• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Os clientes da Farmácia Santa Rita, na Avenida República Argentina, nas proximidades do Shopping Água Verde, por 30 anos contaram com a figura alegre e interessada da farmacêutica Maria Aparecida Marques Bonat, a Cida. Formou-se pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para João Acyr – marido, companheiro de profissão e de atendimento –, a esposa nasceu para fazer o que sempre fez. "Ela se sentia feliz dentro de uma farmácia", recorda-se. A história feliz na trajetória profissional somou-se aos 58 anos da vida a dois. O casal era conhecido na região pela farmácia e também pela atuação na Igreja do Portão. "Nascemos um para o outro", salienta.

Quando foram colegas de curso, os amores não eram tão intensos. Para João Acyr, Cida era a colega que estendia o horário da aula, pois sempre tinha uma última pergunta a fazer. Ele queria jogar sinuca no Diretório Acadêmico; ela estava interessada somente nos estudos. Como em um conto de fadas, tudo mudou em um baile: o de formatura da turma de Farmácia, em 1953. O encanto dele pelos braços roliços dela afastou a primeira impressão. "Era com ela que eu queria ficar por toda minha vida", conta. Foram três anos de namoro e noivado até o dia do sim.

Após o casamento, o casal comprou a farmácia Santa Rita. Em pouco tempo, tiveram que arrendar o local: os dois foram nomeados professores da Escola Normal Regional em São João do Triunfo, no Centro-Sul do Paraná. Cida ministrava as aulas de Matemática. João Acyr lecionava História, Ciências e Geografia. Em dois anos, foram muitos alunos, muitas histórias e, como não poderia deixar de ser, uma nova farmácia. A pequena cidade não tinha médico. Era uma carência de tudo. "Ela nasceu para atender às pessoas", destaca.

A permanência no interior durou pouco. Com a pequena Regina nos braços - tinha pouco mais de 3 anos -, Cida e João Acyr retornaram a Curitiba e à farmácia da República Argentina.

No fim da década de 1960, o casal decidiu que fechar o comércio nas redondezas do Água Verde/Portão era o melhor caminho. Ela passou a se dedicar somente aos cuidados com a casa. Senhora de leitura constante, era incondicional seu amor pelos livros; desde os best sellers até os livros de política e história contemporânea. Declamava poesias, arte que aprendeu com o avô quando era criança. Dentre os poetas selecionados constavam Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias e Olavo Bilac. Dos escritores, destaque para Érico Veríssimo. A família também decorava as estrofes.

Fora a leitura, Cida conseguia fabricar peças de tricô, crochê e bordado com agilidade e rapidez. A destreza com as agulhas era tão grande que a mãe conseguia tricotar, ler e assistir televisão ao mesmo tempo, lembra a filha Regina. Cochilava e, mesmo assim, as agulhas continuavam o trabalho de tecer. "Incrível!". Não tinha quem na família não tivesse uma peça da farmacêutica.

Famosa na Igreja do Portão, Cida foi membro ativo do Movimento de Irmãos, da Arquidiocese de Curitiba. Ela e João representaram, por 19 anos, a paróquia por meio de palestras, cursilhos e orientações aos fieis.

Sem contar o famoso quentão que o casal preparava em todas as festas juninas. "Era uma cozinheira de mão cheia". Os vizinhos "sofriam" e ficavam inebriados com os odores das comilanças que Cida produzia em sua cozinha. O pão de minuto era uma das guloseimas mais requeridas pela família. Regina propôs até um concurso: o desafio era se aproximar do sabor dos pães que a mãe fazia. Quem não vinha para o café, tinha o saquinho de pães reservado para levar para casa. Deixa o viúvo João Acyr, três filhos, seis netos e um bisneto.

Dia 13 de novembro, aos 83 anos, de câncer de pulmão, em Curitiba.

Alceu Edison Menoncin, 82 anos. Profissão: comerciante. Filiação: David Emílio Menoncin e Iolanda Ferreti. Sepultamento ontem.

Amílcar Fernandes Silva, 80 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Fernando Maria da Silva e Luíza Fernandes. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais. Augusto Ferreira de Lima, 71 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Durvalina Ferreira de Lima. Sepultamento ontem.

Bruna Carla Palmiro Ferreira, 1 ano. Filiação: Edson Luiz Ferreira e Elienete Palmiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo de residência.

Cirilo de Paula, 77 anos. Profissão: garçom. Filiação: José de Paula e Francisca de Paula. Sepultamento ontem.

Conceição Ferreira da Silva, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ana Coelho da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Municipal de Barbosa Ferraz (PR).

