• Carregando...
Adélia Furlan Martins |
Adélia Furlan Martins| Foto:

Adélia Furlan Martins (foto)

Por 21 anos, as quinta-feiras eram dias especiais para Adélia. Nessas noites, a grande família formada por filhos, noras, genros, netos e amigos se reunia para jantar na casa do Alto da XV, onde os Martins moravam há quase 30 anos. Até os 80 anos de Adélia, o cardápio de cantina italiana – saladas, polenta e frango – era oferecido para mais de dez pessoas e totalmente feito por ela. Segundo a filha Teresa, Adélia tinha a profissão de mãe. Viúva muito cedo, ficou com cinco filhos para cuidar, entre eles dois pequenos, de sete e nove anos. Para seu orgulho, o filho Germano, o mais velho entre os homens, na época com apenas 16 anos, que se prontificou a cuidar da loja de tintas que o pai havia deixado, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Atualmente, quatro dos filhos continuam tocando o negócio. Quando os filhos eram jovens, deixava o jantar pronto e na mesa da cozinha para quando chegassem tarde da noite. Depois que saíram de casa, Teresa lembra que achocolatados e guloseimas – alimentos de criança, diz Teresa – apareciam sempre na casa, ainda que a mãe não tivesse o costume de comê-los. Quando lhe perguntavam porque ela comprava tudo aquilo, respondia simplesmente: para o caso de os meninos quererem comer. Por traz da aparência doce, Adélia era firme e discreta. Julgamentos negativos e críticas eram deixados de lado para manter a paz familiar: sempre prezou ter os filhos unidos e amigos. Avessa às novelas, gostava dos noticiários. Deixa cinco filhos e seis netos.

Dia 3, aos 82 anos, por insuficiência hepática.

* * * * * *

Alice Ferreira Fagundes, 1 dia, filha de Robson Ribeiro Fagundes e Karina do Rocio Ferreira Fagundes. Sep. ontem.

Alice Novi, 64 anos, do lar, filha de Vergílio Novi e Maria Marrega. Sep. ontem.

Antônio Oliveira da Silva, 62 anos, segurança, filho de João Cesário da Silva e Leonor Souza de Oliveira. Deixa viúva Cássia da Silva Pereira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Cemitério Municipal de Tijucas do Sul, PR.

Arlindo Marques de Sousa, 45 anos, lavrador, filho de Eutímio Marques de Sousa e Narcisa de Brito Sousa. Sep. ontem.

Armelindo Carletto, 87 anos, motorista, filho de José Carletto e Dozolina Carletto. Deixa viúva Genoveva Simioni Carletto. Sep. às 16 h, no Crematório Associação Beneficente Jardim da Saudade, saindo da capela 4 do mesmo.

Carlos Szlanda, 68 anos, mecânico, filho de Félix Szlanda e Rosa Szlanda. Deixa viúva Ladislava Przepiura Szlanda. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Thomaz Coelho, Araucária, PR.

Cláudio Murilo Xavier, 49 anos, médico, filho de Júlio Rocha Xavier e Maria Tereza Xavier. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo o Palácio das Araucárias. (Ver noticiário na página 16)

Cornélia Rosalina Backes, 86 anos, do lar, filha de Rodolfo Seibt e Catarina Seibt. Viúva de Ernesto Backes. Sep. às 16 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela 4 do Cemitério Água Verde.

Cryslaine Fernanda dos Santos, 13 anos, estudante, filha de Gilberto Carlos dos Santos e Silmara Maria Ferreira dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Bateias, Conceição de Meia Lua, saindo do Parque Anjo da Guarda, Cachoeira, Almirante Tamandaré, PR.

Dulce Aparecida Miguel, 61 anos, do lar, filha de Silvino José Miguel e Margarida Rofati. Viúva de João Ferreira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Bom Jesus, Jacarezinho, PR.

Geralda Áurea Thomaz, 91 anos, do lar, filha de Elysio Manoel dos Santos e Maria Jovelina Santos. Deixa viúvo Benedito Thomaz. Sep. ontem.

Gervânio Deconti, 87 anos, agricultor, filho de João Deconti e Ângela Basão. Deixa viúva Doralina Deconti. Sep. ontem.

Henrique Gluck, 72 anos, empresário, filho de Adolpho Guilherme Henrique Gluck e Maria Gomes Gluck. Deixa viúva Ana Maria de Farias Gluck. Sep. ontem.

Jacira Ramos Belasque, 67 anos, professora, filha de Joaquim Belasque e Maria Ramos Belasque. Sep. ontem.

Jandira Erothides da Silva, 80 anos, do lar, filha de João Batista Pinto Ribeiro e Izabel Maria Ribeiro. Deixa viúvo João Bueno da Silva. Sep. ontem.

Jefferson Pereira Muniz, 39 anos, pintor, filho de José Targino Muniz Neto e Francisca Pereira Muniz. Sep. ontem.

João Gomes dos Santos, 57 anos, pedreiro, filho de Jovelino Gomes dos Santos e Antônia Gomes dos Santos. Sep. às 14 h, no Cemitério São João Batista, saindo da Associação de Moradores do Bairro Tanguá, Almirante Tamandaré.

