• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Raul Mora foi um desbravador. Ainda jovem, com pouco mais de 20 anos, este paulista de Ipassu decidiu se aventurar pelas ainda pouco exploradas terras do Norte do Paraná. Com um dos irmãos, deixou Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e se mudou para Marialva, em meados da década de 1940. Apostando no desenvolvimento da região abriu um estabelecimento de secos e molhados.

Mal esperava ele que a empresa acabaria "dando uma mãozinha" para encontrar o amor de sua vida, a dona Marlene. De consumidora da Casa Brasil a esposa e mãe de seus filhos. "Naquela época a gente namorava por telefone. Ele foi na casa do meu pai uma vez para conhecer a família e na outra para casar", relembra dona Marlene.

Era o típico homem de palavra; se dizia algo, não voltava atrás. Dessa forma, conquistou a confiança de clientes e funcionários, fazendo o negócio prosperar. Logo, ele abriu supermercados em outras cidades, como Mandaguari, Cianorte e Ma­­ringá, para onde se mudou na década de 1960.

Raul era um sujeito bom de prosa e colecionador de amigos. Muitas destas amizades foram feitas na Confraria da Sauna do Country Club de Maringá, local que costumava frequentar às terças, quintas e sábados. Um de seus hobbies favoritos era viajar com a família, conhecer outros países, além de se manter ativo. "Ele tinha muita fibra e honestidade e isso marcou toda sua vida", lembra Marlene Mora. Deixa esposa, dois filhos, quatro netos e dois bisnetos.

Dia 11 de dezembro de 2011, aos 92 anos, de insuficiência respiratória, em Maringá.

* * * * *

Curitiba

Adir Martins de Lima, 23 anos, ajudante, filho de Darci de Lima e Maria Rosa Martins de Lima. Sep. às 15 h, no cemitério municipal Santa Cândida.

Agda de Alcântara Santos, 81 anos, do lar, filha de Cândido Aurélio de Alcântara e Francisca Maria de Alcântara. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Agostinho Kaspchak, 53 anos, padeiro, filho de Ladislau Kaspchak e Joana Kaspchak. Sep. ontem.

Aguinaldo Fernandes Neris, 77 anos, vendedor, filho de Francisco Fernandes Neris e Maria Magdalena dos Santos. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela 1 do Cemitério Água Verde.

Alcídia Lopes de Souza, 77 anos, do lar, filha de José Lopes e Francisca Caparroz. Sep. ontem.

Ana Moura Lacheman, 60 anos, lavradora, filha de Francisco Ferreira Pachud e Izabel Castro Pachud. Sep. ontem.

Ari Evandro Faria, 49 anos, vendedor, filho de Durcília Faria. Sep. ontem.

Basílio Boruch, 81 anos, policial militar, filho de Lúcio Boruch e Maria Zur. Sep. ontem.

Bogdan Jaworski, 82 anos, funcionário público federal, filho de Bazílio Jaworski e Eva Bulek. Sep. ontem.

Carmen Bolduan, 87 anos, professora, filha de Alfredo Bolduan e Ignez Bolduan. Sep. ontem.

Cleiton Mattoso de Camargo, 10 anos, filho de Claudir Roque Vargas de Camargo e Ana Maria Mattoso. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Francisco Beltrão.

Dino Baptista de Toledo, 81 anos, comerciante, filho de Manoel Baptista de Toledo e Arlinda de Souza Baptista. Sep. ontem.

Dione Schatzmann Meier, 70 anos, do lar, filha de Marcos Schatzmann e Rosa Borges Schatzmann. Sep. às 17 h, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.

Doracy Castagnoli, 91 anos, professora, filha de Cezar Castagnoli e Helena Kuster Castagnoli. Sep. ontem.

Doracy de Jesus Morais da Silva, 66 anos, do lar, filha de João Maria Pinheiro da Silva e Luzia Morais da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Eduardo José Franceschi Moraes, 16 anos, estudante, filho de Hélio Benedito de Moraes e Marisa de Campos Franceshi Moraes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Paz – São Roque, SP.

Edvaldo Francisco Cordeiro Júnior, 46 anos, policial militar, filho de Edvaldo Francisco Cordeiro e Marisa Soares Cordeiro. Sep. ontem.

Ericson Carlos Anoni, 32 anos, filho de Jandlei José Anoni e Dirma Estácio de Paula Anoni. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Etelvina Mariano de Souza, 76 anos, do lar, filha de João Mariano e Ignez Mariano. Viúva de Joaquim Martins de Souza. Sep. ontem.

Ida Martini, 70 anos, telefonista, filha de Santo Martini e Atayde Nicolini. Sep. ontem.

Iracema Alves Rodrigues, 69 anos, doméstica, filha de Manoel Alves Rodrigues e Roberta Damacena. Sep. ontem.

Irene Bove Cruz, 93 anos, do lar, filha de José Bove e Maria Bove. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana, saindo da capela Protestante.

Irene Vidal de Campos, 82 anos, professora, filha de Eduardo Kujawski e Salmen Vidal Kujawski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal, saindo da capela Vaticano – Diamante.

