• Carregando...
 |
| Foto:

Casimiro Niendziela

Ele tinha o sonho de confeccionar ternos para políticos. Deixou a pequena cidade de Cruz Machado (sudeste do Paraná) porque não queria ficar "no cabo da enxada" e engrossar as mãos. Não seria bom para a profissão. Órfão de pai desde os cinco anos, deixou a mãe e os oito irmãos, e mudou-se para União da Vitória. Lá aprendeu o ofício. Nos primeiros anos, sem receber nenhum salário. No período de alistamento do exército, contou com a ajuda do soldo, e as contribuições da mãe. Com o dinheiro economizado comprou uma bicicleta que lhe servia de transporte. Em 1961, como bom aventureiro, lembra a esposa Márcia, de bicicleta tomou o rumo de Santa Catarina somente com a pasta onde guardava as ferramentas. Em Blumenau, alugou um quarto em uma pensão, conseguiu emprestado uma mesa e uma máquina de costura e começou a trabalhar. Graças aos inúmeros ternos feitos, conseguiu alugar uma sala no centro da cidade. Márcia conta que foi nesse período que se conheceram. O seu pai era alfaiate e amigo de Casimiro. Por ter uma das poucas televisões da cidade, sempre o convidava para assistir os programas em sua casa. Com o convívio, Márcia e Casimiro acabaram se casando em 1973. Querendo cumprir seu sonho, ele quis vir para Curitiba, porque era uma cidade grande, com muitos políticos que usavam ternos e prezavam a qualidade. O ateliê foi montado na Praça Tiradentes, local que manteve até fevereiro deste ano. Segundo Márcia, o marido tinha a profissão como hobby. Foram 52 anos de profissão e uma medalha de ouro por ser o melhor alfaiate do ano, recebida em 1990; alem de cargos como o de presidente e tesoureiro por diversas vezes da Associação Beneficente dos Alfaiates do Estado do Paraná. Deixa a viúva e dois filhos.

Dia 27, aos 70 anos, de infarte do miocárdio.

* * * * * * * *

Adelino de Souza Fagundes, 73 anos, vigilante, filho de Avelino de Souza Fagundes e Geogina Palhano. Deixa viúva Olinda Santos Fagundes. Sep. às 10 h, no Cemitério Ferraria, Campo Largo, saindo da capela Divina Misericórdia, Fazendinha.

Ana Carolina dos Reis, 91 anos, do lar, filha de José Suplício da Silva e Carolina Amélia da Silva. Deixa viúvo Aureliano José dos Reis. Sep. ontem.

Ana Cristina Cardoso da Costa, 24 anos, balconista, filha de José Norberto Santos da Costa e Iara Cardoso da Costa. Deixa viúvo Marcelo Campelli Acosta. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Arlete Pinto Veiga, 81 anos, do lar, filha de Abel dos S. Pinto e Maria J. R. Pinto. Deixa viúvo Durvalino Batista Veiga. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

Ayrton Cordeiro de Oliveira, 79 anos, filho de Ildefonso Cordeiro de Oliveira e Júlia Lopes da Costa. Deixa viúva Jahyra da Pureza Oliveira. Sep. ontem.

Catarina Caliari Zem, 58 anos, do lar, filha de Alberto Luiz Caliari e Maria Oliva Gulin Caliari. Deixa viúvo Mário Nelson Zem. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.

Ciumar Joaquim de Lima Colaco, 31 anos, serralheiro, filho de Antônio de Jesus Colaco e Benedita Ferreira de Lima. Deixa viúva Gracir do Rocio Colaco. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da Estrada Rural, Sitio, Água Amarela de Baixo, Antônio Olinto, PR.

Daniel dos Santos, 48 anos, pedreiro, filho de Pedro Francisco dos Santos e Izabel Moura dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua Adriana, Colombo.

Dóris de Fátima Barreto Barradas, 53 anos, professora, filha de Manoel Gomes Barradas e Wilma Izabel Barreto. Sep. ontem.

