• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A passagem do tempo para o jornalista Luiz Fernando Binder foi generosa. "Tinha uma boa estrela", costumava dizer. Desde que o estudante de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) trocou olhares com a colega de turma, Neide, no fim da década de 1970, foram 35 anos de uma história em comum. Ele muito se orgulhava de tê-la construído. De temperamento sereno, quase reservado, Binder mantinha o lado romântico e carinhoso para os seus. Perfeccionista, tinha dedicação extrema ao trabalho. Foram 30 anos na Gazeta do Povo.

Para Neide, era "o Dudu" das cartas românticas e das datas especiais não esquecidas. Os dias 20 de julho, aniversário de casamento, 26 de agosto, comemoração do início do namoro, e 12 de junho, dia dos namorados, eram momentos de receber flores. A sensação era sempre como aquela da primeira vez, lembra Neide. "Mais do que marido, foi meu companheiro e amigo", ressalta.

O trabalho como revisor no jornal ocupava suas noites. Assim, os momentos de encontro com a mulher ocorriam na madrugada; Neide trabalhava durante o dia. Para compensar a distância e o pouco tempo, a esposa recebia todos dias uma carta ao chegar em casa, no fim da tarde. Era o momento de se deliciar com os relatos das peripécias dos filhos, da rotina da casa e dos problemas e soluções diários. Com mesma determinação que dedicava ao jornalismo, Binder executava as tarefas prosaicas do cuidado com a família. Era famoso no bairro: levava os filhos todos os dias para a escola, sempre no mesmo horário. "Quando o assunto dizia respeito a horário, Binder era quase um fanático", brinca Neide.

Também sabia cultivar suas paixões. A leitura e a música clássica eram duas delas. Nesses momentos, esquecia-se do tempo. As 20 estantes de livros e discos, o computador – necessário para a leitura diária de jornais e revistas, e escritas intermináveis –, assim como as inúmeras fotos dos filhos e do neto, Pedro, estavam reservados a um espaço da casa só seu. Era um lugar quase "sagrado", conta a esposa.

Para ela, a casa toda tinha uma energia própria quando o marido estava presente. Binder dizia que era ateu, mas Neide não acreditava nisso. Foram tantas atitudes e conceitos cristãos que ele ensinou à família. "Costumava dizer que estava preparado para encerrar essa etapa na Terra, pois a sua missão de criar uma família decente estava cumprida".

Depois que se aposentou, em 2011, o escritório era o lugar em que mais ficava. Não era de sair de casa, mas sempre incentivava Neide a não abrir mão das viagens, que tanto gostava de fazer, e do convívio com os amigos. Ele, no entanto, preferia ficar entre os livros.

Era homem de fases literárias. Percorreu os caminhos das obras de Érico Veríssimo, Victor Hugo, Freud e fixou-se na política, assunto que o instigava a aprender cada vez mais. Se alguém lhe perguntasse sobre uma passagem de uma história, sabia dizer o autor e o número da página do livro. Era o resultado de tão boa memória.

Quando o casal já podia ficar em casa, as recordações tinham início logo cedo. O momento mais prazeroso era o do café da manhã. Ele arrumava a mesa da cozinha, preparava a bebida fumegante e aguardava a esposa acordar. Entre um gole e outro do café, as lembranças da vida estendiam-se até a garrafa térmica secar. Nesses momentos, dizia que era um homem sem ambição. Tinha conseguido muito mais da vida do que esperava. Era muito feliz. "Tinha uma boa estrela". Deixa a viúva Neide, os filhos Juliano e Cristiano, e o neto Pedro.

Dia 4, aos 60 anos, de insuficiência cardiorrespiratória, em Curitiba.

* * * * *Adão Jeronimo Geraldo Machado, 60 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Otávio Machado e Maria do Carmo Geraldo Machado. Sepultamento às 08h30, em local a definir, saindo da Capela Iapó, em Castro (PR).

André Luiz Franco, 41 anos. Profissão: cabeleireiro. Filiação: Argentino Olimpo Franco e Geralda Aparecida Franco. Sepultamento às 15h, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Parque Poços de Caldas, em Poços de Caldas (MG).

Antônio Carlos Tortora, 42 anos. Filiação: Antônio Tortora e Elza Amaro. Sepultamento ontem.

Arminda Sottomaior Karam, 85 anos. Profissão: psicóloga. Filiação: João Sá Soto Maior e Cacilda Borba Sottomaior. Sepultamento às 11h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 1. Arminda de Morais Ribeiro, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Godói de Morais e Maria Luzia Alves de Morais. Sepultamento às 11h, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela 1. Cleverson de Oliveira, 31 anos. Profissão: chapeiro. Filiação: João Maria de Oliveira e Maria Dias Machado de Oliveira. Sepultamento ontem.

