• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Qualquer livro que se propusesse a contar a história do Patrimônio Espiríto Santo, na zona rural de Londrina, não poderia deixar de dedicar um capítulo especial ao pioneiro Luiz Franzin. Paulista de Descalvado, chegou à região em 1934, acompanhado dos pais e irmãos, e se dedicou ao cultivo do café. Muito religioso, com a ajuda da família construiu a igreja do Divino Espírito Santo, inicialmente em madeira e, mais tarde, em alvenaria. Sem um padre à disposição da comunidade local, era Luiz quem ia buscá-lo na cidade, com dois cavalos, para celebrações de missas e batizados.

Certa vez, o povo do patrimônio se viu abalado por fantasmas que supostamente apareciam todos os dias no horário do almoço, atirando paus e pedras para o alto. E lá foi Luiz Franzin buscar o padre – desta vez já com um caminhão Studbecker adquirido graças às boas safras de café – para dar uma bênção e acalmar a população. Depois daquele dia, os fantasmas nunca mais voltaram. Anos mais tarde, olhando uma fotografia do povo do patrimônio ao redor do caminhão para comemorar a expulsão dos fantasmas, Luiz contou aos filhos e netos que os tais "espíritos" eram, na verdade, o filho de um colono que foi pego pelo padre atirando objetos e prometeu nunca mais fazê-lo, se não fosse denunciado ao pai.

Além da força religiosa que exercia, como boa liderança local, Luiz era o "resolvedor" de problemas do Patrimônio. Fazia mudanças, levava pessoas ao médico, e até aprendeu a aplicar injeções, para socorrer o povo em momentos de necessidade. Nas grandes festas da colônia, onde tocava clarinete e violão, conheceu Aparecida Guerreiro Franzin, a quem chamava de "Rainha do Guanabara". Pé de valsa, conquistou-a pela dança. Após o casamento, mudou-se para a cidade, onde poderia garantir escolas melhores para os oito filhos. Foram 67 anos de uma feliz união, até que Aparecida faleceu, há oito meses.

"Ele era brincalhão e o maior legado que deixou foi essa alegria de viver, esse bem-estar com a vida. Tanto que já internado, com muita dor e sangramento, quando a enfermeira veio e disse ‘posso tirar sua pressão?’, ele brincou ‘se tirar a pressão, fico sem, será que não é melhor só medir?’. Ele era essa pessoa querida, que mesmo com dor sabia fazer graça", recorda o genro Humberto. Deixa oito filhos, 12 netos e um bisneto.

No dia 3 de fevereiro, aos 94 anos, de infecção generalizada.

* * * * *

LONDRINA

Albio José da Costa, 74 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela do mesmo – Londrina.

Alziro Bispo da Silva, 34 anos. Sep. ontem em Londrina.

Ana de Almeida Souza, 77 anos. Sep. ontem em Londrina.

Gessi Cristine Azevedo Sampaio. Sep. ontem em Londrina.

Gislaine Markieviaz da Silva, 27 anos. Sep. ontem em Londrina.

Hermenegildo Gonçalves, 86 anos. Sep. ontem em Andirá.

Hermenegildo Stevenato, 73 anos. Sep. ontem em Fênix.

José Ivo Tillvitz, 61 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria de Fátima Andrade, 57 anos. Sep. ontem em Centenário do Sul.

Matsu Sakamoto, 87 anos. Sep. às 14h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Miguel Francisco da Silva. Sep. ontem em Ibaiti.

Nelson Galvão, 61 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 4 do Cemitério Parque das Allamandas – Londrina.

Placídio Gonçalves Dantas, 90 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cambé, saindo da capela da Casa de Velório Cambé IV.

Risolete Pereira Xavier, 55 anos. Sep. ontem em Santo Antônio da Platina.

MARINGÁ

Aparecida Bueno da Rocha, 88 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Floresta, saindo da capela do mesmo.

Aparício de Melo, 71 anos. Sep. ontem em Paiçandu.

Dionísio Bagarolo, 74 anos. Sep. ontem em Iporã.

Ednilson Aparecido da Silva, 40 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 1 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Elbe Sala, 88 anos. Sep. ontem em Maringá.

Emenegildo Stevanato, 73 anos. Sep. ontem em Fênix.

Fernando Benedito, 27 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Honório Barbosa de Miranda, 83 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 1 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Idalina Rizato Tonelli, 91 anos. Sep. ontem em São Carlos do Ivaí.

Izaura Martins Andrian, 85 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mandaguaçu, saindo da capela Céu Vida – Mandaguaçu.

Miguel Peres Alaminos, 66 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Oscar Carlos da Cruz, 80 anos. Sep. ontem em Jandaia do Sul.