Cristian Rian dos Santos da Rocha Camelo, 12 anos. Profissão: estudante. Filiação: Valdinei da Rocha Camelo e Sônia Augustinho dos Santos. Sepultamento ontem.

Dalila de Oliveira Vieira, 87 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Franklin de Oliveira Penteado e Graciliana Penteado. Sepultamento ontem.

Doraci Silva Biazuz, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Felipe da Silva e Cecília Maria da Silva. Sepultamento ontem.

Elaine de Fátima Silva dos Santos, 30 anos. Profissão: diarista. Filiação: Moacir Antônio Silva dos Santos e Lourdes Silva dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir.

Ezequiel Pereira, 85 anos. Profissão: engenheiro químico. Filiação: João Pereira da Silva e Idalina Pereira. Sepultamento ontem.

Franz Dyck Filho, 73 anos. Profissão: administrador de empresas. Filiação: Franz Dyck e Helene Lvewen Dyck. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de Igreja Evangélica no Água Verde.

Geraldo Cordeiro de Godói, 88 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Cordeiro de Godói e Zeferina Roberto dos Santos. Sepultamento ontem.

Iraci Lara Arruda, 73 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: João Lara e Clarice Correia Lara. Sepultamento às 16h, em local a definir, saindo de sede da Associação dos Aposentados (Apostos), em Telêmaco Borba (PR).

Irineu Bueno Vieira, 83 anos. Profissão: fotógrafo. Filiação: João Francisco Vieira e Maria Domingues Vieira. Sepultamento ontem.

Ivonete Blasi Ribas, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Danunzio Alencar Blasi e Sofia Koogut Blasi. Sepultamento às 16h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Igrejas Irmãos Menonitas, no Alto Boqueirão.

Iza Annita Last de Asevedo, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alberto Last e Thereza Barendrecht. Sepultamento ontem.

João Bogo, 75 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Mateus Bogo e Prima de Lorenzzi. Sepultamento às 17h, em local a definir, saindo de Igreja na Localidade de Cima, em Fraiburgo (SC). João Pedro Alves, 57 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Pedro Balbino Alves e Maria Sebastiana Alves. Sepultamento ontem.

Jorge Emidio Franco, 63 anos. Profissão: agente penitenciário. Filiação: Sebastião Franco e Nair Franco. Sepultamento ontem.

José Vitorino Dantas, 92 anos. Filiação: Felipe Vitorino Dantas e Judite Ferreira Dantas. Sepultamento ontem.

Lislei Cristina Borges Pinto de Souza, 31 anos. Profissão: gerente administrativo. Filiação: Luiz Carlos Borges Pinto e Tânia Maria Borges Pinto. Sepultamento ontem.

Marcelo Gonçalves de Quadros, 46 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Artur Gonçalves de Quadros e Dolores Malaquias de Quadros. Sepultamento ontem.

Márcia Aparecida Andrade de Antunes, 37 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Hamilton da Luz Andrade e Elza Aparecida de Andrade. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Municipal de Imbituva (PR). Maria Rejane Ferro dos Santos Rupel, 45 anos. Profissão: nutricionista. Filiação: Joaquim Esperidiao dos Santos e Maria das Victorias Ferro Esperidiao dos Santos. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Diamante.

Maria Salete Machado, 64 anos. Profissão: costureira. Filiação: Antônio Crispim Machado e Eva de Assunção Machado. Sepultamento ontem.

Miguel Goschl, 50 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Josef Goschl e Cecília Dias Goschl. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Niel Inácio Teixeira, 64 anos. Profissão: religioso. Filiação: Sebastião Inácio Teixeira e Cirila Maria da Silva. Sepultamento ontem.

Octoniel Leandro dos Santos, 28 anos. Profissão: servente. Filiação: Ivone Teresinha dos Santos. Sepultamento ontem.

Pedro Wazny, 59 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Francisco Wazny e Valeria Wazny. Sepultamento às 10h, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Municipal de Mafra (SC).

Raul Federico Waelder Bing, 67 anos. Profissão: engenheiro eletricista. Filiação: Federico Waelder Sander e Marita Bing Simon. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Terezinha Bicheri Gonçalves, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Tito Bicheri e Palmira Nunes Maia. Sepultamento ontem.

Vallentine Flor Cardoso, 5 meses. Filiação: William Roberto Cardoso e Maria Angelica Flor Cardoso. Sepultamento ontem.

Zulmira Alves de Miranda Pires, 62 anos. Profissão: cozinheiroa. Filiação: Benedito Alves de Miranda e Elza Alves de Mello. Sepultamento às 17h, em local a definir, saindo da Igreja Deus é Amor, em Jaguariaíva (PR).

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]