João Simões, 62 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Antônio Simões e Ana Maria da Conceição. Sep. ontem.

Joaquim Rodrigues Cirineo, 80 anos, motorista, filho de Manoel Simão Cirineo e Maria Rosa do Espírito Santo. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.

Jorge Sadlovski, 51 anos, pedreiro, filho de José Sadloviski e Sofia Sadlovski. Sep. ontem.

José Maria da Silva, 63 anos, mecânico, filho de Lázaro Inácio da Silva e Custódia Pereira da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Laurindo Ferreira de Souza, 75 anos, agricultor, filho de Francisco de Souza Machado e Sebastiana Ferreira de Almeida. Sep. ontem.

Leda Maria Krug, 61 anos, funcionária pública estadual, filha de Miguel Krug e Wanda Krug. Sep. ontem.

Lindaura Carlos da Silva, 54 anos, do lar, filha de Antônio Carlos de Sousa e Cezarina Antônia de Jesus. Viúva de João Antônio Pereira da Silva. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

Luiz Antônio Pietrowski, 50 anos, mecânico, filho de David Pietrowski e Marcellina Pietrowski. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do Cemitério Vertical.

Maderval Fornarolli, 89 anos, professor, filho de Manoel Fornarolli e Laura Fornarolli. Sep às 14 horas no cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Maria Aparecida Nunes Rodrigues, 55 anos, do lar, filha de Idalino Nunes e Dorvina Maria Nunes. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Cardoso, 69 anos, professora, filha de José Cardoso e Leontina Santana. Sep. ontem.

Miguel Geremias de França, 75 anos, porteiro, filho de Domingos França Ribeiro e Joaquina Geremias Fontoura. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal N. Sra. Do Rosário (Colombo).

Natalício José Weschenfelder, 74 anos, filho de Matias Artur Weschenfelder e Hilária Weschenfelder. Sep. ontem.

Pasquale Monti, 89 anos, filho de Emílio Monti e Bianca Paresi. Sep. às 9h30, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Natalina Bert.

Pedro Gogola, 54 anos, pedreiro, filho de José Gogola e Ana Nalepa Gogola. Sep. ontem.

Rosa Salvo Beltrami, 83 anos, filha de João Salvo e Maria Vanela. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Sérgio Villaça Koch, 76 anos, securitário, filho de Fernando Koch e Maria Eugênia Villaça Koch. Sep. ontem.

Tiffany Nicoly Ventura Oliveira, 1 mês, filha de Wolnei Ventura Xavier e Priscila Oliveira Rodrigues. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Vila Augusta, CIC

Valacir Montesano, 60 anos, do lar, filha de Parailho Montesano e Maria Cândida Montesano. Viúva de Arlindo Leodoro dos Santos. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela da A.V.M.

Vicente André de Araújo, 69 anos, padeiro, filho de José André Gomes e Maria Rosa Alves. Sep. ontem.

Vicente Mendes Neto, 65 anos, lavrador, filho de José de Siqueira Mendes e Zenira Cobachuka Mendes. Viúvo de Maria Joseli Klostermann Mendes. Sep. ontem.

Waldemar Prada, 66 anos, autônomo, filho de Luiz Prada e Paulina Prada. Sep. ontem.

Zilma dos Santos Silva, 47 anos, do lar, filha de Dirceu Barbosa dos Santos e Air Rosário dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Guaratuba.

Maringá

Antônio Benedito Pereira, 65 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da Rua Cigarra Azulada, 27 – Conjunto Columbia I – Arapongas.

Aparecido Leite de Andrade, 63 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da Rua Nossa Senhora Aparecida, 119 – Vila Canadá – Campo Mourão.

Celso Pinheiro de Freitas, 66 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Jandaia do Sul, saindo da Rua Albino de Souza – Multirão III – Jandaia do Sul.

Emílio Freitas de Castro, 67 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Eujácio Fernandes Sobrinho, 84 anos. Sep. ontem em Cianorte.

Gilberto Luiz Brandalise, 50 anos. Sep. às 9h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 7 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Jairo Antônio Gonçalves Neto, 25 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela da Igreja Evangélica. Av. Santos Dumont, 1.381 – Zona 2 – Maringá.

João José de Brito, 81 anos. Sep. ontem em Maringá.

Joaquim Rosa, 80 anos. Sep. ontem em Novo Itacolomi.

José Alves da Silva, 73 anos. Sep. ontem em Ourizona.

José Jacob Guslem, 79 anos. Sep. ontem em Maringá.

Márcia Aparecida Vilar Sarter, 40 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Semiramis Silva de Godoy, 76 anos. Sep. ontem em Maringá.

Foz do Iguaçu

Almiro Alves, 76 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João Batista, saindo da Rua Castelão, 16 – Foz do Iguaçu.

Eunice da Silva Grego, 68 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 2 do Cemitério São João Batista – Foz do Iguaçu.

Marcos Marchal. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo de Medianeira.

Sirlei Maria Moro da Silva, 57 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Santa Terezinha de Itaipu, saindo da capela do mesmo.

Wagner Herzoques Brach, 26 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – Novo, saindo da Rua Salmão, 365.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]