Douglas Jordan, 22 anos, auxiliar de administrativo, filho de Noemi Rosali Jordan. Sep. às 10 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da Igreja Presbiteriana do Brasil, Parque Iguaçu.

Eduardo Moraski, 87 anos, mecânico, filho de José Moraski e Francisca Moraski. Deixa viúva Zilda Collere Moraski. Sep. ontem.

Elfrida Liepkaln Karp, 77 anos, do lar, filha de Guilherme Eduardo Liepkaln e Ottilia Kuntz Liepkaln. Viúva de Alberto Emílio Karp. Sep. ontem.

Eliane Gonçalves Ximenez, 27 anos, manicure, filha de Altair Ximenez Alves e Maria de Fátima Gonçalves Ximenez. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério São Sebastião, Campo Grande, MS.

Emília Irma Harrotte, 78 anos, salgadeira, filha de Emílio Harrotte e Madalena de Souza. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 da Luz.

Emilly Vitória Sista, 2 meses, filha de Cirineu Luís Sista e Marilene Ukan Sista. Sep. ontem.

Everaldo Luís Kroin, 42 anos, técnico em eletrônica, filho de Silvestre Kroin e Arazilda Gelinski Kroin. Deixa viúva Roseli Campos Kroin. Sep. ontem.

Felipe da Silva Santos, 19 anos, pedreiro, filho de Acácio Altair dos Santos e Edneia Pereira da Silva Santos. Sep. ontem.

Gabriel Salin de Oliveira, filho de Cassiano Rodrigo de Oliveira e Daysa Emmanuelle Salin Carneiro. Sep. ontem.

Geraldo Marques dos Santos, 41 anos, porteiro, filho de José Marques dos Santos e Maria Barbalho dos Santos. Sep. ontem.

Helena Sílvia Marchesini, 100 anos, funcionária pública municipal, filha de Annibal Marchesini e Beatriz Adelaide Sentiero. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo do Cemitério Municipal.

Honório Vianna de Souza, 88 anos, servente, filho de Eurico Vianna de Souza e Percília da Costa e Souza. Deixa viúva Nair Lopes de Souza. Sep. ontem.

Iracino Paiva da Silva, 67 anos, autônomo, filho de Antônio Paiva da Silva e Izolina Mathias. Deixa viúva Angelina Biolo da Silva. Sep. ontem.

Jandyra Marin Soffiatti, 82 anos, do lar, filha de João Marin e Margarida Marin. Deixa viúvo Wilson Soffiatti. Sep. ontem.

João Maria de Quadros, 90 anos, funcionário público federal, filho de Alberto de Quadros e Hortência Furquim de Camargo. Deixa viúva Ana Olívia de Abreu Quadros. Sep. ontem.

Joaquim Cassimiro de Oliveira, 77 anos, segurança, filho de Benedito Cassimiro de Oliveira e Vitalina Maria de Jesus. Deixa viúva Joana Forte de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Rua Joaquim Theodoro Portugal, 37, Xaxim.

José Isaías Martins Rodrigues, 31 anos, estagiário, filho de Jacohia Alves Rodrigues e Ana Martins Rodrigues. Sep. ontem.

Juarez Vanzo, 59 anos, vendedor, filho de Luiz Vanzo e Malvina Bocega Vanzo. Sep. ontem.

Laércio Correia Machado, 35 anos, servente, filho de Wilson Luiz Machado e Lourdes Correia Machado. Sep. às 9h30, em cemitério a ser designado, saindo da Igreja Batista do Pilarzinho.

Lázaro Barbosa de Oliveira, 77 anos, auxiliar de produção, filho de José Barbosa de Oliveira e Ursolina Cândida de Jesus. Deixa viúva Izabel Rosa de Oliveira. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Plínio Barrozo de Castro, 343, Capanema.

Leandro Roberto Teixeira, 17 anos, estudante, filho de Sérgio Roberto Teixeira e Salete do Rocio Alexandre Teixeira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério de Porto Amazonas.

