• Carregando...
 |
| Foto:

Maria Alcidia Bordignon Ribas

Tita, como era conhecida Maria Alcidia entre os amigos e familiares, era de uma família italiana. Os Bordignon chegaram no Porto de Paranguá no início do século 20. Ao vir para Curitiba, a família instalou-se nas proximidades do Pai­­lo, hoje Rebouças. Na época, o local ficou conhecido como Vila dos Bordignon. Em um pequeno sítio, o pai Bruno dedicava-se à lavoura e à criação de gado leiteiro. Muito jovem, Tita ajudava a mãe nos afazeres domésticos, e aos 12 anos, auxiliava o pai a vender o leite, ajudando a conduzir a carroça. Mui­­to bonita, era disputada pe­­los rapazes; porém, os olhares furtivos e cuidadosos do pai tiravam a coragem para os pedidos de namoro, lembra-se a filha Maria Isabel, de ouvir a mãe contando. Católica, frequentava a igreja junto com a família, mantendo o terço como uma companhia constante. Com o crescimento do bairro, a Sociedade Bene­­fi­­cente Universal foi inaugurada no local. E assim como a mãe, Ti­­ta acabou ocupando um cargo na diretoria. E foi na Sociedade que conheceu Ovídio, motorista de profissão, em 1931. Quatro anos depois, o casal subiu ao al­­tar. De motorista, Ovídio passou a ser funcionário público da Rede Fer­­roviária Federal. Com o casamento, o casal decidiu construir a casa na Rua Aluízio Fin­­zetto (antiga avenida Marginal), onde Tita mo­­rou durante 75 anos. Sempre do lar, dedicava-se a trabalhos manuais: costura, bordados e crochê. Muito faceira, Tita gostava de viajar com os netos. De personalidade determinada e alegre.

Ria com muita facilidade. Mesmo das coisas mais tristes, ela sempre achava o lado alegre da situação. Passava a maior parte do tempo contanto histórias do passado. Nos últimos três anos, a neta Valquíria lembra que a avó começou a fi­­car mais limitada. No entanto, todo domingo almoçava na ca­­sa da filha Maria Izabel. No fotolivro feito pela neta, em comemoração ao aniversário de 100 anos, há uma série de fotos de Tita brincando com os bisnetos de bola, de espada; as ve­­zes, sentada jogando e sorrindo, sua marca eterna. Deixa dois fi­­lhos, cinco netos e dois bisnetos.

No dia 27, aos 100 anos, de falência múltipla dos órgãos.

* * * * * * * *

Alex do Rosário, 26 anos, carregador, filho de Belarmino Luiz do Rosário e Maria do Carmo do Rosário. Sepultamento on­­tem.

Almerinda de Liz Andrade, 85 anos, costureira, filha de Anastácio da Silva Mota e Maria Zulmira de Liz. Deixa viúvo José Maria Luiz de Andrade. Sepultamento ontem.

Antônio Colaço de Matos, 46 anos, lavrador, filho de João Colaço de Matos e Benedita Pereira de Andrade. Sep. ontem.

Antônio de Almeida, 54 anos, motorista, filho de Benedito de Almeida e Durvalina Rita de Almeida. Deixa viú­­va Joana Aparecida Boulos de Almeida. Sep. ontem no Cemitério Jardim Independência (Araucária), PR.

Aparecida Moura, 69 anos, auxiliar administrativo, filha de Sebastião Moura e Assunta Brianesi. Deixa viúvo Pedro Paulo da Silva. Sep. ontem.

Aurélio Fernando Azevedo Bastos, 69 anos, comerciante, filho de Edmundo Rodrigues Bastos e Eva de Souza Azevedo. Viúvo de Maria Thereza Motta Bastos. Sep. ontem.

Benedito Sebastião Martins, 45 anos, servente, filho de João dos Santos Martins e Natália Ribeiro dos Santos. Deixa viúva Maria Martins. Sep. ontem no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), PR.

Benedito Tobes da Silva, 69 anos, carpinteiro, filho de Antônio Tobes da Silva e Maria Nunes Proença. Deixa viúva Glaci Tobes da Silva. Sep. ontem.

Carlos Roberto Lemes Fink, 30 anos, operador de máquinas, filho de Carmen Nertina Lemes Fink. Sepultamen­­to ontem.

Carolaine Silva Claro, 9 anos, filha de Luiz Carlos Claro e Sueli da Silva. Se­­pultamento em horário e cemitério a serem designados, saindo da Travessa Ibiporã, 283 – Jardim Duarte – Foz do Iguaçu, PR.

Celso Erodil de Quadros, 39 anos, militar, filho de Erodil de Quadros e Terezinha de Jesus Nunes de Quadros. Deixa viúva Maria Aparecida César de Quadros. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado.

