• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

O gosto pela pesca trouxe da Tchecoslováquia, aprendida nas inúmeras pescarias que acompanhou o pai. De tanto ver os peixes se alimentando de pequenos insetos que caiam na água, Mojmir matutava sobre com criar uma isca artificial. E assim o fez quando veio morar no Brasil. A saída do país de origem se deu pelos conflitos com o regime comunista. A família Kadlec pediu asilo político no Brasil e desembarcou no Rio de Janeiro, em 1950. Pelas dificuldades com a língua portuguesa a família passou por dificuldades. O primeiro emprego de Mirko, como era chamado por todos, foi como desenhista de detalhes, em uma fábrica de tapetes em São Paulo. Durante as horas vagas, afinava pianos em residências de luxo. Em 1952, voltou a trabalhar no campo, assim como era na Tchecoslováquia com reflorestamento e agricultura, na Fazenda Monte Alegre, em Telemâco Borba, no Paraná. Certo dia ficou doente e foi hospitalizado na região. E durante uma visita, os amigos trouxeram Maria Helena, que estava em visita à fazenda. Foi amor à primeira vista. Ao vir para Curitiba,em 1959, Mirko tornou-se publicitário. Entre o atendimento de uma conta e outra, mantinha sua paixão pela haliêutica (arte de pescar). E a ideia do passado em fabricar uma isca artificial acabou virando uma realidade. O jig, uma isca artificial em forma de penacho, virou sucesso de norte a sul do Brasil. No início quando Mirki voltava das pescarias na baía de Guaratuba, no litoral do Paraná, com o barco cheio de peixe, o pessoal do Iate Clube de Caiobá, dizia: "este tcheco louco pesca com este jig e pega mais peixe do que nós, que pescamos com camarão vivo", conta o amigo Paulo Barcellos. Mirko nem ligava. Deixa a viúva Maria Helena, dois filhos, quatro netas e um neto.

Dia 22 de agosto, aos 83 anos, de insuficiência cardiorrespiratória.

* * * * *

CURITIBA

Alberto do Prado, 87 anos, maquinista, filho de Aurélio Alves do Prado e Cristina Rodrigues de Oliveira. Sep. ontem.

Aparecido Honorato Pedroso, 76 anos, mecânico, filho de João Honorato Pedroso e Geralda Gomes Pedroso. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Nossa Senhora do Carmo – Paranaguá.

Arcides Schane, 88 anos, funcionário público estadual, filho de Francisco Schane e Amélia Schane. Sep. às 15 h, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela da Câmara Municipal dos Vereadores – Piraquara.

Arnaldo Pedro Ribeiro, 68 anos, funcionário público federal, filho de Pedro Ribeiro e Davina Ribeiro Neves. Sep. ontem.

Beatriz do Rocio Gdula, 62 anos, do lar, filha de José Belo e Hermelinda Roma Belo. Sep. ontem.

Benta Herzog, 77 anos, diarista, filha de Elpidio Rodrigues Martins e Sebastiana Alves Fernandes. Sep. ontem.

Brandina Teixeira da Cruz, 87 anos, filha de Galdino Domingos Lopes e Januária Teixeira da Cruz. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Cândida Pires Marinho, 79 anos, do lar, filha de José Gustavo Pires e Amélia Pires. Sep. ontem.

Domingos Flores, 74 anos, comerciante, filho de Conce Flores e Maria Ignacia. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Rua Humberto Geraldi, 321 – Vila Oficinas.

Elmiro Lacerda, 74 anos, vigilante, filho de Emílio Lacerda e Heuvirgens Maria Lacerda. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans.

Estefânia Gadomski, 83 anos, filha de Pedro Chornobay e Ana Chornobay. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Natalina Berti – São José dos Pinhais.

Fernanda Rossetti França, 17 anos, estudante, filha de Joaquim Antônio França Filho e Cláudia Rossetti França. Sep. ontem.

Francisca Gogola, 76 anos, filha de Pedro Alexandre de Souza e Francelina Lourenço Pimentel. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica – Boqueirão.

Gelcira Schelbauer, 73 anos, do lar, filha de Paulo Schelbauer e Anna Mesias Schelbauer. Sep. ontem.

Geny Ferreira Portes, 57 anos, secretária, filha de Amasilio Afonso Portes e Mariana Graciano Portes. Sep. ontem.

Gilberto Bonateli Ferreira, 54 anos, esportista, filho de Sylvio Ramos Ferreira e Ana de Lurdes Bonateli Ferreira. Sep. ontem.

Hamilton Calderari Leal, 88 anos, médico, filho de Arthur Leal e Waltelina Leal. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Hélio Lara da Silva, 58 anos, comerciante, filho de Itamar Lara da Silva e Ambrozina Souza da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Hirda Sibilla Lanzarini, 76 anos, cabeleireira, filha de Santo Lanzarini e Rosina Coradin Lanzarini. Sep. ontem.

Igor Vinícius Pimentel, 28 dias, filho de Carlos Eduardo Pereira Pimentel e Letícia Aparecida Pimentel. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Irene Ciosmak Silva, 68 anos, do lar, filha de Francisco Ciosmak e Maria Ciosmak. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Jardim Eterno – Paranaguá.

