• Carregando...
 | Isis Sanson Monte Serrat
| Foto: Isis Sanson Monte Serrat

Isis Sanson Monte Serrat (foto)

A trajetória de Isis era suficiente para escrever um livro, porém o intento sempre era adiado pela timidez da escritora. Nos últimos tempos, afirmava que tão logo saísse do hospital retomaria seu projeto. Até chegou a contar para uma das filhas que havia sonhado com uma passagem do livro infantil, que contaria em ficção tudo aquilo que tinha vivido, mas não aceitou a proposta de que alguém o escrevesse porque era teimosa. E não foram poucas as experiências criativas e originais com que Isis esteve envolvida. Seu casamento com Paulo lhe renderam 63 anos de experiência e amor. Além do seu trabalho de enfermeira no Hospital Cajuru, Isis ajudava o marido em seu trabalho como psiquiatra. Em um tempo que não era comum o tratamento fora do hospital, Isis fazia o acompanhamento terapêutico de crianças. A ludicidade também sempre esteve presente em sua vida, conta a filha Laura. Seja pelas inúmeras leituras e indicações de obras – A Montanha Mágica, de Tho­­mas Mann, era um dos livros mais sugeridos pela lição de vida que passava –, como pela criação e produção artesanal de jogos infantis. "Ludela" foi o primeiro a ser criado na década de 60, "Cá com meus botões" surgiu em 2008 e, o último "Monte ... Monte", serviu de presente para o neto no ano-novo de 2009. Enquanto Isis fabricava as peças, as filhas ajudavam na confecção das regras e da embalagem. Sempre esteve ligada ao público infantil. Eram nove filhas e inúmeros amigos de cada uma que davam a cor e o som da casa onde a família Monte Serrat morava. Isis adorava a casa cheia. As refeições só tinham horário, mas nunca sabia-se quantas pessoas estariam presentes. Em um tempo em que as crianças pequenas ficavam em casa com os pais, Isis teve uma ideia. Precursora, ela e a amiga Maria Nícolas montaram a primeira escola de educação infantil de Curitiba, chamada Jardim de Infância Cirandinha, em 1956, porém não reconhecida oficialmente por falta de registro. Também dedicava-se a produção de peças em cerâmica. Mesmo não acreditando em seu potencial, algumas de suas obras encontram-se expostas nos Estados Unidos; e o seu nome está perpetuado no primeiro dicionário de artistas paranaenses. Para Laura, era como um gato: tinha sete vidas, porém dessa vez veio renascer somente no coração da sua imensa família. Deixa viúvo, 9 filhas, 23 netos e 13 bisnetos.

Dia 5, aos 84 anos, de diabetes.

* * * * * *

Afonso Celso Pugsley Bastos, 59 anos, comerciante, filho de Jocy R. Bastos e Suzana M. Pugsley. Sep. ontem.

Almerinda Souza, 86 anos, do lar, filha de Maria Antônia de Souza. Viúva de Dornel Adginho Gonçalves. Sep. às 15 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do Cemitério Água Verde.

Antônio Girardi, 98 anos, filho de Pietro Girardi e Catarina Girardi. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério da Ressurreição, Almirante Tamandaré.

Arnaldo dos Santos, 93 anos, militar, filho de José Agostinho dos Santos e Cinira Silva dos Santos. Deixa viúva Yvonne Scherer dos Santos. Sep. ontem.

Aroldo de Andrade Vieira, 33 anos, autônomo, filho de João Maria de Andrade Vieira e Maria Olinda Gomes do Valle. Sep. ontem.

Benjamin Leme, 60 anos, pedreiro, filho de José Leme e Maria Gláucia Leme. Deixa viúva Roseli Lemes. Sep. às 16 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da Igreja Católica Nossa Senhora do Rocio, São José dos Pinhais.

Brazília Teixeira Machado, 67 anos, do lar, filha de Manoel de Paula Teixeira e Ana Maria Teixeira. Deixa viúvo Ataíde Luiz de Souza. Sep. ontem.

Claudiomiro Checci Júnior, 16 anos, estudante, filho de Claudiomiro Checci e Eliane Aparecida Procópio. Sep. ontem.

Deolinda de Azambuja Gabrielli, 97 anos, professora, filha de Antônio Ferreira de Azambuja e Francelina Azambuja. Deixa viúvo Avelino Orderigo Gabrielli. Sep. ontem.

Derlita Talevi Mendes, 71 anos, do lar, filha de Dário Talevi e Nair Pedroso Talevi. Deixa viúvo Moacir da Silva Mendes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja São José, Reserva, PR.