Clayton Barbosa, 19 anos, servente, filho de Cleide Barbosa. Sep. ontem.

Cristiano Corrêa de Bittencourt, 37 anos, vendedor, filho de João Farias de Bittencourt e Elaine Corrêa de Bittencourt. Sep. ontem.

Demétrio Straube, 46 anos, segurança, filho de Darci de Jesus Straube e Angélica Straube. Sep. ontem.

Diva Aparecida de Souza, 66 anos, do lar, filha de Darcy Padilha de Souza e Maria de Lourdes Antunes Padilha. Sep. ontem.

Domingos Nunes de Oliveira, 70 anos, ajudante, filho de Domingos Nunes de Oliveira e Jovelina Gomes de Aguiar. Deixa viúva Maria Cinturion Martins. Sep. ontem no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), PR.

Eloina Marli de Macedo, 61 anos, balconista, filha de Estácio Ribeiro de Ma­­cedo e Joana de Cristo Cordeiro. Deixa viúvo João Jerônimo. Sep. ontem.

Fumiko Miyazaki, 80 anos, do lar, filha de Masakichi Murakami e Koto Murakami. Deixa viúvo Satoshi Miyazaki. Sep. ontem.

Ilse Miroski de Oliveira, 76 anos, do lar, filha de Félix Miroski e Maria Miroski. Deixa viúvo Onildo Pinto de Oliveira. Sep. ontem.

Ivondina Alves de Souto, 67 anos, do lar, filha de Sebastião Alves dos Santos e Maria Benta Silveira. Deixa viúvo César de Souto. Sep. às 16 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Jair Gérson Nunes, 50 anos, filho de Dorival Camargo de Souza e Maria de Lourdes Camargo de Souza. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

João Carlos de Oliveira, 68 anos, funcionário público municipal, filho de Benjamim de Oliveira e Olinda Martins dos Santos. Deixa viúva Judite Tibúrcio dos Santos de Oliveira. Sep. às 10 h, no municipal de Rio Branco do Sul, saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Bairro Tacaniça dos Falcões – Rio Branco do Sul, PR.

João Maria Correia Nascimento, 53 anos, pedreiro, filho de Euclides Correia do Nascimento e Elza do Nascimento Correia. Sep. ontem.

José Afonço Pereira, 52 anos, cozinheiro, filho de Otávio Goulart Pereira e Vilda Fernandes Pereira. Sep. ontem.

José Penhalves, 79 anos, lavrador, fi­­lho de Raphael Penhalves e Dolores Sanches. Deixa viúva Maria de Lourdes Penhalves. Sep. ontem.

José Rodrigues de Carvalho, 58 anos, pedreiro, filho de Horácio Rodrigues de Carvalho e Maria Augusta de Carvalho. Deixa viúva Cecília Ferreira de Car­­valho. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua das Acácias, 339 – Jardim Leonor – Londrina, PR.

Júlio César Dymow de Souza, 28 anos, filho de Júlio Ernesto de Souza e Elizabete Dymow de Souza. Sep. ontem.

Leandro Pedro Granado, 27 anos, fotógrafo, filho de Albenir Granado e Nair José Felisberto Granado. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da Rua Francisco de Andrade, 92 – Sítio Cercado.

Leonir Sartori Faga, 83 anos, do lar, filha de José Sartori e Esther Cesco. Viú­­va de Augusto Faga. Sep. ontem.

Luiza Elizabeth Basaglia, 59 anos, advogada, filha de Arnaldo Basaglia e Adayr Longo Basaglia. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Luiza Oliveira de Moraes, 88 anos, do lar, filha de José de Oliveira e Maria da Glória Oliveira. Viúva de Otávio Rodrigues de Moraes. Sep. ontem.

Maria Cristina Barbosa Monteiro, 45 anos, doméstica, filha de Jonas Raimundo Barbosa e Maria Acácia Barbosa. Deixa viúvo Sebastião Taboas Monteiro. Sep. ontem.

Sarah Izahias Alvares Pires, 92 anos, do lar, filha de Sahid Izaias e Adelaide Izaias da Cunha. Deixa viúvo Renato Leal Alvares Pires. Sep. ontem.

Sigmur Renaldo Wolff, 58 anos, técnico administrativo, filho de Edmundo Wolff e Jacomina Wolff. Deixa viúva Érica Heinrichs Wolff. Sep. ontem.

Silviane Neumann, 31 anos, gerente, filha de Nélson Rodrigues Neumann e Neusa Maria Neumann. Sep. ontem.

* * * * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail (leitor@gazetadopovo.com.br) – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]