João Lachowski, 74 anos, motorista, filho de Francisco Lachowski e Seraphina Lachowski. Deixa viúva Idir Lachowski. Sep. às 11 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

João Orlando Cordeiro, 53 anos, promotor, filho de João Cordeiro e Cândida Maria Bomfin. Deixa viúva Sueli Aparecida Cordeiro. Sep. às 17 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Juarez Ramos Cavalcante Ribas, 66 anos, filho de Pedro Amálio Ribas Neto e Cida Cavalcante Ribas. Sep. ontem.

Leonel dos Santos, 47 anos, comerciante, filho de Osmar dos Santos e Venina dos Santos. Deixa viúva Neiva Maria dos Santos. Sep. ontem.

Leonel Previley, 56 anos, assessor jurídico, filho de Alberto Leonel Previley e Emma Kling. Deixa viúva Ivete Marilene Marcondes de Mello. Sep. ontem.

Leony Komar, 75 anos, doméstica, filha de Max Komar e Augusta Vieira Komar. Sep. ontem.

Levi Sales, 78 anos, contador, filho de Euclides Sales e Maria Sales. Deixa viúva Ângela Sales. Sep. ontem.

Luiz Carlos Mancino, 58 anos, filho de Eliéser Mancino e Iolanda Ranucci Mancino. Sep. ontem.

Manoel Duarte, 78 anos, militar, filho de Tolentina Conceição Duarte. Deixa viúva Oraides Oliveira Duarte. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Márcia Soares de Abreu, 30 anos, do lar, filha de Francisco Duarte de Abreu e Maria do Carmo Soares de Abreu. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.

Margarida Pessoa da Silva, 64 anos, autônoma, filha de Feliciano Pessoa da Silva e Genoefa Greski. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Associação Beneficente Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.

Maria Alzira Pascke de Oliveira, 74 anos, do lar, filha de Reynaldo Pascke e Rosalina Pascke. Deixa viúvo Antenor dos Santos Oliveira. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da Rua Cotinga, 47, Jardim Cláudia, Pinhais.

Maria Clara Abreu Camargo Rodrigues Soares, filha de Thales de Tarso Rodrigues Soares e Isabela de Abreu Camargo. Sep. ontem.

Maria dos Santos, 26 anos, do lar, filha de Clemência Maria de Jesus. Deixa viúvo José Geraldo da Costa. Sep. às 14 h, no Cemitério São Gabriel, Colombo, saindo da capela do mesmo.

Maria José da Silva, 87 anos, do lar, filha de José Francisco da Silva e Maria Inez. Deixa viúvo Euclides Alves da Silva. Sep. ontem.

Marlene Granato, 73 anos, arquivista, filha de Augusto Chinazzo e Helena Gumes Chinazzo. Viúva de Arnaldo Granato. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Matheus Martins Turkot, 2 dias, filho de Maurício Sérgio Turkot e Leonilda Maria Martins da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Cemitério Municipal de Araucária, PR.

Mauro Monteiro, 54 anos, comerciante, filho de Luiz Monteiro e Isabel Monteiro. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Valle dos Reis, Taboão da Serra, SP.

Nadiamira dos Santos Silva, 56 anos, do lar, filha de Alcides Nicolau Domingos e Catarina dos Santos. Viúva de Aníbal Bonfim da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Rua Teodoro Pinto de Lara, 36, Jardim Bela Vista II.

Nelcy Clausen Xavier, 71 anos, professora, filha de Hugo Clausen e Lydia Clausen. Deixa viúvo Luiz Renato Xavier. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vaticano, saindo da capela Rubi.

Rafic Sleiman Fayad, 85 anos, comerciante, filho de Sleiman Fayad e Rafka Fayad. Deixa viúva Lóris Husni Fayad. Sep. às 10h30 no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Ricardo Irineu Silva, 52 anos, ajudante, filho de Alceu Silva e Therezinha de Jesus Silva. Deixa viúva Maria de Fátima da Silva. Sep. ontem.

Sabrina Aparecida Gonçalves de Carvalho, 22 anos, do lar, filha de Francisco Antônio de Carvalho e Jussara do Roccio Babisz Gonçalves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Sila Oliveira dos Santos, 13 anos, estudante, filha de Francisco Dias dos Santos e Edimail de Oliveira dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Thiago Gabriel Costa Caetano, 15 anos, estudante, filho de Suzana Costa Caetano. Sep. ontem.

Verônica Ferreira de Paula Protski, 74 anos, do lar, filha de Braz Ferreira de Paula e Maria da Luz de Paula. Deixa viúvo Antônio Protski. Sep. ontem.

Vitor Olímpio de Araújo, 75 anos, lavrador, filho de Olímpio Manoel de Araújo e Francisca Maria de Jesus. Deixa viúva Maria das Dores Brito de Araújo. Sep. às 16 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Paróquia São Rafael, Santa Helena, CIC.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324-9313. – Texto: Aline Peres

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]