• Carregando...
 |
| Foto:

Francisco Jusi Netto

Ao adentrar a biblioteca do dentista aposentado Francisco Jusi Netto, uma das primeiras impressões a tomar conta dos visitantes era o deslumbramento: ali repousavam mais de 1,5 mil títulos, todos eles, garante o filho André, devidamente lidos e apreciados por seu Francisco. A cultura do dentista era algo que chamava a atenção de amigos e familiares. Vinis, tinha aos montes, todos herdados pelo neto Daniel. Amava ópera e música clássica. Entre os artistas preferidos, Liberace e Frank Sinatra. E havia os filmes: gostava de quase todos os gêneros, mas o preferido era a comédia de Charles Chaplin. Quando os três filhos eram crianças, ia com eles ao Cine Plaza, na Praça Osório, ou ao Astor, na Voluntários da Pátria, conferir as peripécias de Carlitos. Os livros, a música e o cinema ainda compartilhavam espaços com as gravuras! Em casa, várias do artista americano Norman Rockwell, de quem muitos provavelmente nunca ouviram falar, mas cujas obras já apreciaram por aí, em alguma folhinha de calendário. Além da cultura vasta, seu Francisco possuía outras duas paixões. Uma delas era o futebol. Gostava tanto do esporte que torcia para três times: no Paraná era atleticano; em São Paulo, corintiano, e no Rio, flamenguista. A outra era o mar. A identificação era tanta que, ao formar-se em Odontologia pela UFPR, em 1952, prestou concurso público e foi ser dentista em Paranaguá. Ali, construiu uma carreira sólida, e sem preconceitos: quando chegou à cidade, foi destacado para atender os 'moradores' do presídio da Ilha das Cobras. Nos banhos de sol, jogava bola com os cativos e ouvia atentamente as histórias contadas por eles. Uma lancha era responsável por levar e buscar seu Francisco todas as manhãs, e com ele voltava todas as tardes. Foi assim durante quatro anos, uma experiência diferente que ele gostava de contar aos amigos. A cidade portuária sempre marcou a vida de seu Francisco. O pai, um militar, trabalhou durante muitos anos no forte da Ilha do Mel. À padroeira da cidade ele devia, indiretamente, o encontro com a mulher de sua vida. Isso porque o pai de dona Maria José, um plantador de café mineiro, partiu em direção ao município para pagar uma promessa. Encantou-se, comprou um lote em Tagaçaba (Guaraqueçaba), e por ali ficou. Numa festa na igreja, conheceu dona Maria, que chegara acompanhada dos avós. Conquistou a família, a amada e com ela compartilhou um amor que durou meio século. Por fim, era na Ilha do Mel que, desde 2003, curtia a merecida aposentadoria, em viagens de barco com a família e pescarias com os amigos. Deixa viúva, três filhos, sete netos e um bisneto.

Dia 14, aos 79 anos, de falência múltipla de órgãos.

* * * * *

Adolfo João Angerer, 90 anos, motorista, filho de João Angerer e Margarida Angerer. Deixa viúva Paulina Angerer. Sep. ontem.

Altair Gomes Vidal, 86 anos, filho de José Gomes Vidal Filho e Adelide Alves Vidal. Deixa viúva Eliza Maria Alberti Vidal. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela da Luz.

Anderson Stender dos Santos, 25 anos, operador de máquinas, filho de Jauri Lourenço dos Santos e Lídia Stender dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida Parque Cemitério, saindo da capela Natalina Berti, em São José dos Pinhais, PR.

Andreza Henemann Valesko, 82 anos, do lar, filha de Carlos Frederico Hermann e Francisca Ferreira dos Santos Henemann. Deixa viúvo Tomaz Vesko. Sep. ontem.

Anna Caram Abry, 84 anos, do lar, fila de João Caram e Ovídia Dias Caram. Deixa viúvo Fausto Luiz Abry. Sep. ontem.

Antônio Carlos Mocelin, 62 anos, filho de Isidoro Mocelin e Ana Mocelin. Deixa viúva Antônia Aparecida Cirilo Mocelin. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Ari Antônio Tedeschi, 86 anos, pintor, filho de Martim Tedeschi e Amália Tedeschi. Deixa viúva Agnes Júlia Julian Tedeschi. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela da Luz.

Aristides Outeiral Hoefel Filho, 85 anos, comerciante, filho de Aristides Outeiral Hoefel e Maria Teodolina Hoefel. Viúvo de Lília Íris González Hoefel. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Avanira de Jesus Alves, 48 anos, comerciante, filho de Demétrio Ferreira Alves e Olídia Antunes de Jesus Alves. Sep. em horário e local a serem designados.

Belmiro Manoel Ribeiro, 77 anos, pedreiro, filho de Antônio Manoel Pinheiro e Ritta Maria De Jesus. Deixa viúva Rosa Cunha Ribeiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida Parque Cemitério, saindo do mesmo, em São José dos Pinhais, PR.