Leonilda Martins Sypczuk, 90 anos, confeiteira, filha de José Martins Cordeiro e Maria Madalena Ferreira. Deixa viúvo Bóris Sypczuk. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela 1 do Cemitério Água Verde.

Lourenço Pena, 65 anos, metalúrgico, filho de João Gonçalves Pena e Sebastiana Maria da Conceição. Viúvo de Margarida de Oliveira Pena. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do Cemitério Boqueirão.

Luiz Algusto Lemke Serna, 59 anos, gerente industrial, filho de Henrique Benito Serna e Ilorinha Lemke Serna. Deixa viúva Mary Teresinha Gomes de Campos Serna. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Luiz Antônio Ogrodowski, 60 anos, motorista, filho de João Ogrodowski e Joana Baida Ogrodowski. Deixa viúva Suely Gonçalves Ogrodowski. Sep. ontem.

Maria da Conceição Castro de Oliveira, 73 anos, do lar, filha de Ponciano da Costa Castro e Andrelina de Jesus. Deixa viúvo Severino Leandro de Souza. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Esper Jorge Chueri, 26, Cajuru.

Maria da Silva Vilela, 66 anos, do lar, filha de Pedro Caetano da Silva e Vergínia Prado de Jesus. Viúva de José Benedito Vilela. Sep. ontem.

Maria das Graças Caetano, 46 anos, do lar, filha de José Aparecido Caetano e Maria Helena Rodrigues. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.

Marlene Cândida Gonçalves, 56 anos, manicure, filha de Valentim Otto e Catharina Nadolny Otto. Deixa viúvo Walmir Pegoraro Gonçalves. Sep. ontem.

Mercedes Boscardin Gomes, 80 anos, do lar, filha de Francisco Boscardin e Carolina Túlio Boscardin. Viúva de José Gomes de Oliveira. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.

Oriás Antônio de Avila, 64 anos, filho de João Ataliba de Ávila e Julieta Isidra de Avila. Deixa viúva Yvone da Silva Avila. Sep. ontem.

Pedro Simão, 56 anos, autônomo, filho de Francisco Simão e Rita Ramos. Deixa viúva Elisabeta Schoffen Simão. Sep. ontem.

Rodrigo da Silveira Ferreira, 20 anos, filho de Rivadalve Ferreira Filho e Eva da Silveira Ferreira. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Santa Rita de Cássia, Igreja Católica, Jardim Ipês, Araucária.

Sebastião Batista da Silva, 93 anos, lavrador, filho de Joaquim Batista da Silva e Maria Tereza de Jesus. Deixa viúva Antônia Chence da Silva. Sep. às 11h30, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Sildemar Sílvio Schadeck, 40 anos, corretor, filho de Antônio Sílvio Schadeck e Sílvia Schadeck. Sep. ontem.

Terezinha Bolson Piccirilo, 60 anos, do lar, filha de Domingos Bolson e Anna Sehmidt Bolson. Deixa viúvo Waldomiro Piccirilo. Sep. às 9h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela municipal de Perola.

Terezinha Figueira da Silva, 67 anos, dentista, filha de José Figueira da Silva e Severina Bispo dos Santos. Viúva de Sérgio de Araújo. Sep. ontem.

Válter Vílson Steil, 75 anos, gerente, filho de Sebastião Estácio Steil e Maura Leal Steil. Deixa viúva Ladizira Steil. Sep. ontem.

Zenide Luiz Matozo, 77 anos, marceneira, filha de José Luiz Matozo e Alvina Rodrigues Matozo. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo do Centro de Convivência dos Idosos, Jardim das Graças, Colombo.

Zulmir Ângelo Provensi, 74 anos, comerciante, filha de Silvino Santo Provensi e Luíza Maria Cavalini Provensi. Deixa viúva Nadir Mattos Provensi. Sep. ontem.

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324- 9313.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail: leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]