Divanir de Jesus Karache Machynhevisky, 44 anos, do lar, filha de João Novak Karache e Amélia Pinheiro Karache. Deixa viúvo Antônio Machynhevisky. Sep. ontem.

Emanuelly Cristiny da Rosa Ribeiro, 8 meses, filha de Roberto Ribeiro e Kelly Mayara da Rosa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da Associação de Moradores do Alto Boqueirão.

Felipe da Silva Soares, 29 dias, filho de Daniel de Lima Soares e Lesliane da Silva Melo. Sep. em horário a ser designado no Cemitério Boqueirão, saindo da Rua Miguel Caluf, 3.023, Cajuru.

Israel Alves de Farias, 20 anos, servente, filho de Elias Alves de Farias e Tereza Alves de Farias. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela Berti, São José dos Pinhais, PR.

Ivone dos Santos Delolmo, 59 anos, do lar, filha de Norival Nunes dos Santos e Eloína Ferreira dos Santos. Deixa viúvo Leandro da Silva Delolmo Ledesma. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Jardim das Hortênsias, Canoinhas, SC.

Jacob Winter, 59 anos, instalador, filho de Alexandre Winter e Lena Humber Winter. Deixa viúva Irismar Sousa Silva Winter. Sep. ontem.

João Ademar Ribeiro, 53 anos, vendedor, filho de Ademar Antônio Ribeiro e Francisca Bezerra de Souza. Deixa viúva Antônia Raimunda da Silva Ribeiro. Sep. às 10 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela 2 do Cemitério Boqueirão.

João Maria Ferraz Faria, 66 anos, porteiro, filho de Elpídio de Almeida Faria e Armelinda Ferraz Faria. Deixa viúva Genoveva Pietchak Faria. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela São Leopoldo, CIC.

José Bregenski Filho, 87 anos, filho de José Bregenski e Anna Bregenski. Viúvo de Mônica Bugalski Bregenski. Sep. às 9 h, no Cemitério Abranches, saindo da capela do mesmo.

José Carlos Garcia, 52 anos, pedreiro, filho de Adelino Fernandes Garcia e Hilda Bento Garcia. Deixa viúva Anacirde Aires Garcia. Sep. ontem.

José Leocádio Gonçalves, 52 anos, auxiliar de produção, filho de João Gonçalves e Suzana de Barros Gonçalves. Sep. ontem.

Lori Antônio Sartori de Souza, 56 anos, serralheiro, filho de Lucidoro Ambrósio de Souza e Maria Eliza Sartori de Souza. Deixa viúva Aglaci Rodrigues Dias Sortori de Souza. Sep. às 10h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Luiz Carlos Furman, 41 anos, funcionário público municipal, filho de Miguel Furman e Elzbieta Wojcik Furman. Deixa viúva Vera Lúcia Furman. Sep. ontem.

Maria Santa de Jesus Oliveira, 56 anos, do lar, filha de Joaquim Moreira de Oliveira e Emília Moreira de Jesus. Viúva de Geraldo Gomes dos Santos. Sep. ontem.

Nilza Dantas Ribas, 80 anos, funcionária pública estadual, filha de Ladislau Paulino Dantas e Custódia Gonçalves Dantas. Viúva de Flávio Camargo Ribas. Sep. ontem.

Odete Baumel, 69 anos, filha de José Alcides Baumel e Jeanine Wasquevis Baumel. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Paulo Cougo, 73 anos, fotógrafo, filho de Orlando Cougo Corsette e Felícia Baena Cougo. Deixa viúva Lilian Rissatto Cougo. Sep. ontem.

Rodrigo Paitax, 28 anos, pintor, filho de Rogério Paitax e Genelícia Paitax. Sep. ontem.

Sadiel Cristiano, 6 dias, filho de Doracilda Vagte Cristiano. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Reserva Indígena, Nova Laranjeira, PR.

Silvina Divino dos Santos, 76 anos, do lar, filha de Manoel Bispo Celestino e Caetana Amor Divino. Deixa viúvo Dionízio Lino dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Valmir Luiz Gubert, 44, Vila Verde III.

Sônia do Rocio da Silveira, 47 anos, dançarina, filha de Sebastião Nunes da Silveira e Anna Martins da Silveira. Sep. às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Associação de Moradores Profeta Elias, Vila Lindóia.

Thiago Pereira Leite, 3 anos, filho de Ananias Mota Leite e Elinete Pereira da Silva. Sep. ontem.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324-9313. – Texto: Aline Peres

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]