• Carregando...

Foi por causa do golpe militar de 1964 que o arquiteto mineiro Léo de Judá Barbosa veio para o Paraná. À época, associações, partidos e sindicatos foram tomados pelos soldados. Barbosa, que era funcionário da Petrobras e membro do sindicato, foi demitido. Em busca de oportunidades de trabalho, deixou Belo Horizonte e foi para Maringá, acompanhado da esposa Maria Lucia Victor Barbosa e do filho de um ano. Logo depois, foi convidado pelo então prefeito de Londrina, Dalton Paranaguá, e se mudou para Londrina, em novembro de 1969. Barbosa foi um dos pioneiros da arquitetura na cidade. Projetou o Ginásio de Esportes Moringão, a transposição da linha férrea, o prédio da Associação Odontológica do Norte do Paraná (AONP). Foi secretário de Planejamento nas duas primeiras gestões do prefeito Antônio Belinati (1977-1982 e 1989-1992). Foi graças a uma sugestão de Barbosa que Oscar Niemeyer foi contratado para projetar o terminal rodoviário de Londrina. Tinha visão futurista e já naquela época via a necessidade de que a cidade tivesse um teatro municipal. Ainda na década de 60, fez o projeto, que, por motivos políticos, não saiu do papel. O mesmo ocorreu com a proposta de remover o aeroporto do meio da cidade. Hoje, a cidade sofre com um aeroporto que precisa ser ampliado, mas está cercado de residências. Mesmo, assim, Barbosa deixa um legado que será sempre lembrado na cidade pelas obras e ideias, na família pelo jeito paciente e conciliador. Deixa esposa, três filhos e dois netos.

Dia 25 de maio, aos 75 anos, em decorrência de múltiplos AVCs.

* * * * *

CURITIBA

Angelita Cardoso de Oliveira, 43 anos, autônomo, filho de João Castro de Oliveira e Eva Cardoso de Oliveira. Sep. ontem.

Antônio Dlugokenski, 87 anos, comerciante, filho de Estanislau Dlugokenski e Ana Dlugokenski. Sep. às 9h30, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Antônio Socha Netto, 78 anos, empresário, filho de José Socha e Isabel Socha. Sep. às 14 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Aristides de Bairros, 67 anos, comerciante, filho de Sebastião de Bairros e Adélia Dias. Sep. ontem.

Ary Martins, 79 anos, taxista, filho de Manoel Brito Martins e Tereza Simioni Martins. Sep. ontem.

Belmiro Gusso, 84 anos, marceneiro, filho de Ângelo Gusso e Luiza Parazzetta. Sep. ontem.

Caetano da Costa, 74 anos, lavrador, filho de João Batista da Costa e Conceição Vieira. Viúvo de Helena da Costa. Sep. ontem.

Claudionor de Melo, 83 anos, servente, filho de Cecilia Ângela de Melo. Sep. ontem.

Conceição de Souza dos Anjos, 81 anos, do lar, filha de Pedro Antônio de Souza e Maria de Jesus. Viúva de Geraldo José dos Anjos. Sep. ontem.

Dulce Wideck Meinerz, 57 anos, auxiliar de cozinha, filha de Arlindo Wideck e Elsa Elma Wideck. Sep. dia 1º em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Santa Rita de Cássia, em Sorriso, MT.

Emanoel Alves Carneiro, 76 anos, comerciante, filho de Manoel Alves Carneiro e Ema Alves Carneiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Fátima de Matos Soares, 41 anos, auxiliar de limpeza, filha de Sinval Soares dos Santos e Ester Vieira de Matos dos Santos. Sep. ontem.

Helena Therezinha Querik da Rocha, 66 anos, agricultor, filha de João Querik e Anastácia Querik. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado.

Huanyi Zhen, 49 anos, do lar, filha de Zhen Shunzhuo e Su Jinlan. Sep. em horário a ser designado, no Crematório (Ass. Beneficente J. da Saudade), saindo da capela da 2 do Cemitério Municipal.

Jaci Fernando Mialski, 70 anos, representante comercial, filho de Antônio Mialski e Cecilia Rudnik Mialski. Sep. ontem.

Jair Guilherme Chiste, 61 anos, cozinheiro, filho de Alberto Chiste e Annayr Klagemberg Chiste. Sep. ontem.

João Pedro de Lima, 72 anos, pedreiro, filho de José Domingos de Lima e Francisca Camargo de Lima. Sep. ontem.

Júlia Daru Rey, 74 anos, do lar, filha de José Daru e Domingas Bertapelli Daru. Sep. às 9 h, no Paroquial Santa Felicidade, saindo de Santa Felicidade.

Karina Andrea da Silva, 33 anos, funcionária pública estadual, filha de José Francisco da Silva e Maria Luiza Silva Levi. Sep. ontem.