Ivanir Maria de Lima, 53 anos, auxiliar, filha de Flávio Alves de Lima e Maria Camargo de Lima. Sep. às 11 h, no Cemitério Campo Largo da Roseira (São José dos Pinhais).

Izidoro Moreira dos santos, 83 anos, agricultor, filho de Abílio Moreira dos Santos e Artinia Maria de Bonfim. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal Parque das Indaias – Indiatuba, SP.

João Agripino Pereira do Nascimento, 51 anos, carpinteiro, filho de José Domingos do Nascimento e Maria Conceição Pereira. Sep. ontem.

João de Barros Filho, 81 anos, bancário, filho de João de Barros e Lyra Bastos de Barros. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

José Carlos Cresto, 66 anos, motorista, filho de Durval Cresto e Leoirte Cresto. Sep. ontem.

José da Silva, 57 anos, motorista, filho de Abílio Preres da Silva e Quitéria Henrique de Barros. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

José Lúcio Coelho, 58 anos, agricultor, filho de Bertolino João Coelho e Marina Mess Coelho. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do salão comunitário Santa Tereza – Aurora, SC.

José Maurílio de Almeida, 47 anos, empresário, filho de Porfírio de Almeida e Eunice Maria dos Santos de Almeida. Sep. ontem.

Josepha Zavelinski, 83 anos, do lar, filha de José Patyk e Catharina Patyk. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela São Miguel – Vila Fanny.

Kellen Mirian Meirelles, 33 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Antônio Meirelles Filho e Eliane Mirian Meirelles. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida.

Laureci Braz e Silva, 70 anos, motorista, filho de Cristiano Costa e Silva e Rosa Delboni. Sep. às 9 h, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais).

Leony Scremin França, 89 anos, do lar, filha de Ângelo Scremin e Catarina Scremin. Sep. ontem.

Luiz Fernando de Andrade, 20 anos, estudante, filho de Ivanilde de Andrade. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Manoel Palmeira da Silva, 80 anos, marceneiro, filho de José Palmeira da Silva e Maria Felisbela da Silva. Sep. ontem.

Maria Ivonete Vidal, 65 anos, do lar, filha de José Paulino de Oliveira e Etelvina Florência de Oliveira. Sep. ontem em São Francisco do Sul, SC.

Maria Izabel Gonçalves Lopes, 58 anos, do lar, filha de Fabiano Gonçalves e Jandira César Gonçalves. Sep. ontem.

Maria Olga Albert Ferreira, 74 anos, do lar, filha de Mário Saner Albert e Sebastiana de Souza Albert. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Vaticano.

Mario Sergio Baltazar, 51 anos, contador, filho de Sebastião Baltazar e Matilde Aparecida Teixeira Baltazar. Sep. às 11 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela 1 da Luz.

Marly Terezinha Rodrigues Padilha Souza, 51 anos, gerente, filha de Pedro Rodrigues Padilha e Maria Colaço Padilha. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Mônica Bernardo Ferreira, 23 anos, estudante, filha de Carlino Machado Ferreira e Tarcilia Silva Bernardo Ferreira. Sep. ontem.

Nildo Valmir Machado de Lima, 38 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de João Ribeiro de Lima e Maria de Lourdes Machado de Lima. Sep. ontem.

Oriete Luiza Leandro de Villa, 67 anos, do lar, filha de Afonso Antônio Leandro e Adélia Zonatto Leandro. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Romeu Zorze, 77 anos, madeireiro, filho de Egídio Zorze e Marcília Soares Zorze. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela São Leopoldo – CIC.

Ruberval Pereira Romão, 59 anos, advogado, filho de Joaquim Romão Pereira e Sebastiana Maria da Conceição. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Maringá.

Salvador da Fonseca Santos, 58 anos, lavrador, filho de Antônio Martins dos Santos e Antônia Fonseca dos Santos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado.

Sebastiana Alice de Lima, 66 anos, do lar, filha de Sebastião Antunes e Paulina Soares de Lima. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Sebastião Salvador, 76 anos, filho de Vicente Francisco e Sebastiana Augusta. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Cianorte.

Stefani Naiara Farias, 17 anos, autônoma, filha de Osvaldo Costa Farias e Simone Messias. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela comunitária do Tatuquara.

Tânia Mara Thenorio Haga, 54 anos, autônoma, filha de Edson Thenorio Pereira e Enelzi Train Thenorio Pereira. Sep. ontem.

Teodoro Martins dos Santos, 73 anos, segurança, filho de Cecília Martins dos Santos. Sep. ontem.

Vítor Ferreira dos Santos, 70 anos, filho de Vicente Rodrigues dos Santos e Francisca Ferreira Martins. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela da Igreja Evangélica do Sétinmo Dia – Vila São Pedro.

Waldomiro Antônio,71 anos, filho de Pedro Antônio e Joana Teixeira Antônio. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Wenceslau Schmidt Hofmann, 64 anos, comerciante, filho de Alfredo Hofmann e Matilde Hofmann. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Água Verde.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]