• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

O servidor público Odilon Santos é descrito por familiares como, antes de tudo, boêmio e político. A boemia veio da época em que trabalhou como garçom em vários estabelecimentos de Curitiba. O fato de trabalhar em um bar não o impedia de continuar por ali depois do expediente, bebendo cerveja e vendo os jogos do Atlético Paranaense, sua paixão. Já o lado político foi herança do pai, prefeito por quatro vezes de Rio Azul, no sul do estado. Muito jovem, Odilon se envolveu na política. Em 1968, viu-se obrigada a deixar o Brasil, onde não se sentia seguro diante da repressão do regime militar, que estava se aproximando de seus conhecidos. A mulher, Arlete, ficou três anos recebendo notícias do marido por meio de amigos do casal. Em 1971, ele voltou ao Brasil. Nascido em General Carneiro, Odilon morou até os 17 anos em Rio Azul, de onde saiu para arranjar emprego em Curitiba. Aqui, primeiro exerceu a profissão do pai, barbeiro, e conheceu a primeira esposa, Arlete, que trabalhava numa loja próxima à barbearia. Depois da troca de olhares e muito esforço, Odilon começou namorar Arlete, então com 25 anos. Poucos meses depois, ela engravidou. Como ele era menor de idade, tiveram de esperar o aniversário de 18 anos dele, no dia 9 de outubro, para casar. No dia 10 de outubro, ocorreu a cerimônia. Aos 25 anos, Odilon prestou concurso para a Assembleia Legislativa do Paraná e passou a trabalhar no cerimonial da Casa. Pouco depois, virou assessor parlamentar e no cargo permaneceu até o fim da vida. Separou-se da primeira esposa e casou-se novamente. No funeral, a filha Odilete se lembrou de outra característica marcante do pai: bom de oratória, Odilon sempre discursava por último no velório de amigos e arrancava aplausos. Deixa a viúva, cinco filhos, 11 netos e 5 bisnetos.

Dia 16, aos 76 anos, de falência de órgãos

* * * * *

CURITIBA

Anílton Marques, 59 anos, ajudante, filho de Romalino Marques e Alzira Rosa do Nascimento. Sep. ontem.

Antônio Carlos Urech, 45 anos, técnico em telecomunicações, filho de Oscar Teodoro Urech e Laurinda Torquato de Souza. Sep. ontem.

Antônio Ricardo Caron, 86 anos, comerciante, filho de Luiz Caron e Angelina Caron. Sep. ontem.

Arlindo Straube, 93 anos, motorista, filho de Jacinto Straube e Júlia Medeiros Straube. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Ayrton Oliveira da Silva, 75 anos, filho de Laurindo Oliveira da Silva e Maria Trindade Oliveira da Silva. Sep. ontem.

Fabiano de Melo Farias, 21 anos, filho de João Cardoso de Faria e Maria Lúcia Gonçalves de Melo. Sep. ontem.

Fiorello Eloy Cherobim, 92 anos, agricultor, filho de Francisco Cherobim e Lúcia Malucelli Cherobim. Sep. ontem.

Francisca Vilki Reinert, 85 anos, do lar, filha de Francisco Vilki e Catarina Ventz Vilki. Sep. ontem.

Francisco Dionísio Vicelli, 72 anos, filho de Attilio Vicelli e Maria Vicelli. Sep. ontem.

Geraldo Schwanka, 68 anos, funcionário público estadual, filho de Bernardo Schwanka e Paulina Purkot Schwanka. Sep. ontem.

Ingeborg Maria Korn, 77 anos, do lar, filha de Carlos Zehnder e Adele Zehnder. Sep. ontem em Corupá, SC.

Jéssica de Souza, 14 anos, filha de Delcídio José de Souza e Nilde Teresinha Dallazane de Souza. Sep. ontem.

João Pedro dos Santos, 1 mês, filho de Cíntia Tassiane dos Santos. Sep. ontem.

Kohei Saito, 89 anos, comerciante, filho de Yassaburo Saito e Mume Saito. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Leonilda Camargo de França, 61 anos, do lar, filha de José Oliveira França e Maria Joana de Camargo.Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão, saindo da capela do Paroquial do Umbará.

Leonilda Lourenço Goslar, 63 anos, do lar, filha de José Lourenço e Vitória Corrêa Lourenço. Sep. ontem.

Lídia Kruger, 80 anos, do lar, filha de Alfredo Kruger e Lina Wagner Kruger. Sep. ontem.

Margareth Mattos Verillo Medeiros, 50 anos, coordenada de informática, filha de José Verillo e Inah Mattos Verillo. Sep. ontem.

Marly Genari, 68 anos, médico, filho de Hermes Genari e Saureth Cury Genari. Sep. no dia 26 de julho, às 17 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Diamante.

Neusa de Paiva Gonçalves, 59 anos, do lar, filha de Lázaro Honorato de Paiva e Sebastiana de Oliveira de Paiva. Sep. ontem.

Onildo de Souza, 54 anos, motorista, filho de Antônio de Souza e Waltri Bononomi de Souza. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

Pedro João Denbinski, 49 anos, empresário, filho de Hemrique Denbinski e Regina Denbinski. Sep. ontem.

MARINGÁ

Anna Maria Batista da Silva, 80 anos. Sep. ontem em Maringá.

Benvinda Malerba, 94 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Décio Pondeli, 1 ano. Sep. ontem em Mandaguari.

Franciele dos Santos Sales, 81 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Jandira Palmira de Oliveira, 78 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Cristo Rei, saindo da capela 1 da Aserfa. Rua Osório Ribas de Paula, s/n – Centro – Apucarana.

João Paulo França, 20 anos. Sep. às 8 h, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 1 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

José de Souza Lima, 80 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

José Izídio Melo, 81 anos. Sep. ontem em Itambé.

Lindamir Castanho Lenz, 44 anos. Sep. ontem em Curitiba.

Ludovico Gordim Borges, 47 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Otoniel Ferreira da Silva, 72 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Terki Kioshima, 86 anos. Sep. ontem em Maringá.

Valeriana Gomes, 88 anos. Sep. ontem em Sarandi.

FOZ DO IGUAÇU

Álvaro Alves de Oliveira, 89 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Eurides Amâncio da Serra, 78 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Iracema Ferreira Gonzalez, 72 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Othon Maeder, 115 – Vila Yolanda – Foz do Iguaçu.

Jonathan Alves de Oliveira, 21 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]