• Carregando...
 |
| Foto:

Sezefredo Taques Silveira

A admiração pelos aviões começou cedo. Em moleque, era comum vê-lo olhando para o céu para observar os poucos aviões que sobrevoavam os céus de Ponta Grossa (Campos Gerais), cidade onde nasceu. Aos 17 anos, entrou para a Escola de Formação de Sar­­gentos, em São Paulo. Ao graduar-se com distinção, seguiu para o Rio de Janeiro, onde atuou na Torre de Controle de Tráfego Aéreo. Nos dias de folga, a diversão de Sezefredo era frequentar as sessões de cinemas no bairro da Tijuca. Em um desses momentos, no cine Metro Tiju­­ca, se encantou por uma jovem morena, de cabelos longos. Era Maria Cecília. Encon­­trou-a novamente em uma formatura de oficiais nos Campos dos Afonsos, onde Maria Cecília foi madrinha de um cadete. Mas ele não a abordou. No entanto, por vários domingos, Sezefredo se empenhou em reencontrá-la, esperando em frente ao cinema. Da primeira conversa na fila da bilheteria ao casamento, se passaram três anos. Partilhou sua vida por 59 anos com seu amor à primeira vista. Em 1960, o casal e os filhos Mário e Célio vieram para Curitiba e Sezi­­nando se formou oficial especialista para, em seguida, retornar para o Rio de Janeiro. Em 1970, foi para a reserva, mas antes disso formou-se na segunda turma da FAE no curso de administração de empresas. Neste último período, era instrutor da cadeira de Con­­trole de Tráfego Aéreo, na Escola de Oficiais Especialista e de Infantaria de Guarda. Aos 50 anos, prestou concurso para o Banco Regional de Desen­­volvimento (BRDE) onde passou em primeiro lugar. E em todos esses anos, considerava-se um patriota na concepção da palavra. Com Maria Cecília, sempre fez planos como se a vida fosse eterna. E como não podia deixar de ser, o casal já tinha planejado uma viagem especial para a comemoração dos 60 anos de casados em um cruzeiro de navio na companhia do cantor Roberto Carlos. Deixa a viúva, três filhos, seis netos e dois bisnetos.

Dia 30 de outubro, aos 82 anos, de parada cardíaca.

* * * * * *

Adevair Rosa, 28 anos, servente, filho de Maria Margarete Rosa. Sep. ontem.

Alexandre Negoceki, 18 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Sérgio Luiz Negoceki e Maristela Negoceki. Sep. ontem.

Ana Paula do Rocio Gabardo, 18 anos, estudante, filha de Luiz Carlos Gabardo e Eloína do Rócio Gabardo. Sep. ontem.

Arlete Terezinha Presa, 53 anos, contadora, filha de Laurindo Presa e Rita Rossi. Sep. ontem.

Cândida Rosa Jesus de Assunção, 85 anos, do lar, filha de Rosa Maria de Jesus. Sep. ontem.

Darci Gonçalves Fagundes, 69 anos, torneiro mecânico, filho de Miguel Gonçalves Fagundes e Sebastiana Alves de Mello. Viúvo de Ivete Fagundes. Sep. ontem.

Edson Ney Pinheiro, 46 anos, vendedor, filho de Paulo Pinheiro e Alice de Azevedo Pinheiro. Sep. ontem.

Gastão Oscar Berndt, 74 anos, gerente de vendas, filho de Ervino Theodoro Berndt e Gertrudes Berndt. Deixa viúva Cecília Rabello Berndt. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Luterano/Protestante, saindo da capela do mesmo.

George Zachetko, 43 anos, motorista, filho de João Zachetko e Audia Zachetko. Sep. ontem.

Gérson de Freitas, 57 anos, filho de Orlando de Freitas e Aparecida Alves de Freitas. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.

João Maria Rodrigues, 74 anos, funcionário público municipal, filho de Horácio Rodrigues e Angelina Ribas Rodrigues. Deixa viúva Leonor de Oliveira Rodrigues. Sep. ontem.

Leonídia Koleski Voss, 86 anos, funcionária pública estadual, filha de Stephano Koleski e Ema Sommer Koleski. Sep. ontem.

Luiz Carlos Surma, 38 anos, motorista, filho de Ludovico Surma e Irene Surma. Deixa viúva Elizabeth Lipienski. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Rodrigues, 73 anos, do lar, filha de Virgolino Lopes e Rosa Lopes. Deixa viúvo Ayrton Rodrigues. Sep. ontem.

Nílson José dos Santos, 34 anos, pintor, filho de José Paulino dos Santos Filho e Nilva de Jesus Sampaio Santos. Sep. ontem.

Odair Marcelo Bonifácio, 36 anos, funcionário público municipal, filho de Silvestre Bonifácio e Ezia Aparecida Bonifácio. Deixa viúva Angelita Bonifácio. Sep. ontem.

Oleide de Siqueira Cordeiro, 60 anos, do lar, filha de Didimo Nunes de Siqueira e Cacilda Barbosa de Lima. Deixa viúvo Pedro Prestes Cordeiro. Sep. ontem.

Olívia de Souza Maia de Carvalho, 90 anos, do lar, filha de José Felipe de S. Maia e Ana Emília do E. Santo. Viúva de Pedro Mendes de Carvalho. Sep. ontem.

Orlando Vieira dos Santos, 84 anos, filho de Benjamim Vieira dos Santos e Emília Cortz dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Thereza Lucyszyn, 73 anos, cozinheira, filha de Francisco Drewniak e Maria Drewniak. Viúva de Izidoro Lucyszyn. Sep. ontem.

Vitor Nívio de Carvalho, 61 anos, mecânico, filho de João Xisto de Carvalho e Dalila Borges de Carvalho. Deixa viúva Maria de Lourdes de Oliveira Carvalho. Sep. ontem.Yara Beatriz Klas Sprenger, 71 anos, do lar, filha de Evaldo Klas e Margarida Klas. Deixa viúvo Antônio Carlos Rocha Sprenger. Sep. ontem.

Zilda de Lima, 66 anos, atendente, filha de José Mendes de Almeida e Isaltina Maria de Almeida. Deixa viúvo Jorge Lopes de Lima. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]