Crystian da Silva Pereira, 17 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Joel Pereira e Márcia Cristina da Silva Pereira. Sepultamento às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais. Daniele Pacheco de Oliveira, 12 anos. Profissão: estudante. Filiação: Cleverson de Oliveira e Rosa Vanderleia Pacheco de Oliveira. Sepultamento ontem.

Eduvirgem de Castro Santos, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Seraphim e Antônia Seraphim. Sepultamento ontem.

Edyjaque Thuillier, 69 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Pedro Thuillier e Erna Thuillier Brugg. Sepultamento ontem.

Ewaldo Milani, 86 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Paschoal Celeste Milani e Elvira Tosin Milani. Sepultamento ontem.

Flaviano Christian Pucci do Nascimento, 38 anos. Profissão: advogado. Filiação: José Paulino do Nascimento Neto e Eliane Teresinha Pucci do Nascimento. Cerimônia hoje, Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Floracy Borba Quadros, 90 anos. Filiação: José Borba e Messias Borba. Sepultamento às 10h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 2. Heitor da Silva Duarte, 57 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Antônio Vitorino Duarte e Donatila da Silva Duarte. Sepultamento às 17h, em local a definir, saindo do Cemitério Municipal Santa Cândida - capela 1. Helena dos Reis, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Safanoff e Cecília Safanoff. Sepultamento ontem.

Izabel Ferreira da Cruz, 42 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: João Ferreira da Cruz e Maria Amélia da Silva. Sepultamento ontem.

João Jayme Sledz, 82 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Ignácio Sledz e Rosália Sledz. Sepultamento ontem.

João Maria Patricio, 62 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Manoel Patricio e Julieta Ferreira Patricio. Sepultamento às 17h, Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Bairro Novo. José Segundo de Oliveira, 83 anos. Profissão: motorista. Filiação: Durval Ferreira de Lima e Maria Lima de Carvalho. Sepultamento ontem.

José Victor Bertoja de Lima, 1 mês. Filiação: Joel de Lima Alves e Roseli Bertoja. Sepultamento às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

José Walter de Souza, 69 anos. Filiação: Arlindo de Souza e Helena Iracema Viecili de Souza. Sepultamento ontem.

Ladi Inês Yamawaki Santos, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Kauro Yamawaki e Delurdes Sforza Yamawaki. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I. Manoel Fernandes Moreira, 96 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Francisco Fernandes e Elidia Conceição dos Prazes. Sepultamento às 15h, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans. Maria Aparecida Bueno, 53 anos. Profissão: assistente administrativo. Filiação: Tereza Bueno. Sepultamento ontem.

Maria Lúcia Tomaz, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Lúcio Rodrigues e Jordelina Rosa de Jesus. Sepultamento às 16h, Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Maria das Gracas Schwartz Tietjen, 63 anos. Profissão: bancária. Filiação: Henrique Arno Tietjen e Olga Schwartz Tietjen. Sepultamento ontem.

Marli Alves Geronasso, 68 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Jorge Alves dos Prazeres e Nilza Fernandes dos Prazeres. Sepultamento ontem.

Nilda Gay da Silva, 90 anos. Profissão: professora. Filiação: Polycarpo Gay e Clarice Lopes Gay. Sepultamento às 9h, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela 2. Olivia Fabri Nunes, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Fabri e Paulina Fabri. Sepultamento às 15h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Osly de Brito, 52 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Orlando de Brito e Rosa de Souza Brito. Sepultamento ontem.

Paulo Roberto Kachorovski, 42 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Otávio Kachorovski e Rosilda Kachorovski. Sepultamento às 10h, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da capela 1. Reginaldo Aparecido Merli, 34 anos. Filiação: Carlos Luiz Merli e Cleusa dos Santos Merli. Sepultamento ontem.

Renato Bertoni, 73 anos. Profissão: motorista. Filiação: Colombo Bertoni e Anna Bertoni. Sepultamento ontem.

Sebastião Vosne da Rosa, 65 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Abílio Dias da Rosa e Maria Vosne da Rosa. Sepultamento às 15h, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans. Severino Ossamu Ito, 47 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Shusuke Ito e Yasu Itikawa Ito. Sepultamento ontem.

Terezinha Fracaro Ruzenente, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Fracaro Primo e Madalena da Conceição Fracaro. Sepultamento às 15h, no Cemitério Colônia Faria, em Colombo. Valdemar Dias, 43 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Leonides Dias e Maria de Jesus Romoaldo. Sepultamento às 10h, em local a definir.

* * * * *As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3313-5772

* * * * * Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]