• Carregando...
 |
| Foto:

Justiniano Laurentino Batista Júnior

Baiano de Salvador, nascido no dia três de maio de 1906 em uma fazenda chamada Cas­­­senda, Justiniano Laurentino Batista Júnior, conhecido como "Seu Batista", não abandonou hábitos alimentares de sua terra, apesar de ter morado por mais de 50 anos em Curitiba. Todo o santo dia, co­­­mia feijão com pimenta e azeite de dendê. Sempre acompanhado de uma taça de vinho. "Mas não mais que uma, como costumava dizer", conta o neto Mário. Saiu de Salvador para seguir carreira militar e viajou por todo o país. Participou da Segunda Guerra Mundial, defendendo o território em Florianópolis (SC). Foi fundador da Aero­­náutica em Curitiba e também do Cincata II. Da época da guerra, não gostava de falar. "Ele preferia não comentar sobre o assunto", conta Mário. A diferença de idade de 16 anos entre ele e a esposa Isaura não foi obstáculo para o casamento acontecer , no bairro Bacacheri – ficaram juntos por 79 anos. Cozinheiro de mão cheia, gostava de mostrar a culinária baiana para toda a família. Segundo Mário, passou os últimos 30 anos de sua vida criando os netos, contando piada e rindo. Deixa viúva, Isaura Batista, quatro filhos, 14 netos e seis bisnetos.

Dia 9 de setembro, aos 104 anos. De falência múltipla dos órgãos.

Adolfa Theobaldina Selig, 82 anos, do lar, filha de Theobaldo Kronbauer e Leopoldina Kronbauer. Deixa viúvo Lauro Selig. Sep. ontem.

Alberto Miranda dos Santos, 50 anos, serralheiro, filho de Onofre Ferreira dos Santos e Antônia Miranda dos Santos. Deixa viúva Giselda de Jesus Paulino. Sep. às 9 h, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do Cemitério de Santa Felicidade.

Anderson Luiz Bueno, 29 anos, serigrafia, filho de Ari de Jesus Bueno e Maria Lúcia Stefainski Bueno. Sep. ontem.

Benedita Maria Alves, 61 anos, do lar, filha de Benedito Mendes Morais e Maria José da Conceição. Sep. ontem.

Celso Aparecido da Silva, 48 anos, motorista, filho de Ozório da Silva e Cecília de Jesus Silva. Sep. ontem.

Divonsir Manoel Moreira, 46 anos, pedreiro, filho de Sebastião Moreira e Ana Kochanowski Moreira. Sep. ontem.

Domicília de Jesus da Luz Conceição, 87 anos, do lar, filha de Silvano Ávila da Luz e Alcina Maria de Jesus. Deixa viúvo Luzídio Pinto da Conceição. Sep. ontem.

Dorinha Schuertz Nogosek, 78 anos, diarista, filha de Roque Schuertz e Vitória Schuertz. Deixa viúvo André Nogosek. Sep. ontem.

Eugênio Szezech, 71 anos, advogado, filho de José Szezech e Maria Ksiazkiewiecz. Deixa viúva Flávia Margarete Szezech. Sep. ontem.

Heitor Brusamolin, 89 anos, empresário, filho de Humberto Brusamolin e Amélia Zaninelli Brusamolin. Deixa viúva Ariete Santos Munhoz Brusamolin. Sep. ontem.

Ismael de Jesus Saldanha, 64 anos, operador de máquinas, filho de Serzedelo de Freitas Saldanha e Elvira Ribeiro da Silva. Sep. ontem em Campina Grande do Sul, PR.

José Lopes de Barros, 73 anos, operador de caldeira, filho de Felício Lopes de Barros e Emília de Souza Barros. Deixa viúva Vildalvina Cândido de Barros. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Leri Strapasson, 29 anos, advogado, filho de Adir Strapasson e Obertila Rosa Taverna Strapasson. Deixa viúva Viviane Canello Strapasson. Sep. ontem em Colombo, PR.

Linderberg Arides Duarte, 61 anos, comerciante, filho de Lourival Nunes Duarte e Gessi Aride Duarte. Sep. ontem em Pinhais, PR.

Lucas Stroka, 44 anos, lavrador, filho de João Stroka e Francisca Orloski Stroka. Sep. ontem em Ipiranga, PR.

Melquíades Ribeiro, 91 anos, comerciante, filho de Lídia Ribeiro. Sep. ontem.

Mônica Haracemko, 81 anos, do lar, filha de João Gruba e Natália Gruba. Deixa viúvo Valdomiro Haracemko. Sep. ontem.

Nadir Santos de Melo, 76 anos, do lar, filha de Artur Mariano dos Santos e Elisa dos Santos. Deixa viúvo Carmo Custodio de Melo. Sep. ontem.

Paulo Vinício Fortes, 82 anos, advogado, filho de Paulo Freire Fortes e Dinorah Valente Fortes. Deixa viúva Paulina Rotter Fortes. Sep. ontem.

Rachel Pereira Lima, 66 anos, professora, filha de Manoel Pedro Corrêa Lima e Donaide Pereira Gonçalves Lima. Sep. ontem.

Raimundo Ney Frazão, 80 anos, militar, filho de José Luiz Frazão e Antônia Santiago Frazão. Sep. ontem.

Sebastiana da Luz Oliveira, 79 anos, do lar, filha de Tertuliano Gonçalves da Luz e Espirituosa Alves de Jesus. Viúva de Ary Oliveira. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]