• Carregando...
 |
| Foto:

Silvio Machado da Silva

Fotos e objetos antigos que retratam a história de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, sempre foram uma fonte de prazer para Silvio. Quando encontrava algo antigo, não relutava em comprar. Assim, aumentava seu acervo, cada vez mais recheado de lembranças da família, da chácara onde nasceu e cresceu e que depois se transformou em área urbana e dos locais pitorescos da cidade que foram desaparecendo com o tempo. "Ele se empolgava com as fotos, mostrando como eram alguns lugares de Ponta Grossa nas décadas anteriores", conta o sobrinho Yuri. Também foi um ávido colecionador de selos e relógios e divertia seus amigos com as histórias engraçadas de sua juventude. Estava sempre de bom humor e conseguia fazer piadas das situações pelas quais passava. Nos últimos anos teve contato com uma religião originária da Índia, país para o qual viajou por duas vezes. "Ele seguia os ensinamentos do mestre Sai Baba, do Sathya Sai. Numa das viagens á Índia, quando voltou para o seu quarto de dormir, alguns macacos invadiram o lugar. Quando chegou em casa, percebeu que estava sem as chaves e começou a imaginar que os bichos a teriam roubado. Só depois foi ver que tinha esquecido as chaves em outro lugar", conta o sobrinho. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Silvio atuou como servidor público no Serviço de Assistência Gratuita da mesma instituição por 26 anos.

Deixa viúva e filha. Dia 9 de dezembro, aos 77 anos, de enfarte.

* * * * * *

Altino Remy Gubert, 92 anos, dentista, filho de João Batista Gubert e Maria Turra Gubert. Sep. ontem.

Alzira Sembai Choma, 72 anos, comerciante, filha de Basílio Sembai e Júlia Sembai. Deixa viúvo Pedro Choma Neto. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Arneide Marangoni, 65 anos, funcionário público municipal, filha de Henrique Marangoni e Gilda Cabral. Deixa viúvo Antônio Chagas da Costa. Sep. ontem.

Aroldo Siqueira Lima, 54 anos, marceneiro, filho de Moacir Siqueira Lima e Jesuína Siqueira Lima. Sep. ontem.

Cecília Firme Dodo, 54 anos, do lar, filha de Geraldo Firme Dodo e Alaíde José Ferreira Dodo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela da Igreja Quadrangular – Tatuquara.

Elezbieta Iarenko Weretycki, 82 anos, do lar, filha de Simão Iarenko e Marciana Iarenko. Sep. ontem.

Elia Schemberger Ilha, 69 anos, do lar, filha de Reinaldo Schemberger e Amália Buss. Viúvo de Antônio Derli Ilha. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja Batista Aliança – Campo Comprido.

Elza Werle, 62 anos, digitadora, filha de João Henrique Werle e Walda Werle. Sep. ontem.

Euclides Ângelo Guasti, 74 anos, mecânico, filho de Ernesto Ângelo Guasti e Aurora Fadel Guasti. Deixa viúva Aparecida de Souza Guasti. Sep. ontem.

Genivaldo Freitas Bueno, 18 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Valdo do Nascimento Bueno e Sebastiana de Freitas Bueno. Sep. ontem.

Helena Uhlmann, 65 anos, do lar, filha de Jorge Alves Lourenço e Rosalina Fagundes. Deixa viúvo Rogério Uhlmann. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Rio Negro, PR.

Irael Lourenço de Lima, 50 anos, pintor, filho de Pedro Lourenço de Lima e Angelina Moreira de Lima. Deixa viúva Ana Lúcia de Lima. Sep. ontem.

José Kiochi Ynoue, 68 anos, agrônomo, filho de Massayoshi Ynoue e Shika Ynoue. Deixa viúva Neuza Miyuki Hayashi Ynoue. Sep. às 17 h, em local a ser designado.

José Nogueira da Silveira, 83 anos, militar, filho de Manoel Nogueira Sant'Ana e Maria Antônia da Silveira. Viúvo de Maria Rosa da Silveira. Sep. às 17 h, no Cemitério Paroquial de Umbará, saindo da capela da Associação da Vila Militar.

