos 90, quando atuava como editorialista na Gazeta do Povo. Na Assembleia Legislativa (AL), lembra o jornalista Rafael de Lala, foi diretor-adjunto da área de comunicação social durante a gestão de Orlando Pessutti e Aníbal Khury, a partir de 1994. Pela boa relação que mantinha com Khury participou do livro que retrata sua biografia; funcionário aposentado da AL, também foi um dos editores da obra que conta a história da Casa. Em seu currículo consta, ainda, o bacharelado em Direito; a chefia da redação da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (atualmente Agência Estadual de Notícias); redator da Rádio Colombo, em Curitiba; e membro do Conselho de Ética da Associação Paranaense de Imprensa. Deixa a viúva Leontina, dois filhos e netos.

Dia 29, aos 77 anos, de insuficiência cardíaca.

* * * * * *

Achileu Montaldi, 80 anos, motorista, filho de José Montaldi e Olga Barros. Deixa viúva Maria das Dores Montaldi. Sep. às 10 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela 1 do Cemitério Boqueirão.

Anésia Campinas da Paiva, 87 anos, do lar, filha de João Ferreira da Paiva e Isulina Campinas. Deixa viúvo Roque Mariano. Sep. ontem.

Anna Winters Del Rosal, 74 anos, do lar, filha de Carlos Winters e Johanna Winters. Deixa viúvo Eládio Del Rosal. Sep. ontem.

Antônio Daniel de Araújo, 92 anos, oficial, filho de José Rites de Araújo e Anna Maria de Araújo. Deixa viúva Auracélia Pereira da Silva Araújo. Sep. ontem.

Cristiane Danuza Nadalin, 31 anos, do lar, filha de Vilmar Nadalin. Deixa viúvo Marcelo Brasílio Pinheiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Darci Miranda Brisola, 62 anos, filho de Leonor Miranda Brisola e Gertrudes Ferreira Brisola. Deixa viúva Oscalina de Souza Brisola. Sep. ontem.

Donizete Teixeira, 52 anos, motorista, filho de José Teixeira e Jovina Sabino Teixeira. Sep. ontem.

Emília Dahle Bonaldi, 77 anos, professora, filha de Rodolfo Dahle e Alzira Feltz Dahle. Deixa viúvo Estephano Bonaldi. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Paranaguá, PR.

Erlinda Klemtz Sabóia, 95 anos, funcionária pública estadual, filha de Alberto Klemtz e Diomira Klemtz. Viúva de Olívio Soares Sabóia. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Francisca Feitosa Lima, 79 anos, do lar, filha de Silvino Antônio de Lima e Quitéria Alves Feitosa. Deixa viúvo Francisco Pompílio de Lima. Sep. às 9 h, no Cemitério São Gabriel, Colombo, saindo da Igreja Assembleia de Deus, Jardim das Graças, Colombo, PR.

Francisco Ferreira Imídio do Nascimento, 84 anos, lavrador, filho de Francisco da Hora Imídio do Nascimento e Marculina Maria de Jesus. Deixa viúva Francisca Alves do Nascimento. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Prazer, Maringá.

Gilberto Partos Luca Lopes, 59 anos, assistente financeiro, filho de Osvaldo Luca Lopes e Zahira Maria Nelli Lopes. Deixa viúva Maria da Graça Luca Lopes. Sep. às 14 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Jacob Firmino de Carvalho, 90 anos, farmacêutico, filho de André Paulo de Carvalho e Maria José Carvalho. Deixa viúva Euzébia do Rosário de Carvalho. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Jorge Batista, 69 anos, vigilante, filho de Antônio Batista e Benedita Maria da Silva Batista. Deixa viúva Maura de Oliveira Batista. Sep. ontem.

Jorge da Silva, 47 anos, assessor, filho de Olávio da Silva e Marlise da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Associação de Moradores, Bairro Icaraí, Uberaba.

José Pereira, 48 anos, mecânico, filho de Izaltino Sena Pereira e Conceição Ferreira Pereira. Deixa viúva Cleusa Julião dos Reis Pereira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Borda do Campo, Quatro Barras, saindo da Rua Aristeu Luciano Adamoski, 1.191, Menino Deus, Quatro Barras, PR.

Jussara Maria Rodrigues, 48 anos, costureira, filha de Ana Rita Rodrigues. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela do mesmo.

Lizette Schwind, 82 anos, do lar, filha de Manoel Bráulio Caldeira e Frida Caldeira. Viúva de Percy Schwind. Sep. ontem.

Lucas Badotti Leão, 19 anos, estudante, filho de Marli Aparecida Leão. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Padre Aquilis Saporiti, 178, Santuário, Palmas, PR.

Luiza Teixeira Souza, 88 anos, do lar, filha de José Teixeira de Carvalho e Cunha e Ana Coelho Teixeira. Deixa viúvo Sebastião Souza e Silva. Sep. ontem.

Márcio de Almeida, 33 anos, filho de Ana Aparecida de Almeida. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo do mesmo.

Maria Leoni Herzer Radaelli, 50 anos, advogada, filha de Alfredo Herzer e Aurora Braz Herzer. Deixa viúvo Telmo Radaelli. Sep. às 9 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Maria Valtrudes Cardoso, 69 anos, do lar, filha de Alfredo C. Schneider e Ignez H. Schneider. Deixa viúvo Paulo José Cardoso. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Municipal de Quatro Barras, PR.

Michele Aparecida Fernandes, 14 anos, filha de Maria Lúcia Fernandes. Sep. ontem.

Nicolas Aparecido Caliari Constantino, 3 dias, filho de Vilso Antônio Constantino e Solange Aparecida Caliari. Sep. ontem.

Osvaldino Antunes da Silva, 63 anos, motorista, filho de Jorge Ferreira da Silva e Cracia Antunes da Silva. Deixa viúva Nair Oliveira da Silva. Sep. às 18 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Kolin, São Lourenço do Oeste, SC.

Roberto Novaes, 77 anos, professor, filho de Valentim Novaes e Beatriz de Lima Novaes. Deixa viúva Leontina Novaes. Sep. ontem.

Rosa Pereira da Silva, 80 anos, do lar, filha de Francisco Gonçalves Pereira e Santa Marchiori Pereira. Deixa viúvo João Mendes da Silva. Sep. ontem.

Sirilo Santana de Camargo, 71 anos, encanador, filho de Guilherme Pacheco de Camargo e Maria da Conceição Pacheco. Deixa viúva Elvira de Camargo. Sep. ontem.

Tereza Bissotto dos Santos, 60 anos, lavradora, filha de José Bissotto e Amélia Bissotto. Deixa viúvo Juvenal Ferreira dos Santos. Sep. às 8 h, em cemitério a ser designado, saindo da Colônia Lagoa Ferreira, Mandirituba.

Tomaz de Ramos, 74 anos, servente, filho de João de Ramos e Maria de Andrade. Deixa viúva Paulina de Ramos. Sep. às 17 h, no Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da Rua Acre, 7 – Vila Guaraci – Colombo, PR.

Victor Isteizer Pires, 10 meses, filho de Aline Pires. Sep. em horário e cemitério a serem designados, no Cemitério Santa Rita de Cássia, Xaxim.

Zeguemundo Chechak, 55 anos, marceneiro, filho de Miguel Chechak e Elízia Chechak. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Dom Bosco – Campo Santana, PR.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br. Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324-9313. Texto: Aline Peres

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]