Diego Ferreira de Matos, 23 anos, vendedor, filho de Gilvana Gonçalves de Matos e Regina Célia Alves Ferreira. Sep. ontem.

Divonsir Teixeira Franco, 24 anos, padeiro, filho de Alfredo Teixeira Franco e Clemilda Nunes Ezídio Franco. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Rua Miguel Teixeira Franco – 103 – Jardim Aparecida, em São José dos Pinhais, PR.

Edinom Dener Pesck, 26 anos, mecânico, filho de Edgard Alfredo Pesck e Amélia de Fátima Artigas Pesck. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da Rua Anita Garibaldi – 721 – Santa Maria, em Itaperuçu, PR.

Élio José Broszko, 44 anos, motorista, filho de Ulderico Broszko e Elena Frizzo. Deixa viúva Lindamir Lao Broszko. Sep. ontem.

Floripa de Carvalho, 78 anos, do lar, filha de Benedita Cardozo. Deixa viúvo Valdomiro de Carvalho. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo da capela do Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, PR..

Francelina de Souza Martins, 64 anos, do lar, filha de José Alvino de Souza e Joana Oliveira de Souza. Viúva de José Egídio Martins. Sep. às 10 h, no Cemitério Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Francisco Fernandes Neto, 1 mês, filho de José Carlos Fernandes e Elizete Veivanco. Sep. ontem.

Ideny Ilhone da Cruz, 80 anos, advogado, filho de Pedro da Cruz Sobrinho e Amélia Leal da Cruz. Deixa viúva Amélia Loos. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Itália Rossetto, 84 anos, do lar, filha de Biase Antônio Fucci e Thereza Amalfi Fucci. Deixa viúvo Mozart Rossetto. Sep. ontem.

João Carlos de Mello, 32 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de João Acir de Mello e Elvira Janete de Mello. Sep. ontem.

João Carlos Schmaland, 29 anos, servente, filho de João Schmaland Sobrinho e Maria de Lurdes Schmaland. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Almirante Tamandaré, PR.

João Walski, 79 anos, funcionário público estadual, filho de André Walski e Bertha Walski. Viúvo de Maria Aparecida Walski. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

José Alves de Carvalho, 96 anos, funcionário público municipal, filho de Líbia Alves de Carvalho e Ana Carvalho. Deixa viúva Eugênia Ribeiro Carvalho. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja São Miguel, no Novo Mundo.

Josuel Roldão da Silva, 57 anos, carpinteiro, filho de Roldão da Silva Neto e Alice Dias da Silva. Deixa viúva Maria Elsa Xavier da Silva. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Wenceslau Braz, PR.

Lídia Martins dos Santos, 70 anos, do lar, filha de Esmelina Vaz Martins. Deixa viúvo Valdir dos Santos. Sep. ontem.

Luan Felipe Domingos, 19 anos, servente, filho de Elizabete Domingos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal de Campo Magro, saindo da Rua Palmas – 200 – Sitio Cercado.

Lucas Dias de Morais, 21 anos, frentista, filho de Carlos Laércio de Morais e Ana Maria Dias de Morais. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela Natalina Berti, em São José dos Pinhais, PR.

Marcelo Fabrício Prestes Américo, 29 anos, açougueiro, filho de João Américo Filho e Neusa Maria Prestes Américo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida Parque Cemitério, em São José dos Pinhais, saindo da capela da Luz.

Marco Solomon, 77 anos, comerciante, filho de Joséf Solomon e Ester Solomon. Deixa viúva Clecy Solomon. Sep. ontem.

Maria Aparecida Nunes de Andrade, 50 anos, vendedora, filha de Oswaldo Nunes de Andrade e Angelina Lazara Coglione de Andrade. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Liberalli Schmidlin, 89 anos, do lar, filha de Alcebíades Liberalli e Catharina Machado de Menezes Liberalli. Deixa viúvo Gastão Schmidlin. Sep. às 14 h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 1 do mesmo.

Maria Izaira Kutacho, 82 anos, do lar, filha de Sebastião Carvalho e Vitória Rodrigues Calixto. Deixa viúvo Paulo Kutacho. Sep. ontem.

Nílson Clarindo Machado, 38 anos, pintor, filho de Pedro Clarindo Machado e Maria Lucindo Machado. Deixa viúva Márcia Canuto Machado. Sep. às 10h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Rua Juvenal Cordeiro – 206 – Vila Grécia, em Almirante Tamandaré, PR.

Paulo Alves de Almeida, 78 anos, segurança, filho de José Alves de Almeida e Maria José do Espírito Santo. Deixa viúva Maria Silva Almeida. Sep. às 9 h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da capela do Espaço Comunitário - Borda do Campo, em São José dos Pinhais, PR.

Santina Ribeiro Reis, 82 anos, do lar, filha de Madalena Cristina Ribeiro. Viúva de Antônio Petruczalek. Sep. ontem.

Wagner Luiz da Silva, 27 anos, auxiliar, filho de Almir da Silva e Denize Benato da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela Mortuária do mesmo.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]