Júlia Miranda Couto, 68 anos, do lar, filha de Isaltino de Miranda e Paulina Borges de Pontes. Deixa viúvo Otávio Couto. Sep. ontem.

Jurema Bianchi Belegante, 81 anos, do lar, filha de Guerino Bianchi e Dosolina Bristot. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela Mortuária do mesmo.

Laila Farah, 76 anos, professora, filha de Abrahão Farah e Hafisa Farah. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela do Vaticano – Rubi.

Levino da Silva Luz, 56 anos, técnico em manutenção, filho de Vicente Lima da Luz e Vicentina Lúcia da Silva. Deixa viúva Marta Marques da Luz. Sep. às 8 h, em local a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Joaquim Távora.

Lurdes Marilda Ribeiro, 62 anos, doméstica, filha de Lauro Colman Ribeiro e Jane Colman Ribeiro. Sep. ontem.

Magno Aparecido de Lima, 27 anos, repositor, filho de Roseli de Souza Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal do Boqueirão saindo da capela da Igreja Perpétuo Socorro – Xaxim.

Maria das Dores Santos, 80 anos, do lar, filha de Artur Xavier e Flausina Gonçalves. Sep. ontem.

Marlene Solino Teixeira, 65 anos, do lar, filha de José Solino e Durcília Cordeiro Solino. Deixa viúvo João Conrado Teixeira. Sep. ontem.

Miguel Brondani, 55 anos, vendedor, filho de José Avelino Brondani e Idovina Alba Brondani. Deixa viúva Alice Tomal Brondani. Sep. às 10 h, em local a ser designado, saindo da capela do Cemitério São Francisco de Ponta Grossa.

Miguel Rodrigues Padilha, 62 anos, lavrador, filho de Idílio Rodrigues Padilha e Eurídia Pereira Padilha. Deixa viúva Maria Alves. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Piên.

Nei Glinski, 46 anos, auxiliar de produção, filho de Paulo Glinski e Angelina de Lima Glinski. Sep. ontem.

Neusa Maria Vieira dos Santos, 56 anos, do lar, filha de José Valentim e Cyra dos Reis. Deixa viúvo Irineu Vieira dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Olívia Palmyra dos Santos, 97 anos, do lar, filha de Ângelo Alberti e Maria Alberti. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Osmenia Cordeiro Amaral, 83 anos, do lar, filha de Deolindo Cordeiro e Cristina Rosa Cordeiro. Sep. às 9 h, no Cemitério Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Regina Rosa Guilherme, 21 anos, auxiliar confecção, filha de Lúcia Guilherme da Silva. Deixa viúvo Lozer Marinho da Silva. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Ibaiti.

Relington Prestes Dias, 21 anos, motoboy, filho de José Vilmar Dias e Edy Prestes dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência, saindo da capela do Cemitério Rio Bonito, no Tatuquara.

Rosa Aparecida de Freitas dos Santos, 46 anos, diarista, filha de Antônio Domingues de Freitas e Balbina Benizia de Ramos. Deixa viúvo Manoel dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua José Augusto de Carvalho, 282 – Tatuquara.

Roza Ermínia Filippin, 78 anos, do lar, filha de Ernesto Sberze e Roza Sberze. Deixa viúvo Bruno Filippin. Sep. ontem.

Sebastião Enéquio de Souza, 77 anos, motorista, filho de José Enéquio de Souza e Maria Rodrigues da Costa. Deixa viúva Noêmia Enéquio de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da capela do mesmo.

Walter Luiz Amaro, 40 anos, atendente, filho de Cirso Amaro e Ivete Solane Wakim Amaro. Deixa viúva Silvana Lima Amaro. Sep. ontem.

Wando Ferreira Lopes, 85 anos, artesão, filho de João Ferreira Lopes e Izabel José do Espírito Santo. Sep. ontem.

Weslley Diogo de Jesus Santos, 17 anos, pedreiro, filho de Telma Geni de Jesus Santos. Sep. às 9 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua João Maria Costa Machado, 85 – Jardim da Ordem.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]