Laertes de Castro, 83 anos, advogado, filho de João de Deus Castro e Sylvina Ruppel de Castro. Sep. às 10 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Lucineide Felix de Moraes, 45 anos, doméstica, filha de Antônio Felix de Moraes e Neuza Gabriel de Moraes. Sep. ontem.

Luis Fernando Rondis, 36 anos, pedreiro, filho de José Rondis e Juvita Rondis. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.

Luiz Zonatto, 85 anos, marceneiro, filho de José Zonatto de Luiz e Joana Alessi Zonatto. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Santa Felicidade, saindo de Santa Felicidade.

Maria Bendnacz, 97 anos, do lar, filha de Paulo Kovalek e Catarina Kovalek. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Maria Benedita Maychak, 107 anos, do lar, filha de Hypólito Anto Guimarães e Virgília Maria do Espírito Santo. Viúva de Leonardo Maichak. Sep. ontem.

Maria Ivone Zonneveld, 79 anos, do lar, filha de Luiz Mollina e Luiza Mollina. Sep. ontem.

Maria Luiza Tavares de Ramos, 5 dias, filha de Robson Francisco de Ramos e Aparecida Gomes Tavares. Sep. ontem.

Maria Miranda, 88 anos, do lar. Sep. às 11 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 4 do cemitério municipal do Água Verde.

Maria Stelita da Costa, 88 anos, do lar, filha de Manoel Inácio Filho e Aurora Leopoldina de Freitas. Viúva de José Sebastião da Costa. Sep. ontem.

Marilene da Silva Ferreira, 38 anos, auxiliar de produção, filha de Antônio da Silva Ferreira e Maria da Silva Ferreira. Sep. ontem.

Mario Suota, 56 anos, agricultor, filho de João Suota e Irene Suota. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.

Miguel Adão dos Santos, 56 anos, eletricista, filho de Antônio dos Santos e Maria Rita. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Prado Velho.

Mirian Jacintho de Moraes, 79 anos, vendedora, filha de Paulo Jacintho de Moraes e Gloria Paiva de Moraes. Sep. ontem.

Nair Alves Delfino, 68 anos, cozinheira, filha de José Alves Teixeira e Maria Francelina de Alencar. Sep. ontem.

Renato Florêncio dos Santos, 33 anos, motorista, filho de José Florêncio dos Santos e Maria Luci Gomes dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela do Centro Comunitário São João Batista, em Almirante Tamandaré.

Ronaldo Eremith de Souza, 48 anos, contador, filho de João Eremith de Souza e Clementina Soares de Souza. Sep. ontem.

Samuel dos Santos Franco, 5 anos, filho de Emerson de Oliveira Franco e Sefora Patrícia Franco. Sep. ontem.

Sebastião Ribeiro de Souza, 73 anos, corretor, filho de Clarindo Ribeiro de Souza e Zulmira Ribeiro de Souza. Sep. às 9 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela da Igreja São Pedro.

Thiago dos Santos Cadena, 27 anos, auxiliar de produção, filho de Jurandir Sergio Cadena e Marines dos Santos Cadena. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Vaticano - Esmeralda

Wilson Paulino, 75 anos, filho de Oscar Paulino e Júlia Esteves. Sep. ontem.

FOZ DO IGUAÇU

Diego Texeira da Rosa, 23 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da Rua Canoinhas, 37 – Jardim Lancaster II, em Foz do Iguaçu.

Raulino Bogo, 72 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

Telma da Silva Tavares Costa, 68 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal São João Batista, saindo da capela do mesmo, em Foz do Iguaçu.

LONDRINA

André Rodolpho Thomsen, 77 anos. Sep. ontem em Cambé.

Aparecida Alves, 53 anos. Sep. ontem em Londrina.

Aparecida Vieira Lopes, 70 anos. Sep. ontem em Alvorada do Sul.

Aury Soares dos Santos, 45 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo, em Londrina.

Francisco Carlos da Silva, 58 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 da Acesf de Londrina.

Izabel Risney, 76 anos. Sep. ontem em Londrina.

Laurindo Champan, 79 anos. Sep. ontem em Cambe.

Luzia Venci Pires, 70 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 4 do mesmo, em Londrina

Maria Dias Lima, 100 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria José das Dores, 77 anos. Sep. às 09 h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Londrina.

MARINGÁ

Aristides Henrique da Silva, 75 anos. Sep. ontem em Paranacity.

Fernando Alves de Freitas, 30 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 1 da Prever de Paiçandu.

Geraldo Magrinelli, 80 anos. Sep. ontem em Nova Olímpia.

Henrique Pazian, 73 anos. Sep. ontem em Maringá.

Laurindo Champam, 79anos. Sep. ontem em Cambé.

Nita Crasto Cabral, 62 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque (Maringá), saindo da capela 3 da Prever de Maringá.

Rui Barbosa, 85 anos. Sep. às 15 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela da Prever de Sarandi.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]