Renan Ricelli Zanatta, 27 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

CURITIBA

Afonso Wilson de Camargo, 71 anos, comerciante, filho de Waldomiro de Camargo e Hilda Padilha de Camargo. Viúvo de Lucirene Camargo. Sep. às 9h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Ailton Alves de Lima, 66 anos, empresário, filho de Quirino Alves de Lima e Maria de Jesus Lima. Sep. ontem.

Aldo Santos da Silva, 37 anos, pedreiro, filho de Antônio Eduardo da Silva e Zaulina Santos da Silva. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Evangélica Quadrangular do Cajuru.

Alice Gomes Mazuroski, 74 anos, cozinheira, filha de Manoel Gomes e Madalena Gomes. Viúva de David Mazuroski. Sep. ontem.

Ana Kchenzczen Padilha, 80 anos, do lar, filha de Wladeslau Kchenzczen e Maria Kchenzczen. Sep. às 11 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela Vaticano – Rubi.

Ana Maria de Oliveira, 85 anos, agricultor, filha de Sebastião Silvano de Souza e Izaura Maria Das Dores. Viúva de João de Oliveira. Sep. ontem.

Anderson Ricardo Carvalho, 31 anos, metalúrgico, filho de Osvaldo de Carvalho e Suzana do Nascimento Carvalho. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Anderson Willian de Oliveira, 19 anos, servente, filho de Serina Casturina de Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Aparecido Herculano da Silva, 85 anos, agricultor, filho de Herculano Benedito da Silva e Maria do Carmo Tome. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica Brasil Para Cristo – Sítio Cercado.

Aparecido Tomaz Rodrigues, 75 anos, pedreiro, filho de João Tomaz Rodrigues e Conceição Maria de Jesus. Sep. ontem.

Barbara Schmaus Weigand, 70 anos, do lar, filha de Andreas Schmaus e Barbara Marx. Sep. ontem.

Daniel Schogor de Lima, 2 anos, filho de Nielcio Pahins de Lima e Kamila Schogor de Lima. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

Eduardo de Lima, 87 anos, vigilante, filho de Elias de Lima e Vitalina de Lima. Sep. ontem.

Eliana Maria Vidal Stábile, 63 anos, tradutora, filha de Rubens Vidal e Diva Heisler Vidal. Viúva de José Justino Stabile. Sep. ontem.

Estanislau Halas, 76 anos, marceneiro, filho de Antônio Halas e Antônia Halas. Sep. ontem.

Fernanda de Liz Biasin, 19 anos, do lar, filha de Luiz Biasin e Rosa do Carmo de Liz Chaves. Sep. ontem.

Glória Maria do Amaral Moraes, 60 anos, do lar, filha de Alcides Alves do Amaral e Dinair Barros do Maral. Sep. ontem.

Hedwiges Winters Krebsbach, 89 anos, do lar, filha de Fredico Winters e Ana Winters. Sep. ontem.

Kauan Aerosa Goulart, filho de Antônio Marcos Goulart e Suzane Cristiane Aerosa Goulart. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans.

Levi Antônio Santiago, 49 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Manoel Santiago da Paixao e Maria Francelina Santiago. Sep. ontem.

Luís Gonzaga Duarte, 54 anos, funcionário público estadual, filho de Dilceu Paulino Duarte e Maria das Dores Duarte. Sep. às 14 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

Luiz Foltran, 95 anos, comerciante, filho de Archangelo Foltran e Luiza Foltran. Viúvo de Leoncia Durigan Foltran. Sep. ontem.

Ossias Martins Paulino, 30 anos, auxiliar, filha de Geova Fortunato Paulino e Iracema Martins Paulino. Sep. às 9h30, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular.

Pedro de Paula Rosas, 35 anos, servente, filho de Jorge Pereira Rosas e Casturina de Paula Rosas. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal da Fazebda Rio Grande, saindo da capela do mesmo.

Saturnino Santana da Silva, 74 anos, funcionário público municipal, filho de José Porfírio de Santana e Almira Amaro da Silva. Sep. ontem.

Sebastião Antônio Zoreck, 63 anos, empresário, filho de João Zoreck e Narciza Olga Novacowski Zoreck. Sep. ontem.

Senobelino Arriola Rocha, 73 anos, contador, filho de Athanaildo Rocha e Naides Arriola Rocha. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela Vaticano – Diamante.

Tereza dos Santos Silva, 72 anos, zeladora, filha de Domínio Antônio Dos Santos e Amélia Pereira dos Santos. Sep. ontem.

Valdir dos Santos Freitas, 84 anos, advogado, filho de Miguel dos Santos Freitas e Merentina dos Santos Freitas. Sep. ontem.

Virgínia de Siqueira May, 82 anos, do lar, filha de Avelino Alves de Siqueira e Anna Alves de Siqueira. Sep. ontem.

Wilson Silvestre Mueller, 70 anos, metalúrgico, filho de Pedro Mueller e Elza Mueller. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]