• Carregando...
Marissol Bassil
Marissol Bassil: pediatra faleceu aos 55 anos por Covid-19.| Foto: Divulgação

Em seus últimos momentos de vida, Marissol Bassil não pôde fazer aquilo a que se dedicou por mais de 30 anos. Por fazer parte do grupo de risco, a médica pediatra estava afastada de suas atividades desde o início da pandemia de Covid-19. Infelizmente, não conseguiu escapar do vírus que já levou tantos colegas de profissão. Marissol faleceu, aos 55 anos vítima, do novo coronavírus no último dia 23, em Campo Largo.

Curitibana, nascida em 30 de abril de 1965, formou-se em Medicina na turma de 1989 da Faculdade Evangélica do Paraná, onde também fez residência em Pediatria. O registro no Conselho de Medicina do Paraná foi feito em maio de 1990. Começou a trabalhar no Hospital Pequeno Príncipe como plantonista em 1994 e lá permaneceu por mais de 25 anos. Atuava no setor de Emergências, sendo supervisora da Emergência SUS.

Sempre exerceu sua função com profissionalismo, ética, personalidade de liderança e grande capacidade de união entre as equipes.

Atuou em outras instituições de saúde, para onde levou seu conhecimento e amor pela pediatria. Foi diretora-geral do Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, e responsável pela pediatria no Hospital do Rocio, também do município vizinho, na região metropolitana.

“No decorrer da sua carreira se descobriu uma grande gestora, um lado da Medicina que também ajuda ao próximo. Com sua personalidade, generosidade e devoção à pediatria, Marissol conseguiu estruturar serviços hospitalares e continuou também atendendo clínica pediátrica com excelência. Era uma pediatra formidável, uma gestora excelente, mas acima de tudo uma pessoa de coração enorme e um sorriso ímpar e excepcional amiga”, relata a colega de profissão Maria Cristina da Silveira, chefe da Emergência SUS do Hospital Pequeno Príncipe.

“Foi uma médica participativa nas atividades do Pequeno Príncipe, sempre atenciosa no atendimento da criança, carismática e muito querida pelos colegas. Vestia a camisa da instituição em todos os projetos em que atuou, um verdadeiro exemplo de pediatra”, conta o vice-diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio de Souza Costa Júnior.

Nos comunicados de falecimento das instituições onde atuava, são centenas de depoimentos de pessoas lembrando o cuidado da dra. Marissol com os bebês na UTI, as crianças internadas e até os pais fragilizados. A gentileza e o sorriso no rosto também eram marcas ressaltadas por muitos que estiveram ao lado ou receberam atendimento da pediatra.

No Paraná, já são 15 médicos que morreram vítimas da Covid-19, segundo o Conselho Regional de Medicina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]